Alguns modelos de roteadores da empresa Netgear estão com graves problemas de segurança. A vulnerabilidade deixa os dispositivos expostos ao controle total da sua rede, seja ela doméstica ou empresarial, por parte de hackers. A gravidade da situação se dá por conta da facilidade de quebrar a segurança do roteador, pois ela permite que páginas não autenticadas acessem a linha de comando e, em seguida, executem comandos maliciosos, o que pode levar a uma aquisição total do sistema.

Ataques a roteadores domésticos crescem no Brasil; troque sua senha

Alguns modelos de roteadores da Netgear apresentam falhas de segurança (Foto: Divulgação/Netgear)

O problema foi detectado pelo pesquisador em segurança, Andrew Rollins, também conhecido como o usuário Acew0rm, que afirma ter avisado a empresa em 25 de agosto agosto deste ano, mas que não obteve retorno nem qualquer tipo de explicação por parte da Netgear. Na última semana, o órgão de segurança norte-americano, CERT, confirmou que a grave falha de fato existe e recomenda que os usuários dos roteadores afetados desliguem seus aparelhos: “Explorar essa vulnerabilidade é trivial. Os usuários que têm aparelhos com essa falha devem considerar fortemente a interrupção do uso de dispositivos afetados até que uma correção seja disponibilizada”.

Segundo a Netgear, são oito produtos afetados: os roteadores R6250, R6400, R6700, R7000, R7100LG, R7300, R7900, R8000, sendo que três deles estão entre os cinco mais populares dispositivos na Amazon. A empresa segue sem dar mais detalhes do porquê estar demorando tanto para liberar uma atualização de firmware. “Nós nos esforçamos para ganhar e manter a confiança daqueles que usam os produtos da Netgear para sua conectividade”, afirmou a empresa.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

roteador netgear (Foto: Divulgação/Netgear)

Na  última terça-feira, a Netgear finalmente lançou uma versão Beta para tentar corrigir alguns modelos, mas afirmou também que ela não foi completamente testada e pode não funcionar em todos os dispositivos. Para aumentar ainda mais o problema, os próprios usuários precisam instalar o firmware. A fabricante afirma que “atualmente não existe nenhum processo que faça a atualização do firmware automaticamente e os usuários realmente precisam instalar a atualização do software por si pró

... prios”.

A recomendação é que usuários que possuam os roteadores afetados baixem o pacote da versão Beta, caso ela esteja disponível (confira aqui todos os pacotes disponíveis). Para aqueles usuários que possuem dispositivos que ainda não possuem a versão de atualização do firmware, a melhor opção é desconectar o roteador até que a Netgear consiga resolver o problema e lance uma atualização de firmware final. Confira alguns dispositivos que o TechTudo recomenda.

Qual é o repetidor mais barato? Comente no Fórum do TechTudo

Via Wired

 


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.