Os fãs da Apple passaram por alguns sustos em 2016 com os bugs inesperados do iPhone. A retrospectiva do ano relembra falhas de segurança, e-mails “zumbis” de 1970 e travamentos no celular. Em novembro, o iPhone 6S recebeu até um recall por causa de problemas na bateria. No mesmo mês, um vídeo misterioso de cinco segundos fazia o iOS travar.

Já pensou se isso acontece com o seu smartphone? Muitos desses problemas foram resolvidos pela fabricante com atualizações ou ajustes, mas não poderiam ficar de fora da nossa lista. Relembre os sete erros que os aparelhos da Apple tiveram durante este ano.

Retrospectiva do WhatsApp: relembre atualizações marcantes de 2016

Apple também teve momentos de bugs em 2016 com iPhone; veja todos (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

1) iPhone trava com vídeo

Para começar com o bug mais recente, em novembro foi descoberta uma falha no iOS que travava com um vídeo de apenas cinco segundos. O problema era gerado por um link na rede social russa, VK, e atingia o iPhone com iOS 10.1 e 10.2 Beta. A pane geral acontece cerca de 10 segundos depois de rodar o vídeo em formato .MP4. Com isso, o iPhone congela totalmente e precisa ser reiniciado para voltar a funcionar. A falha foi desvendada por usuários do fórum Reddit e, na época, a Apple não se posicionou sobre o problema.

iPhone trava com vídeo curto em MP4 (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

2) Recall de bateria do iPhone 6S

Nem as peças “físicas” do iPhone saíram a salvo de 2016. A Apple anunciou em novembro deste ano o recall do celular por causa de problemas na bateria. A falha atingia uma porcentagem “pequena” de modelos que desligavam sozinhos, e pelo jeito não afetava os lotes vendidos no Brasil. A Apple se responsabilizou em trocar a bateria dos smartphones que apresentassem esse defeito, na assistência oficial. A falha atinge modelos fabricados entre setembro e outubro de 2015. Seu celular está com esse bug? Então veja nessas dicas o que fazer.

iPhone 6S teve recall de bateria em novembro de 2016 (Foto: Thiago Lopes/TechTudo)

3) Bug permite acessar dados com tela bloqueada

Uma falha de segurança no iPhone permite que terceiros acessem as suas fotos e contatos mesmo com o smartphone bloqueado. Descoberto também em novembro deste ano, o bug acontece quando o usuário atende uma ligação pela assistente pessoal Siri, com o recurso VoiceOver. O gran

... de problema é a amplitude da falha, que atinge a versão do sistema iOS 8 em frente – ou seja, iPhones desde o 4S até o top atual, iPhone 7. A fabricante ainda não havia liberado um update para corrigir e, para se proteger, é necessário desativar a Siri na tela bloqueada. Veja como fazer isso nessas dicas.
iPhone tem falha se segurança que permite acessar imagens e contatos (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

4) Bug permite acesso de fotos e contatos

Outro bug semelhante do iPhone foi anunciado em abril desde ano e permitia acessar fotos e contatos do usuário de forma indevida. O problema estava relacionado com a pesquisa da assistente virtual Siri na tela de bloqueio do celular. A falha de segurança atingia a versão do iOS 9.3.1 no iPhone 6S e iPhone 6S Plus, permitindo que terceiros usassem o 3D Touch para visualizar os seus dados pessoais. Para o alívio dos usuários, o bug foi corrigido remotamente pela Apple na mesma época.

Bug dava acesso às fotos e contatos pela Siri no iPhone (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

5) E-mails “zumbis” no iPhone

Um bug bem inusitado desvendado em março deste ano era responsável pelo recebimento de e-mails de 1970. Curioso? Saiba que o erro pode ser gerado pelo app de e-mail do iOS e o conteúdo misterioso aparece sem assunto, remetente e mensagens específicas. Para completar o mistério, o e-mail fantasma não pode ser apagado da caixa de entrada de forma tradicional, precisando de um hard reset (reiniciar) no aparelho. Mas o usuário pode ficar tranquilo se receber um desses, já que eles não ocultam vírus ou qualquer malware.

E-mail misterioso de 1970 aparece na caixa de entrada de iPhones (Foto: Reprodução/Twitter)

6) Bug trava iPhone com data no calendário

Em fevereiro de 2016, o ano misterioso de 1970 já era um causador de bugs no iPhone. O problema estava relacionado em colocar a data “1º de janeiro de 1970″ no calendário, ocasionando um travamento total no smartphone. A falha foi mostrada por um usuário no YouTube e o bug atinge todos os iPhones rodando iOS 8 ou versão mais recente do sistema, e com processador de 64 bits (a partir do iPhone 5S). Trata-se de um bug interno, nada relacionado com hackers, mas pode levar até cinco horas para o iPhone voltar ao normal, segundo comentários de usuários. Para resolver o erro, um truque é trocar o chip ou aguardar a bateria descarregar.

Bug no calendário do iPhone faz o celular travar com data de 1970 (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

7) Erro 53 no iPhone

Bug no iPhone chamado de Erro 53 foi resolvido no início de 2016 pela Apple (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

O ano já começou com o anúncio da Apple com a correção do “Erro 53″ do iPhone. A falha aparecia após danos no botão “Home” do celular ou em reparos de assistências técnicas fora da Apple. O Erro 53 era para ser uma medida de “segurança” da fabricante para evitar a modificação do sensor de digitais por terceiros. Com a atualização liberada para o sistema iOS 9.2, a companhia ajusta o problema nos iPhones 6 e 6S já bugados e evita que aconteça com novos modelos. Na dúvida, é sempre melhor consertar o seu iPhone em uma autorizada da Apple para não passar por esses problemas.

Seu iPhone não conecta ao iTunes? Veja como resolver no Fórum do TechTudo.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.