A AMP é sigla para a expressão em inglês Accelerated Mobile Pages (Páginas Móveis Aceleradas), uma tecnologia do Google para carregar website rapidamente. Ela é fruto da AMP Project, iniciativa que reúne outras empresas do ramo da tecnologia como LinkedIn, Pinterest e Twitter. O objetivo é criar um padrão de páginas da web que podem ser abertas principalmente no smartphone de forma muito mais rápida que o comum, sem precisar de Internet mais veloz.

Ainda são poucos os sites compatíveis com a tecnologia. Entre os veículos de comunicação que apoiam o projeto estão o Washington Post, a Time, o New York Times e o Wall Street Journal. A sigla AMP que aparece nos resultados de busca do Google indicam quais páginas carregam rapidamente, incluindo alguns links de matérias do TechTudo.

Quatro dicas para melhorar a conexão 4G e 3G no Android

AMP carrega páginas da web rapidamente (Foto: Reprodução/Google)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

A ideia é simples: se houver a AMP abaixo do título, o carregamento será bem mais ágil. A estimativa é que páginas compatíveis com a tecnologia abram com até 80% de mais velocidade.

Como a internet fica mais rápida?

Um projeto de código aberto, o AMP é uma tecnologia que manipula códigos HTML de páginas da internet para montar uma visualização rápida e leve. Há um modelo padrão com título, resumo, autor, texto e imagens que ajuda a acelerar o processo de carregamento, deixando de lado elementos desnecessários do site original.

Um link em AMP obtém rapidamente as informações do servidor que hospeda o conteúdo e permite que o usuário comece a ler antes do carregamento terminar. Entre outros fatores, a página acelera porque a interface já vem pré-montada, evitando processamento extra para carregar elementos imprevisíveis que vêm do site.

AMP funciona na web aberta que você já conhece (Foto: Reprodução/Google)

Funciona no iPhone?

A AMP é uma tecnologia multiplataforma, e pode funcionar no iPhone por meio do Google Chrome, Firefox, Opera ou Safari. No Android, links com carregamento rápido funcionam tanto nos mesmos navegadores (com exceção do Safari) e no browser embutido no app de pesquisa do Google. Para abrir uma página via AMP, basta procurar pela sigla abaixo dos títulos nos resultados de uma busca.

Funciona no PC?

A tecnologia de carregamento rápido foi pensada inicialmente para dispositivos móveis, mas também funciona no PC. Oficialmente, a AMP oferece suporte para qualquer sistema em que funcionam os navegadores

... link-semantico">Microsoft Edge, Chrome, Firefox, Opera e Safari, seja em computadores, celulares ou tablets. No entanto, links rápidos são, por enquanto, mais populares em páginas móveis.

Tem algo a ver com o Instant Articles do Facebook?

A AMP é diferente dos Instant Articles, mas tem semelhanças. Assim como a solução do Facebook, a iniciativa do Google permite carregar páginas rapidamente, com o mínimo de tempo de espera. No entanto, o carregamento acelerado do Google é de código aberto e visa atingir qualquer página da web, desde que seja rastreável pelo motor de busca e tenha, preferencialmente, versão móvel.

Qual é o melhor navegador para celular? Comente no Fórum do TechTudo. 


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.