O Microsoft Windows Defender realiza automaticamente varreduras em segundo plano durante os momentos de inatividade do seu PC. Na verdade, executa verificações parciais durante esses períodos em que o seu PC não está sendo usado. Porém, não inclui uma maneira fácil de agendar uma verificação completa e pode falhar quando seu computador estiver em modo de hibernação. Felizmente, existe uma maneira de programar o Windows Defender para verificar seu PC usando o Agendador de Tarefas do Windows.

Windows Defender App Guard: máquina virtual vai proteger Microsoft Edge

Descubra como programar o Windows Defender para verificar seu PC (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Passo 1. Clique dentro da caixa de busca do Windows e digite “agendador”. Quando aparecer o item “Agendador de Tarefas” no menu Iniciar, clique nele para executá-lo;

Executando o Agendador de tarefas do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. No painel de navegação esquerdo da janela do "Agendador de Tarefas", acesse as seguintes pastas: "Agendador de Tarefas" (Local), "Biblioteca do Agendador de Tarefas", "Microsoft", "Windows" e "Windows Defender".

No painel do meio (a lista de tarefas), clique duas vezes na tarefa “Windows Defender Scheduled Scan”, para abrir a janela de propriedades;

Acessando a opção "Windows Defender Scheduled Scan" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Na janela de propriedades, clique na aba “Disparadores”;

Acessando a aba "Disparadores" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Em “Disparadores”, toque no botão “Novo…”. Na janela que será exibida, selecione a opção “Em um agendamento” no campo “Iniciar a tarefa”.

Em seguida, defina a frequência de execução da tarefa (e consequentemente, suas configurações). Verifique se a opção “Habilitado” está ativa e então clique no botão “OK”;

Definindo os parâmetros do agendamento e ativando-o (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Se quiser, tem algumas opções úteis na aba “Condições”. Por exemplo, se você estiver usando um laptop, talvez queira ativar as opções “Iniciar a tarefa somente se o computador estiver ligado na rede elétrica” e “Interromper se o computador passar a usar a bateria”, para evitar que a tarefa inicie a bateria inesperadamente.

Além disso, selecione a opção “Reativar o computador para executar esta tarefa”, se você geralmente colocar o seu PC para dormir quando não estive

... r usando. Com esta opção habilitada, o Windows pode ativar o PC, executar a verificação e, em seguida, colocar o PC de volta ao modo de suspensão. Quando terminar de definir as opções desejadas, clique em “OK”.
Definindo as condições para a execução do agendamento (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Agora você pode fechar o "Agendador de Tarefas" e confiar no Microsoft Windows Defender para executar suas verificações de acordo com a programação definida.

Qual é o melhor antivírus grátis? Comente no Fórum do TechTudo.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.