Na quarta-feira (25), o Facebook lançou uma versão teste do Facebook Stories, função igual a do Snapchat e do Instagram, mas apenas para os usuários da Irlanda. A novidade só está disponível no aplicativo disponível no iOS (iPhone) e no Android— ainda em caráter de testes. Sem previsão para a chegada do recurso ao Brasil, o anúncio gera grande expectativa.

Facebook troca caixa de entrada por Messenger na web; veja o que muda no seu perfil

Anunciada com exclusividade pelo Techtudo em dezembro do ano passado, sob o nome de My Day, a função Facebook Stories permite que os usuários da rede social enviem fotos e vídeos que desaparecem depois de 24 horas, assim como já acontece no Snapchat e no Instagram. O conteúdo pode ser visualizado apenas na versão móvel, para celulares, sem interface para a Web.

Facebook ganha Stories, recurso presente no Instagram (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Sobre a nova tentativa de copiar o Snapchat, o Facebook disse ao TechTudo que a natureza das redes sociais estão mudando e que torna compreensível tantas tentativas de se reinventar no setor.

"Hoje, a maneira como as pessoas compartilham é diferente de cinco ou até dois anos atrás - é muito mais visual, com mais fotos e vídeos do que nunca. Queremos tornar essa experiência rápida e divertida para que as pessoas possam compartilhar fotos e vídeos criativos e expressivos com quem quiserem, sempre que quiserem. Nós estamos testando uma nova câmera e o novo recurso Direct na Irlanda desde o ano passado, e o Stories é outro exemplo de como estamos ajudando as pessoas a compartilhar da forma como elas querem", afirma porta-voz da rede social.

Os desenvolvedores da plataforma ainda não divulgaram maiores detalhes sobre a versão definitiva do recurso. A Interface é muito semelhante a do Instagram e também do Snapchat. O primeiro foi adquirido pelo Facebook em 2012 e o segundo é um dos seus principais rivais — sucesso absoluto especialmente com adolescentes.

O conteúdo do Facebook Stories, que se autodestroi, e que também não pode ser ocultado pelos usuários, fica localizado na primeira aba do aplicativo da rede social, onde estão o feed de notícias e o editor de posts. A criação do recurso é claramente uma necessidade de concorrer com o Snapchat e o Instagram, frear o crescimento do rival e não tornar o Facebook obsoleto. Evolução natural das redes sociais citada pelo criador do Orkut também ao TechTudo.

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

... ponente-conteudo"> Facebook My Day em ação (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)
O Facebook também faz outros testes de interface, além dos círculos com fotos de usuários no topo do aplicativo. O Messenger My Day, que funciona dentro do mensageiro, é bastante similar e permite compartilhar "conteúdo destrutível" dentro do comunicador privado, apenas para usuários selecionados. As fotos, os textos e os vídeos podem ser decorados com adesivos, desenhos e filtros de cor.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.