Mesmo na era dos serviços de stream, ainda existem muitas músicas que não estão online por causa dos contratos com as gravadoras. Se você possui uma coleção de CD’s, mas ainda não os digitalizou, ainda dá para transformá-los em arquivos de áudio e transferir para o seu computador.

Como manter uma janela de aplicativo 'Sempre no topo' no macOS

Tudo legalmente e usando discos de sua propriedade, já que quem possui CD’s ou DVD’s tem o direito de fazer uma cópia digital para uso individual ou como uma cópia de segurança. Com isso, você poderá escutar aquela música no computador ou copiá-la para ouvir no seu celular.

Veja como digitalizar sua biblioteca de CD's de áudio no PC ou Mac (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Use um drive de CD/DVD

Primeiramente, será necessário usar uma unidade de CD/DVD. Porém, muitos laptops modernos – e até mesmo PCs desktop – já não incluem uma unidade de CD. Se o seu computador inclui uma unidade de CD, você está pronto para digitalizar sua biblioteca de CD’s de áudio. Porém, se seu PC ou Mac não tiver uma unidade de CD, isso também não é um problema. Você pode comprar unidades de CD que se conectam pela entrada USB por precos bastante em conta.

Escolha seu software de digitalização

O próximo passo é escolher o software de digitalização de mídia. A boa noticia é que muitos programas populares que você já usa, possuem uma funcionalidade de extrair músicas de CD’s. Uma boa opção é o iTunes, que funciona no macOS e no PC com Windows

Como baixar o macOS Sierra e o iOS 10? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.

Configurando o iTunes para importar suas músicas

Vamos usar o iTunes? As definições padrão de importação do iTunes são suficientes para uma boa digitalização. Mas, se você quiser ajustar, esses parâmetros podem ser alterados. Veja como.

Passo 1. Execute o iTunes;

Passo 2. Em seguida, clique no menu do iTunes e selecione a opção “Preferências..” (Mac). Se estiver usando Windows, clique no menu “Editar” e depois em “Preferências…”;

Acessando as preferências do iTunes (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Na janelas das preferências do iTunes, clique na guia “Geral” e depois no botão “Ajustes…”. Será exibida a tela “Ajustes de importação”, onde você pode escolher as opções, de acordo com as suas necessidades.

Modificando os ajustes de importação do iTunes (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Digitalizando CD’s de áudio no PC ou Mac

Digitalizar sua biblioteca de CD’s de áudio no PC ou Mac usando o iTunes é muito simples: basta abrir o programa, conectar a unidade de CD e inserir o disco nela. Ao fazer isso, o iTunes exibirá uma janela perguntando se você quer importar o CD. Confirme clicando no botão “Sim”.

... p>
iTunes sugerindo a importação das músicas do CD inserido (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Em poucos minutos, todo o disco será importado e suas músicas serão adicionadas na biblioteca do iTunes. Depois de importar o CD, para saber a localização das músicas, clique com o botão direito do mouse sobre ela e e selecione a opção “Obter informações” — assim você pode encontrar a pasta.

Acessando a opção "Obter informações" da música importada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Na janela de informações, clique na guia “Arquivo” e o endereço da música será exibida na parte inferior dela.

Visualizando o endereço da música importada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Pronto! Repita o processo em todos os seus discos para poder ouvir suas músicas no PC, sem precisar mais da unidade de CD. Além dessa comodidade, você não terá mais que se preocupar de perder ou estragar o CD com arranhões por ele estar guardado por tanto tempo e até com poeira.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.