O Google Inbox é um serviço de e-mail do Google, que funciona como uma alternativa ao tradicional Gmail, e que oferece recursos exclusivos. Seu principal objetivo é facilitar a gestão das mensagens que chegam à caixa de entrada. Ou seja, usa o correio eletrônico para aumentar a produtividade, mas é preciso dominar as principais ferramentas. Na lista a seguir, confira oito dicas para aproveitar melhor o Inbox no navegador de Internet ou no Android e iPhone (iOS).

Inbox by Gmail organiza alertas do GitHub e Trello de forma inteligente

Como usar o Inbox by Gmail e algumas dicas para agilizar a sua leitura de e-mails (Foto: Reprodução/Inbox)

1. Adiar, fixar e marcar como concluído

As três principais ferramentas do Inbox permitem adiar o recebimento de um e-mail para um horário qualquer, marcar mensagens como importantes – com direito a filtro para mostrar somente elas –, ou como concluídas. Nesse último caso, você pode tratar cada item como uma tarefa, cuja finalização tira o e-mail da caixa de entrada.

Adie e marque como importante ou concluída (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Tudo fica acessível no menu lateral, e ainda é possível usar os três recursos em lotes: você pode, por exemplo, marcar um conjunto de e-mails irrelevantes como concluídos de uma só vez.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

2. Lembretes

Passe o mouse sobre o sinal de mais para acessar a ferramenta de lembretes e criar alarmes com dia e horário. Além de receber notificações pelo e-mail, os alertas também chegam no celular. Se você usar Android, os lembretes ficam agrupados no Google Now e podem ser adiados assim como mensagens comuns.

Crie lembretes (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

3. Notificações por tipo de e-mail

O Inbox, assim como o Gmail, categoriza suas mensagens de acordo com o remetente. Social, Atualizações e Compras são algumas que podem ser configuradas para gerar notificação a cada novo e-mail, uma vez por dia ou uma vez por semana.

Para alterar, clique no ícone de engrenagem no menu lateral – no app para smartphone, o botão fica dentro de cada categoria.

Mude notificações por tipo de e-mail (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

4. Anexos com um clique

Mensagen

... s recebidas no Inbox exibem eventuais anexos. Para abri-los, você nem precisa ler a mensagem: basta clicar para visualizar o arquivo diretamente no navegador. O Inbox permite abrir na hora documentos de texto, imagem, planilhas e PDFs. Não funciona com arquivos compactados ou outros específicos.
Abra anexos com um clique (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

5. Baixa prioridade

Caso você queira tirar uma mensagem da caixa de entrada sem perde-la completamente de vista, uma alternativa é enviar o item para Baixa Prioridade. A categoria reúne e-mails pouco importantes de acordo com critérios do Google, em uma lista que você pode alimentar manualmente. Depois de ler, pode marcar como concluído.

Mova para baixa prioridade para ler depois (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

6. Anexos na nuvem

O Inbox permite anexar facilmente qualquer arquivo na sua nuvem pessoal do Google. Valem itens do Drive ou recebidos e enviados recentemente.

Os mais recentes ficam na janela de anexos, para evitar o upload de documentos repetidos. Além disso, tem a opção de enviar algo do computador da forma tradicional.

Anexe arquivos da nuvem (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

7. Links para ler depois

Um recurso do Inbox para Chrome permite salvar qualquer link para dentro da caixa de entrada. É uma maneira fácil de guardar coisas interessantes que não são suficientemente importantes para serem transformadas em favoritos do navegador. Além disso, o conteúdo salvo no Inbox fica sincronizado em todos os seus dispositivos para abrir a qualquer hora.

Salve links para visualizar no Inbox (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

8. Modelos de mensagem

Um dos recursos mais interessantes e menos explorados do Inbox é a criação de modelos. Por meio das configurações, é possível criar templates de e-mails com assunto, corpo e anexos já preenchidos para reutilização. Se você precisa enviar ou responder mensagens parecidas, pode usar modelos com um clique para evitar retrabalho.

Crie modelos de resposta (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Gmail: como trocar o endereço de e-mail? Comente no Fórum do TechTudo.

 


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.