Quando se fala em Super Mario Bros.logo vem a imagem à mente o jogo do NES ou alguma versão posterior lançada para Super Nintendo, Nintendo 64 ou Wii. Mesmo assim, o mascote da Nintendo também já deixou a sua marca no mundo dos portáteis e, pensando nisso, reunimos alguns dos seus melhores títulos portáteis.

Lista de Mario Bros. traz jogos de consoles que não eram da Nintendo

É interessante comentar que boa parte dos games abaixo são estrelados diretamente por Mario, apesar de alguns trazerem mais personagens (com um em particular tendo heróis de outras franquias), mas todos mostraram o seu valor para o público e crítica. Por esse motivo, deixamos de fora da lista Super Mario Run, game para iOS estrelado pelo personagem, por ele não ter sido lançado antes da publicação da lista.

Super Mario Land

Super Mario Land foi o primeiro game do encanador no Game Boy (Foto: DIvulgação/Nintendo)

Título de lançamento do Game Boy, em 1989, Super Mario Land foi o primeiro game portátil estrelado por Mario. O jogo era uma versão reduzida de Super Mario Bros. lançado em 1985, com doze fases e basicamente os mesmos inimigos da versão de NES, mas com gráficos compatíveis com o portátil da Nintendo.

O game foi bem recebido pela crítica e público, apesar de muitos terem mencionado casos de olhos mais cansados que o normal por causa do tamanho dos personagens na pequena tela do Game Boy. Mesmo assim, o jogo vendeu mais de 18 milhões de cópias, graças ao sucesso do portátil.

New Super Mario Bros

New Super Mario Bros foi um retorno às origens (Foto: Divulgação/Nintendo)

Durante um bom tempo, graças ao sucesso de Super Mario 64, a Nintendo investiu em jogos 3D com o seu mascote, deixando um pouco de lado os games 2D de plataforma que consagraram o personagem no mundo dos games. Isso mudou em 2006, com o lançamento de New Super Mario Bros, para o Nintendo DS.

Este trazia novamente uma aventura 2D, com o jogador indo da esquerda para a direita, como nos primeiros games do Mario. Apesar do estilo, o título não era uma sequência direta de Super Mario Bros 3 ou Super Mario World, mas sim uma nova série de jogos.

O jogo vendeu mais de 18 milhões de cópias ao redor do mundo e se tornou um dos cinco títulos mais vendidos da história dos portáteis.

Super Mario 3D Land

Super Mario 3D Land misturou o velho e o novo estilo nos portáteis (Divulgação/Nintendo)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Em 2011, a Nintendo lançou

... mantica-autolink-topico-tip">Super Mario 3D Land, para o 3DS. Misturando elementos plataforma, como o Super Mario Land original, e em 3D, o game trazia a experiência dos jogos 2D em um ambiente que inspirava a exploração de títulos de mundo aberto.

O título teve um sucesso estrondoso, vendendo mais de dez milhões de cópias, o que o fez ser considerado um dos melhores jogos do Nintendo 3DS. Uma sequência, nomeada Super Mario 3D World, foi lançada para o Wii U em 2013 e também foi muito bem.

Mario Kart 7

Mario Kart 7 trouxe boas novidades para a série (Foto: Divulgação/Nintendo)

Mario Kart 7 foi, por certo tempo, considerado a melhor entrada na série de corrida da Nintendo, apresentando novidades interessantes que foram desenvolvidas em Mario Kart 8, do Wii U. Mesmo assim, é válido comentar sobre o game de 3DS e sua qualidade gráfica e de jogabilidade para o portátil.

O game introduziu o uso de asa delta e paraquedas para os carros, a possibilidade de dirigir debaixo d’água, além da customização dos veículos, algo que foi bem utilizado na sua eventual sequência para consoles de mesa.

O jogo de corrida é o segundo jogo mais vendido do 3DS, ficando atrás de Pokémon X/Y.

Super Smash Bros

Super Smash Bros para 3DS trouxe a pancadaria para os portáteis (Foto: DIvulgação/Nintendo)

Apesar de ser um game de luta entre vários personagens da Nintendo (e alguns convidados especiais), Super Smash Bros tem como um de seus principais focos o mascote da empresa. A série, que começou no Nintendo 64, ganhou uma versão para o 3DS na mesma época do Nintendo Wii U, com boa parte dos elementos do console de mesa presentes no portátil.

O game tinha em sua versão de 3DS elementos como a possibilidade de realçar os gráficos com um efeito de "cel shading", que ajudava os personagens a ficaram mais fáceis de visualizar na tela do portátil, e suporte ao "C-Stick" do New Nintendo 3DS.

Bem aceito pelo público, Super Smash Bros vendeu mais em sua versão portátil do que no Wii U. A Nintendo vendeu mais de 8 milhões de cópias do game no 3DS, enquanto a versão de Wii U movimentou, aproximadamente, 5 milhões.

Mario Tennis

Mario Tennis é um dos melhores games do esporte para o Game Boy Color (Foto: Reprodução/YouTube)

Mario Tennis foi lançado para o Game Boy Color em 2000, aproveitando o lançamento do game de esporte para o Nintendo 64. Além de trazer partidas com personagens como Mario, Luigi e Peach, a versão para o portátil trazia um modo de RPG que tornava a experiência de jogo ainda mais interessante.

Aqui, você controlava um novato ou novata em uma academia de tênis. Treinando em mini games e partidas contra outros estudantes, você deveria melhorar suas habilidades para subir de nível e conseguir avançar no ranking interno da escola. Em seguida, você participava de campeonatos em que, eventualmente, deveria enfrentar o campeão de tênis.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

O título ainda trazia a possibilidade de completar a campanha jogando sozinho ou em duplas, algo que aumentava bastante o tempo de jogo. Mario Tennis é, possivelmente, o melhor game do esporte para o Game Boy Color.

Dr Mario

Dr Mario trouxe puzzles para o universo do encanador (Foto: Reprodução/YouTube)

Dr Mario foi lançado em 1990 e apresentava uma mudança no estilo de jogos estrelados pelo encanador, saindo das aventuras em plataforma e caindo no gênero puzzle. Aqui, o encanador virava um doutor que deveria combinar diferentes cápsulas para eliminar vírus e bactérias.

Com um gameplay similar a de Tetris, o jogo também tinha uma versão para o NES, que eventualmente seria relançada em uma coletânea para o Game Boy Advance.

Super Mario Advance 4: Super Mario Bros. 3

Super Mario Advance 4 é um remake do excelente Super Mario Bros 3 (Foto: Divulgação/Nintendo)

Outro título do Game Boy Advance que foi estrelado pelo Mario e que merece a menção é Super Mario Advance 4: Super Mario Bros 3. Como o título já deixa claro, o game é um remake, baseado na versão vista em Super Mario All-Stars, de Super Mario Bros 3, considerado por muitos como um dos melhores games do encanador em todos os consoles.

Com gráficos de qualidade e basicamente o mesmo game visto no NES, Super Mario Advance 4 foi muito bem aceito pela crítica e público, sendo um dos títulos com notas mais altas de todos os games que trazem o Mario como estrela.

Mario & Luigi: Paper Jam

Mundos colidem em Mario & Luigi: Paper Jam (Foto: Divulgação/Nintendo)

Após o sucesso de Super Mario RPG, no SNES, a Nintendo iniciou com Paper Mario uma nova série do gênero nos consoles. Nos portáteis, a empresa também lançou uma segunda série de RPG, com Mario e Luigi nos papeis principais. Em Mario & Luigi: Paper Jam, de Nintendo 3DS, os mundos colidem e as duas franquias se unem em uma aventura que mistura diferentes versões dos personagens.

Aqui, Mario e Luigi estão no castelo da princesa Peach quando, sem querer, Luigi derruba um livro que contém o universo de Paper Mario. Vários dos personagens daquele mundo acabam se espalhando por ali, inclusive uma versão de Paper Bowser, que se une à sua versão normal e sequestram a princesa. Fica a cargo de Mario, Luigi e Paper Mario tentar resgatar a princesa e devolver os personagens de papel para dentro do livro.

Mario & Sonic at the Rio 2016 Olympic Games

Mario e Sonic juntos nas Olimpiadas do Rio 2016 (Foto: Divulgação/Nintendo)

Nada como encerrar a lista com o encontro entre antigos rivais, e agora parceiros, Mario e Sonic. Em Mario & Sonic at the Rio 2016 Olympic Games, personagens de Mario e de Sonic se juntam em competições da Rio 2016. É o típico jogo de esporte baseado nas Olimpíadas, mas que funciona bem melhor nos portáteis, como o 3DS, pelo fato de ser dividido em mini games que servem como passatempo.

A versão portátil do game agradou aos jogadores e a crítica pela possibilidade de diversão rápida e descompromissada.

Você ainda joga games retrô nos consoles? Comente no Fórum do TechTudo.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.