A palestra ?Como viver sem o Photoshop?, no Palco V?nus da Campus Party 8, teve o objetivo de demonstrar (e provar) que n?o ? preciso usar o Adobe Photoshop e outros softwares comerciais para ser um grande designer. Quem falou sobre experi?ncias pr?prias e inspirou os campuseiros foi o profissional?Elias de Carvalho Silveira - baixe o GIMP no TechTudo Downloads e prepare-se.

Acompanhe a cobertura completa da Campus Party 2015

Elias de Carvalho esteve na Campus para falar de ilustra??o por softwares livres (Foto: Paulo Finotti/ TechTudo)


Alternativas como softwares livres, com tecnologias e padr?es abertos,?s?o uma solu??o gratuita, semelhante e mais leve que os programas convencionais, e podem ajudar ilustradores (iniciantes ou experientes) que precisam economizar ou mesmo testar novas ferramentas ao criar trabalhos gr?ficos.

Elias ? um ilustrador respeitado. Desenhista e designer desde 1986, trabalha para grandes publica??es no Brasil, com um estilo bem demarcado e conhecido pelo p?blico em geral: ? dono dos tra?os que ilustram as capas da revista sat?rica MAD, dos cartazes do filme ?Os Caras de Pau e o Roubo do Anel? e de assuntos em geral em revistas como Playboy, Galileu, Super Interessante e Mundo Estranho; s? esta ?ltima com duas capas premiadas?feitas por ele.

? poss?vel estudar seu c?digo-fonte e modific?-lo de acordo com a sua necessidade?
Elias Silveira, designer

A diferen?a de Silveira e outros ilustradores ? que, ao inv?s de trabalhar com o Coreldraw, Photoshop ou outros programas profissionais, ele usa o?GIMP?(GNU Image Manipulation Program), programa feito a partir de uma comunidade colaborativa. Para ele, a principal vantagem de softwares livres ? a possibilidade de compartilhar melhorias no produto. Saiba?como usar o Gimp.

"No caso do software propriet?rio, voc? compra uma licen?a de uso, e n?o a aplica??o. J? o software livre, mesmo que seja pago, ? seu?no momento em que voc? o adquire, e ent?o voc? pode fazer o que quiser com ele. ? poss?vel estudar seu c?digo-fonte e modific?-lo de acordo com a sua necessidade, devolvendo isso para a comunidade em forma de aperfei?oamentos?, explica.

Apesar do software escolhido por Silveira conter poucas das funcionalidades que o Photoshop oferece, ele diz que todas elas se encaixam no seu trabalho, e inclusive certas ilustra??es foram mais f?ceis de fazer e mais ficaram bonitas do que resultados semelhantes no Photoshop.?

O ilustrador alerta ainda que este ?ltimo, por reunir tantas fun??es muitas vezes desconexas com o trabalho espec?fico de cada profissional, ?termina por pesar o sistema ao inv?s de auxiliar o trabalho.

... uWJmX4J5ankUocCHJYqlozQEoo=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2015/02/06/captura-de-tela-2015-02-05-as-154941-e1423161994940.png" alt="Elias desenhado por ele mesmo. Hoje o pinguim come ma?? l? em casa, brinca, se referindo ? escolha pessoal por softwares gratuitos (Foto: Reproduc?o/Flickr)" height="468" width="695">Elias desenhado por ele mesmo. ''Hoje o pinguim come ma?? l? em casa'', brinca, se referindo ? escolha pessoal por softwares gratuitos (Foto: Reproduc?o/Flickr)

Fica a dica: baixe o GIMP e aproveite tudo que o software pode oferecer para editar imagens.

Qual ? a melhor atra??o da Campus Party 2015??Comente no F?rum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.