O WhatsApp voltou atrás e decidiu estender o suporte a alguns sistemas operacionais antigos — não todos — alterando a previsão de que eles seriam encerrados no final de 2016. Com a mudança, a partir de 2017, os donos de celulares baseados em versões antigas do BlackBerry ou da Nokia ainda vão poder usar o aplicativo até o dia 30 de junho. A data de encerramento do suporte, entretanto, não foi modificada para versões antigas do Android, iOS (iPhone) e Windows Phone, que não poderão mais baixar atualizações para o aplicativo.

Novas funções do WhatsApp e falsos cupons são as iscas favoritas dos hackers

Segundo a equipe de desenvolvimento do WhatsApp, o fim do suporte ocorre devido a uma decisão dos criadores do aplicativo — e também do Facebook — de mudar seu foco para os sistemas operacionais mais usados atualmente, além de permitir a implementação de novos recursos, incluindo opções modernas de segurança, que não são suportados por softwares antigos.

WhatsApp perde suporte em vários aparelhos antigos em 2017; veja o que muda (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Aotentar fazer um novo download, para uma das versões dos sistemas operacionais móveis não mais suportados, a página oficial do WhatsApp na web apresenta o seguinte recado: "Lamentamos, mas o seu dispositivo não é suportado no momento", informa a página, que impede o download.

O fim de uma Era

Segundo o WhatsApp, cerca de 70% dos celulares usados na época de seu lançamento, em 2009, usavam sistemas operacionais da BlackBerry e Nokia. Anos depois, estes softwares foram substituídos pelo Android, iOS e Windows Phone, que, de acordo com o aplicativo, respondem por 99,5% do mercado.

O que significa o fim do suporte?

Com o fim do suporte, os smartphones equipados com os sistemas operacionais abandonados não poderão mais baixar o aplicativo — ou seja, fazer um novo download do aplicativo ou de atualizações. 

O WhatsApp, no entanto, não deixou claro se os usuários poderão continuar usando, ou até quando, as versões do aplicativo para celulares mais antigos. A probabilidade é de que eles não possam ser usados para criar novas contas ou migrar as já existentes, como acontece com outros sistemas.

Os seguintes softwares perderam o suporte:

- Android 2.1 e 2.2

- Windows Phone 7

- iPhone 3GS/iOS 6

Outros sistemas operacionais tiveram seu prazo de validade estendido até o meio de 2017:

- BlackBerry OS e BlackBerry 10

- Nokia S40

- Nokia Symbian S60

... een_shot_2017-01-03_at_2.21.23_pm.png" title="Recado na página do WhatsApp mostra se o sistema do seu celular está ultrapassado (Foto: Divulgação/WhatsApp)" width="695">Recado na página do WhatsApp mostra se o sistema do seu celular está ultrapassado (Foto: Divulgação/WhatsApp)

O que fazer?

A recomendação do WhatsApp é de que os usuários comprem novos aparelhos com sistemas atuais e compatíveis com o aplicativo. Quem possui smartphones com Android também deve checar a versão de seus sistemas operacionais para saber se pode continuar usando o programa.

Com saber se meu sistema operacional já perdeu o suporte?

O usuário que ainda tiver dúvidas, pode visitar a página oficial do WhatsApp (whatsapp.com/download) e a conferir a disponibilidade de download para o seu software. Para o Nokia S4, por exemplo, a página já mostra o recado sobre a versão estar desatualizada (whatsapp.com/s40) e impede o download. 

Via WhatsApp

 


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.