Apesar de ser apresentado como uma alternativa inofensiva ao WinRAR, o Kuaizip, na verdade, é encarado também como um malware perigoso. Quando não removido, pode se multiplicar diariamente com outros nomes, como, por exemplo, Kuaiba, para capturar dados de usuários através de propagandas indesejadas, em qualquer navegador de Internet. O Google já bloqueou o acesso ao Kuaizip no Chrome e uma página vermelha alerta que "o site que você está tentando visitar pode tentar enganar você para que instale programas que causam problemas durante sua navegação on-line", sem maiores detalhes. Portanto, o melhor é não arriscar. E, caso tenha instalado, remover.

O que acontece quando você clica em um post com malware no Facebook

Aviso do Google sobre o KuaiZip diz: O site a seguir contém programas prejudiciais (Foto: Reprodução/Google)

Geralmente, o programa é sugerido durante a instalação de softwares confiáveis e, muitas vezes, os usuários não percebem o que está no pacote que está sendo baixado. Tendo isso em vista, saiba que não é normal ver anúncios muito diferentes dos demais sites que você visita no seu navegador, principalmente em inglês. O acúmulo de banners é o principal sintoma da infeção na máquina.

Kuaizip é vendido como um compressor de arquivos .ZIP (Foto: Divulgação/Kuaizip)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Para remover Kuaizip, é preciso fazer o download de dois softwares: Revo Uninstaller e Malwarebytes. Em alguns casos, apenas um deles é suficiente para localizar. Entretanto, como Kuaizip acaba se camuflando no PC, é aconselhável usar essas duas ferramentas.

Kuaizip cria arquivos com diferentes nomes (Foto: Priscila Martz/TechTudo)

Como remover o Kuaizip

Passo 1. Acesse a pasta ''Meu Computador'';

Passo 2. Abra a pasta ''Arquivos de Programas'';

Passo 3. Na sequência, verifique na lista de softwares se há alguma dessas ferramentas: Kuazip e ¿ìѹ. Caso a resposta seja sim, será possível deletar as duas pastas por inteiro;

Entretanto, será preciso seguir os demais passos para o software não "se reciclar" no PC.

Revo Uninstaller exibe lista com programas instalados em seu computador (Foto: Reprodução/Aline Jesus)

Passo 4.  Ao tentar remover as ferramentas Kuazip e ¿ìѹ através do local para desinstalar programas no seu computador, provavelmente o usuário vai receber uma recusa.

Por causa disso, é necessário usar o Revo Uninstaller

... >, que força a remoção. Caso Kuazip e ¿ìѹ estejam listados, basta clicar no botão desinstalar no menu superior.
Malwarebytes verifica ameaças que podem estar infectando o seu computador (Foto: Reprodução/Priscila Martz)

Passo 5. Para ter certeza de que foi realmente removido, é preciso instalar o software Malwarebytes, que escaneia o computador em busca de malware e adware. Feito isso, clique na opção ''Verificar'';

Passo 6. Depois, selecione a opção ''Verificar Ameaça'' e clique no botão verde ''Verificar Agora''. Após cerca de três horas, o software vasculha todo o computador e apresenta quais são as ameaças. 

Regedit permite checar as chaves de registro (Foto: Reprodução/Priscila Martz)

Passo 7. Como o Kuaizip é insistente, provavelmente pode estar escondido em seu computador com outros nomes, além de Kuazip e ¿ìѹ. É o caso de KZ, Kuaiba, Shanda Games e caracteres em chinês. Para ter certeza de que está livre do programa, digite regedit na pesquisa do Windows;

O Kuaizip se multiplica nas chaves de registro (Foto: Reprodução/Priscila Martz)

Passo 8. Dentro do regedit, expanda a pasta ''HKEY_LOCAL_MACHINE'';

Passo 9. Depois, expanda a pasta ''SOFTWARE''. Logo no início da lista, está presente uma outra pasta, chamada ''CLASSES'';

Passo 10. Acesse cada subpasta manualmente (que se refere à extensões de arquivos) e verifique no lado direito da tela se aparece algum desses nomes como, por exemplo: Kuazip, ¿ìѹ, KZ, Kuaiba, Shanda Games ou com caracteres em chinês.

Caso encontre algo, clique com o botão direito do mouse em cima do arquivo suspeito e na opção excluir. 

Qual o melhor antivírus com modo gamer? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

 


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.