Pokémon Sun/Moon, Final Fantasy XV e Dark Souls 3 foram apenas alguns jogos que ajudaram a tornar 2016 um dos melhores anos para fãs de RPG nos videogames. Companhias como Capcom, Square Enix e Nintendo marcaram presença e brindaram o público com aventuras de tirar o fôlego. Confira a lista com os dez melhores RPGs do ano.

Conheça os melhores MMORPG e RPG de estratégia por turnos

Pokémon Sun e Moon

A sétima geração da franquia é a melhor em muito tempo. A região tropical de Alola trouxe a maior Pokédex de todas, além de personagens carismáticos e novas formas para monstrinhos clássicos como Raichu, Geodude e Meowth.

Melhores jogos de RPG de 2016: Pokémon Sun e Moon (Foto: Divulgação/Nintendo)

Até os antigos ginásios foram substituídos pelos Trials em um jogo que tanto reverencia o passado da série quanto dá corajosos passos em direção ao futuro. O jogo quebrou todos os recordes de pré-venda da história da Nintendo.

Final Fantasy XV

Após um extenso ciclo de desenvolvimento, a maior franquia da Square Enix voltou em grande forma, disposta a retomar seu lugar no trono dos RPG. Seus gráficos são espetaculares e ajudam a tornar a jornada de Noctis e seus amigos deslumbrante.

Entre tantas sidequests e emoções, ainda há espaço para momentos introspectivos jantando com a turma ou admirando o horizonte montado em um "Chocobo". Valeu a pena esperar mais de dez anos por este game.

Melhores jogos de RPG de 2016: Final Fantasy XV (Foto: Divulgação/Square Enix)

Dark Souls 3

Mesmo com alguns sinais de desgaste em sua fórmula, ainda não há jogo no mercado que consiga proporcionar o mesmo grau de desafio que a série da From Software. A direção de arte invejável concebeu um reino crível repleto de segredos e armadilhas onde só os fortes e bem treinados no sistema de combate conseguem sobreviver.

Melhores jogos de RPG de 2016: Dark Souls 3 (Foto: Divulgação/From Software)

Deus Ex Manking Divided

Ideal para quem curte ficção científica, a série futurista da Square Enix pode até não ter conseguido repetir os seus melhores momentos na jogabilidade um tanto travada, mas o roteiro repleto de metáforas sociais e questionamentos filosóficos deixaria o próprio Isaac Asimov orgulhoso.

Ainda assim, mesmo os jogadores que desligam o cérebro para tramas elaboradas podem se divertir com as mecânicas furtivas bem implementadas.

Melhores jogos de RPG de 2016: Deus Ex Mankind Divided (Foto: Divulgação/Square Enix)

The Elder Scrolls V: Skyrim Special Edition

Não é novidade para a Bethesda

... aparecer nas listas de melhores RPG do ano. O próprio Skyrim recebeu centenas de prêmios quando foi lançado em 2011.

Apesar de alguns problemas na adaptação para alta definição, a jornada do Dragonborn continua sendo um dos melhores exemplos de excelência em design para mundos abertos mesmo em sua versão remasterizada.

Melhores jogos de RPG de 2016: The Elder Scrolls V: Skyrim Special Edition (Foto: Divulgação/Bethesda)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Dragon’s Dogma Dark Arisen

O Dragon’s Dogma original foi uma das maiores surpresas de 2013. Sem alarde, a Capcom botou nas prateleiras uma aventura densa e repleta de possibilidades, com bons gráficos e ideias.

Quando a expansão Dark Arisen foi lançada, o título chegou ainda mais perto de alcançar todo o seu potencial, mas foi no lançamento para PC, ainda no começo de 2016, que o RPG provou todo o seu valor. Indispensável para quem curte os mundos abertos ocidentais, mas não abre mão do bom e velho desafio japonês.

Melhores jogos de RPG de 2016: Dragon's Dogma Dark Arisen (Foto: Divulgação/Capcom)

The Technomancer

Misturando feitiçaria e tecnologia, The Technomancer surpreendeu. A desenvolvedora Spider Studio conseguiu criar um mundo "cyberpunk" cheio de carisma e, mesmo com gráficos e dublagem abaixo da média, implementou um sistema de combate muito interessante e fluído. É tão divertido utilizar magias nas lutas como participar dos diálogos inteligentes e instigantes.

Melhores jogos de RPG de 2016: The Technomancer (Foto: Divulgação/Focus Home Interactive)

Yo-kai Watch 2

Fenômeno de vendas no Japão, a série Yo-Kai Watch ainda é novidade no mercado ocidental. O primeiro jogo só chegou por aqui em 2015, mas felizmente as versões Fleshy Souls e Bony Spirits foram lançadas mais rapidamente. Basta jogar alguns minutos para entender como os carismáticos fantasmas se tornaram febre e chegaram a superar Pokémon em vendas nos últimos anos. É viciante colecioná-los e participar das aventuras.

Melhores jogos de RPG de 2016: Yo-kai Watch 2 (Foto: Divulgação/Nintendo)

I am Setsuna

Sob medida para quem tem saudades de clássicos como Secret of Mana e Chrono Trigger, I am Setsuna assume a missão de homenagear os grandes jogos que construíram a base dos RPG.

A Tokyo RPG Factory desenvolveu uma experiência que, pela soma de suas partes, fisga rapidamente o jogador e o leva até o fim da emocionante jornada com um sorriso (e algumas lágrimas) no rosto.

Melhores jogos de RPG de 2016: I am Setsuna (Foto: Divulgação/Tokyo RPG Factory)

Persona 5

Fechando nossa lista temos um RPG que provavelmente estará de volta na lista de melhores RPGs de 2017. Afinal, por enquanto Persona 5 ainda é exclusivo do Japão, e só chegará ao mercado ocidental em abril do ano que vem.

A espera valerá a pena, já que a Atlus há anos domina a produção de JRPG, ou seja, aquele estilo mais tradicional de combate e narrativa. Tudo que vimos e testamos de Persona 5 deixa claro que a versão ocidental manterá o elevado padrão de qualidade da série.

Melhores jogos de RPG de 2016: Persona 5 (Foto: Divulgação/Atlus)
Dragon Age Inquisition, Skyrym ou Witcher 3. Qual o melhor RPG? Comente no fórum do TechTudo!


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.