O tr?fego de dados na internet deve crescer quase dez vezes nos pr?ximos cinco anos. Esse aumento astron?mico foi previsto pelo Visual Networking Index, estudo realizado pela Cisco, que tamb?m concluiu que, no Brasil, a taxa de crescimento deve ser de 56% ao ano. Mas como isso ser? poss?vel?

Google oferece pagamento antecipado a quem descobrir bugs; entenda

Relat?rio mostra as tend?ncias da Internet para os pr?ximos cinco anos (foto: Reprodu??o/Cisco)

De acordo com a pesquisa, o aumento no tr?fego ser? proveniente de um crescimento na pot?ncia dos dispositivos m?veis, nas conex?es m?quina a m?quina (M2M), de um melhor acesso a redes de celulares, entre outros fatores.

Os dados da Cisco revelam que, em 2014, 88% do tr?fego de dados foi inteligente, ou seja, possu?a capacidade de computa??o multim?dia avan?ada em velocidade pelo menos igual ? 3G. A expectativa ? que este n?mero, em 2019, chegue a 97%.

A empresa prev? que a conex?o 3G deve superar a 2G j? em 2017. Nos dois anos seguintes, ela ser? respons?vel por 44% das conex?es de dispositivos m?veis em todo o mundo. Nesta ?poca, a rede 4G deve ser respons?vel por 26% das conex?es, por?m vai gerar 68% do tr?fego.

Como envio arquivos grandes pela internet? Comente no F?rum do TechTudo

O volume do tr?fego de dados tamb?m vai crescer. O valor esperado para 2019 ? de 292 exabytes, mais de nove vezes o volume atual, que ? de 30 exabytes. Este valor ? o equivalente, por exemplo a assistir 6 trilh?es de v?deos do YouTube.

Para a Cisco, existem quatro fatores principais que v?o contribuir para o aumento do tr?fego de dados m?veis. O primeiro deles ? o aumento do n?mero de usu?rios com dispositivos m?veis, que era de 59% da popula??o em 2014 e deve crescer para 69% em cinco anos.

Ao mesmo tempo, o n?mero de conex?es tamb?m deve disparar para cerca de 11,5 bilh?es de dispositivos. Deste total, 8,3 bilh?es ser?o de equipamentos pessoais, enquanto 3,2 bilh?es ser?o M2M.

A velocidade das conex?es, que atualmente ? de 1,7 Mbps, deve passar para 4 Mbps em 2019. Por ?ltimo, a quantidade de v?deos transmitidos, que hoje representam 55% do total de tr?fego m?vel, vai passar a 72%.

Outro tipo de conex?o cujo volume de dados deve aumentar ? a M2M. Nesta categoria est?o inclusos os equipamentos de GPS e v?deos de seguran?a. Segundo a Cisco, o n?mero de dispositivos port?teis deve aumentar cinco vezes at? 2019, chegando a 578 milh?es.

Este crescimento ? projetado para ocorrer principalmente na Am?rica do Norte e na ?sia e deve causar um aumento de 18 vezes no tr?fego m?vel, a maior parte proveniente de smartphones.

A Cisco tamb?m prev? o aumento de tecnologias de voz sobre Wi-Fi (VoWi-Fi), que vai permitir a comunica??o entre dispositivos sem chips de celular. A expectativa ? que 53% de todo o tr?fego de voz sobre IP m?vel em 2019 seja feito usando a tecnologia.

Outra tecnologia cuja ado??o deve aumentar s?o os servi?os na nuvem como Netflix e YouTube. O crescimento do tr?fego de da

... dos destes servi?os ? projetado para 21,8 exabytes por m?s nos pr?ximos cinco anos. Estes aplicativos ser?o respons?veis por 90% do tr?fego.

No Brasil, ? esperado uma taxa de crescimento anual de 56%, o que vai resultar em uma taxa de 7,2 exabytes de tr?fego em 2019, superior aos 0,8 exabytes medidos em 2014. O tr?fego de dados m?veis vai crescer tr?s vezes mais r?pido que o de IP fixo no pa?s e ser? respons?vel por 14% de todo o tr?fego no pa?s.

Este crescimento ? inferior ? m?dia proposta para a Am?rica Latina, que ? de 59%, chegando a um tr?fego de dados de 2 exabytes por m?s em 2019.

O resultado completo do estudo est? dispon?vel na p?gina da Cisco.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.