Tales of Berseria é o novo RPG da Bandai Namco para PS4 e PC. O jogo faz parte da série “Tales of” e se passa no mesmo universo de Tales of Zestiria. A protagonista da vez é Velvet, uma jovem que se une a um grupo de piratas com o único intuito de buscar vingança pelos acontecimentos do passado. Confira aqui os conceitos básicos do jogo, como sistema de combate e Ars, para começar a sua aventura.

Leia o review completo de Tales of Berseria

Combate, Ars e almas

O sistema de combate de Tales of Berseria contém elementos familiares para quem já está acostumado com a série, mas também inclui novos detalhes que o diferenciam do resto. A primeira grande mudança está na câmera e movimentação. O jogador é livre para se movimentar pelas lutas, sem um ângulo fixo – como acontecia em Zestiria.

Como jogar Tales of Berseria, RPG para PC e PS4 (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

As lutas funcionam com sistema de combo usando Ars marciais e ocultas. As Ars são ataques separados em grupos de três combinações, onde cada sequência de golpes pode ter bônus e benefícios diferentes de acordo com seu tipo e ordem que é usado.

O número de combos que você pode utilizar é definido pelo "Medidor de Alma". O personagem começa com três e pode acumular até cinco almas em combate, roubando-as dos inimigos ao atordoá-los. Os Ars consumem essas almas ao seres usados.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

As lutas funcionam com sistema de combo usando Ars marciais e ocultas (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Se o "Medidor de Alma" chegar a zero, você ainda pode atacar, mas será derrubado facilmente ao tentar se defender. Atacar sem almas também causa outros efeitos negativos, como tornar seus combos lentos e mais fáceis de serem quebrados.

O personagem também pode se defender e dar passos rápidos para se esquivar de golpes ou economizar almas. Ao possui três ou mais almas, o personagem pode usar a "Libertação de Almas", golpe que ignora o limite e serve para abrir uma sequência de combos. Seu efeito colateral é que o personagem perde uma alma ao final do ataque.

Equipamentos e habilidades

As habilidades estão atreladas aos equipamentos e podem ser aprimoradas de acordo com a sua classificação. Os itens são divididos em três categorias: "Habilidade Mestre", "Bônus de Aprimoramento" e "Habilidade Aleatória".

As habilidades de Mestre são equipadas no personagem enquanto ele estiver usando o item e é necessário um número de pontos para dominá-la. Ao alcançar esses pontos, a habilidade será permanente do personagem, mesmo que você remova o item em questão. Ao manter o equipamento com a habilidade permanente, você duplicará o efeito dela.

Os itens e equipamentos tem habilidades distintas (Foto: Reprodução/Tais C
... arvalho)

Os "Bônus de Aprimoramento" são desbloqueados à medida que você usa materiais para refinar suas armas e equipamentos. Ao desbloqueá-la, você pode aumentar a eficácia do efeito refinando ainda mais o item. Já "Aleatórias", como o próprio nome sugere, aparecem sem padrão. Os equipamentos também podem ser quebrados em lojas para se transformar em material que pode ser usado em outros itens.

Títulos

Os títulos são obtidos em eventos ou quando certas condições são atingidas durantes as lutas. Eles adicionam bônus de status ao personagem e podem subir de nível. Eles também desbloqueiam novas habilidades e efeitos à medida em que são aprimorados.

Mapa e tripulação

O mini mapa e o mapa completo do jogo mostrará ícones com detalhes, como a entrada de cavernas, interações e o objetivo de cada missão – que também aparece no canto superior direto da tela. O game também oferece "Pontos de Teletransporte" para facilitar a locomoção. Contudo, eles precisam ser desbloqueados.

Use os Portais de Teletransporte para chegar rapidamente a uma área (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Em determinada parte do jogo, depois de conhecer o capitão Eizen, você poderá embarcar no navio em pequenas missões para coletar itens e recompensas. A quantidade de itens dependerá do desempenho da sua equipe durante as lutas. Cada expedição dura cerca de 30 minutos em tempo real – e não no tempo do jogo.

Comidas e skits

As comidas e receitas de Tales of Berseria são preparadas pelos personagens e causam efeitos diferentes, dependendo da mão do cozinheiro e do personagem. A cada prato preparado, você ganhará experiência e poderá subir de nível na habilidade de cozinhar. Você também pode selecionar que comidas sejam preparadas e usadas automaticamente após os combates. Mas para isso você deve ter todos os ingredientes no inventário.

Você pode preparar comidas que recuperam vida ou dão bônus (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Os skits são diálogos e cenas dinâmicas que aparecem em certos momentos do jogo. Eles acontecem aleatoriamente após algum evento importante ou batalha, ou quando um ícone aparecer na parte inferior direita da tela para que você os ative.

Tales of Berseria é o melhor RPG offline para PC? Comente no fórum do TechTudo!


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.