Pokémon Sun/Moon são os novos jogos da aclamada série da Nintendo. Exclusivos do 3DS, os games apresentam novas criaturas, mas mantêm o gameplay clássico baseado nas trocas e lutas de Pokémon entre os jogadores. Além de diversos monstrinhos inéditos, Sun e Moon trazem formas diferentes para personagens veteranos como Meowth e Raichu. Saiba o que são as Alola Form e como elas funcionam:

Pokémon Sun e Moon revelam novas Ultra Beats, Z-moves e Alolan Forms

Viva Darwin!

Evolução não é um conceito novo no mundo de Pokémon, mas Sun e Moon conseguem apresentar algumas boas novidades à fauna do série. Na nova geração, algumas criaturas saídas diretamente das versões Red, Blue, Green e Yellow aparecem em formas totalmente inéditas.

Pokémon Sun e Moon: A nova Pokédex registra 18 Alola Forms (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

Isso acontece porque, graças ao ecossistema único da região tropical de Alola, as criaturas precisaram desenvolver novas características físicas para sobreviver, exatamente como proposto pelo naturalista britânico Charles Darwin. Em Sun e Moon, o novo visual dos monstrinhos leva o nome de Alola Form.

De pai para filho

Logo no começo da campanha de Sun e Moon o seu personagem é acordado pela forma clássica de Meowth. Isso acontece porque sua família e Pokémon acabaram de chegar de viagem. Todos os Meowth nascidos na região de Alola possuem um visual diferente do que nos acostumamos a ver no anime.

Pokémon Sun e Moon: O Meowth de Alola abandona o tipo Normal (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

Assim, não adianta percorrer a grama alta em busca de um Meowth clássico selvagem, pois apenas a versão Alola habita as rotas do novo game. No entanto, caso você transfira um Meowth tradicional de outra versão, ele manterá a sua forma quando chegar ao novo game, e jamais será capaz de evoluir para uma forma Alola. Por exemplo, um Meowth de Kanto não pode evoluir para um Persian Alola Form.

Curiosamente, caso você coloque um Pokémon de outra região para procriar em Alola, seus filhos já nascerão na Alola Form. O único modo de fazer com que os filhos de um Pokémon não nasçam na versão é presenteando o monstrinho com uma Everstone.

Pokémon Sun e Moon: O filho de um Rattata de Kanto será um Rattata Alola Form (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Reaprendendo a jogar

A Pokédex atual já soma mais de 700 monstrinhos ao todo, mas apenas 18 deles ganharam Alola Forms. Ou seja, a esmagadora maioria das criaturas de Red e Blue, como Caterpie e Ghastly, chegaram a Sun e Moon com os mesmos tipos e golpes mostrados nas gerações anteriores.

Pokémon Sun
... e Moon: Cosmeticamente, alguns Pokémon mudam pouco na Alola Form, como Diglett, que ganha cabelos (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

Confira abaixo quais são os monstrinhos clássicos que possuem uma Alola Form, e descubra o que eles apresentam de diferente na nova geração:

Nome do Pokémon – Tipo na versão clássica – Novo tipo na Alola Form

Rattata – Normal – Noturno/Normal
Raticate – Normal – Noturno/Normal
Raichu – Elétrico – Elétrico/Psíquico
Sandshrew – Terra – Gelo/Aço
Sandslash – Terra – Gelo/Aço
Vulpix – Fogo – Gelo
Ninetales – Fogo – Gelo/Fada
Diglett – Terra – Terra/Aço
Dugtrio – Terra – Terra/Aço
Meowth – Normal – Noturno
Persian – Normal – Noturno
Geodude – Terra/Pedra – Pedra/Elétrico
Graveler – Terra/Pedra – Pedra/Elétrico
Golem – Terra/Pedra – Pedra/Elétrico
Grimer – Venenoso – Venenoso/Noturno
Muk – Venenoso – Venenoso/Noturno
Exeggcutor – Grama/Psíquico – Grama/Dragão
Marowak – Terra – Fogo/Fantasma

Pokémon Sun e Moon: consulte nossa tabela para descobrir as mudanças de Tipo entre as formas (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

Os novos tipos das Alola Form criam uma experiência diferente das gerações anteriores, já que alteram as fraquezas, habilidades e golpes de cada criatura clássica, exigindo muita experimentação até que os monstrinhos sejam dominados.

Pokémon Sun e Moon valem a compra de um New 3DS XL? Comente no fórum do TechTudo!


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.