O Trello é uma excelente ferramenta de organização de tarefas e equipes, que está disponível para diversas plataformas: web, iOS e Android. Ainda assim, há alternativas que trabalham de forma parecida e que podem deixar ainda mais variado e dinâmico seu ritmo de trabalho, por apresentar recursos e detalhes que não existem no concorrente. Saiba quais são as melhores ferramentas similares ao Trello e suas vantagens — experimente as opções e deixe também a sua opinião nos comentários.

Dicas e Apps para Trello; como organizar seu trabalho

Alternativas ao Trello para organizar tarefas (Foto: Divulgação/Trello)

1. Asana

O concorrente mais famoso do Trello, o Asana é muito utilizado por quem busca organizar suas tarefas e equipes. Antes, apresentava tarefas separadas em listas e grupos, mas recentemente inaugurou a função de “boards”, ou quadros, que o deixou mais próximo em relação ao concorrente.

As chamadas “dashboard” do Asana permitem um trabalho limpo e sempre fluido. Apesar de não ser tão simples de usar quanto o Trello, o Asana permite fácil aprendizado, com notificações e tutoriais.

Também há versões para Android e iOS.

Interface do Asana (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

2. JIRA

JIRA é um organizador de tarefas da mesma empresa que comprou o Trello recentemente, a Atlassian. O app é bem similar em muitos aspectos, apesar de oferecer um visual mais simples.

O usuário tem a opção de criar quadros, adicionar membros em cartões, planejar e puxar relatórios do que foi feito no período em que desejar configurar. Possui aplicativo para Android, mas não para iOS.

Interface do Jira (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

3. Wunderlist

Um dos aplicativos mais elogiados dos últimos anos, o Wunderlist é outro concorrente de peso do Trello . Com versões para web, iOS, Windows Phone, Kindle, Apple Watch, macOS ou Android, o Wunderlist é uma lista de tarefas dinâmica e prática para toda e qualquer plataforma.

Assim como nos similares, é possível organizar as tarefas em listas, designar pessoas e receber notificações sobre qualquer mudança ou nova informação inserida no seu sistema robusto. Como diferencial, o Wunderlist permite o uso de hashtags para elaborar listas, al

... ém de ações via e-mail.
Interface do Wunderlist (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

4. Todoist

Todoist tem versões para diversas plataformas, entre elas web, Android, iOS, macOS, Windows, Chrome, Firefox e Safari, além de funções exclusivas para usar junto com o seu e-mail.

É possível modificar quadros e informações offline, que sincronizam assim que é novamente conectado. O design simples, segundo a plataforma, favorece poucas distrações e é voltado para a produtividade.

Interface do Todoist (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

5. Todobookd

Todobook é uma extensão para o Chrome que funciona em conjunto com o Facebook. Ele substitui a linha do tempo da rede social por uma lista de tarefas, com marcações para que o usuário as conclua.

O ponto negativo é que não é possível contar com um grupo de amigos para as tarefas e nem mesmo definir horário. É mais indicado para quem trabalha sozinho e com tarefas simples ao longo do dia. A extensão é leve, rápida e não deixa espaço para distrações. Ideal para quem quer algo simples.

Interface do Todobook (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

6. Breeze

Breezeé outra alternativa que tenta se distanciar. Oferece calendário, integração total via e-mail, contador de tempo, relatórios, análise de tarefas completas, além de outras ferramentas que não existem no Trello.

Seu visual segue o estilo simples e limpo, com aparência clara e poucos detalhes gráficos, focando-se apenas na organização e designação direta de tarefas em um grupo de trabalho ou mesmo sozinho.

Interface do Breeze (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

7. Evernote

O Evernote é bem conhecido por quem já trabalha com texto e, apesar de não ser exatamente igual ao Trello, oferece boas ferramentas para que o usuário se organize e trabalhe em equipe.

É possível criar cadernos privados ou compartilhados, designar pessoas para edição em conjunto, crias grupos com diversos cadernos e outras configurações disponíveis para usuários pagos ou gratuitos. O poderoso bloco de notas está disponível na Web, Windows, macOS, iOS e Android.

Interface do Evernote (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

8. Brightpod

Brightpod é outro dos organizadores de tarefas que segue a linha de design ''limpo e funcional”. É possível organizar as tarefas em grade, em lista ou em quadros, também como é no Trello. Como diferencial, o Brightpod tem a interface bem personalizável, de acordo com o gosto do usuário. 

Interface do Brightpod (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

9. Office 365 Planner

O Office 365 Planner é o organizador oficial da Microsoft, voltado para quem usa o Microsoft Office 365 como principal ferramenta de trabalho — por conta de sua conexão direta com os programas.

Funciona dentro do Microsoft Office 365, como uma nuvem de tarefas, que pode ser compartilhada com outros usuários. Funciona em diversos dispositivos, onde quer que o Microsoft Office esteja.

Interfaces do Microsoft Planner (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

10. KanbanFlowf

Kanbanflow é mais um organizador de tarefas disponível na web que usa lista e cartões para tarefas. Seu visual é bem colorido e amigável, e personalizável na medida certa, para todos os gostos.

O KanbanFlow lembra justamente o que diz seu nome, a técnica do “kanban”, que se originou em papéis coloridos colados na parede, e que também é seguida por todas as outras alternativas acima.

Interface do KanbanFlow (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

11. Zehnk

Zehnktem como principal diferencial ser a única alternativa ao Trello criada no Brasil. A plataforma de organização de tarefas usa sistema similar ao Asana e é prática para o que se propõe.

Ainda não há versão mobile, mas o Zehnk está disponível para os principais navegadores. É possível enviar chat ao grupo de trabalho, anexar documentos, criar listas de tarefas e controlar atividades.

Interface do Zehnk (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Qual outro programa parecido com o Trello vocês recomendam? Troque dicas no Fórum do TechTudo




>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.