A NVIDIA mudou as suas políticas de distribuição de jogos gratuitos, vendidos com suas placas de vídeo. A iniciativa limita de forma drástica o compartilhamento dos títulos, manobra comum usada por consumidores que preferem vender os jogos depois de comprar as placas. 

PC gamer: confira as melhores placas de vídeo disponíveis no Brasil

A partir de agora, o uso do jogo será vinculado a um modelo específico de placa de vídeo e o processo de obtenção do download de uma cópia terá de passar obrigatoriamente pelo Geforce Experience. A mudança de política foi divulgada no FAQ do site Geforce.com.

Nvidia passa a restringir a distribuição de jogos vendidos com suas placas de vídeo (Foto: Divulgação/Nvidia)

Até aqui, o processo de uso de um jogo vendido com uma placa de vídeo era bem simples: com a placa, o consumidor recebe um código digital que dá direito ao download do game em alguma loja virtual, como Origin ou Steam. Esse formato permitia que quem adquiriu uma placa da Nvidia vendesse esse código, ou trocasse com amigos.

Recentemente, outra forma de exploração do sistema antigo deu Gear of War 4 de graça para muitos jogadores. Esses compradores adquiriram uma Geforce GTX 1070 e devolveram a placa, ficando com o game sem qualquer tipo de ônus.

Restrição da Nvidia passa a controlar ainda mais o acesso aos games vendidos junto com suas placas (Foto: Divulgação/Nvidia)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Agora, a Nvidia afirma que a venda de jogos casados é realizada com intenção de dar acesso ao game apenas ao comprador da placa, daí a necessidade de autenticar e acessar a cópia digital pela conta do usuário no Geforce Experience. O texto também afirma que os jogos serão ligados a um modelo específico de placa de vídeo: se você comprar uma Geforce GTX 106

... 0 com o jogo A, ele só funcionará em sistemas com essa GPU.

O texto não detalha se, mesmo assim, um código que não tenha sido usado do jogo A, possa ser passado para outro usuário com uma GTX 1060 que, então, poderia resgatá-lo.

Consumidores brasileiros terão que se adaptar às novas regras, já que as placas vendidas no país são sempre importadas e seguem o mesmo controle de distribuição dos jogos por parte da Nvidia e das lojas digitais parceiras.

Via Geforce, Ars Technica

Como montar um PC gamer? Comente no Fórum do TechTudo.

 


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.