Assistir a um vídeo pelo celular, por meio de aplicativos como o YouTube e a Netflix, foi a atividade foi a que mais ganhou mais adeptos no Brasil em 2016. Acompanhando o aumento na velocidade da internet 4G ou Wi-Fi e o avanço do poder de processamento dos dispositivos móveis, o hábito já está presente em mais da metade dos lares brasileiros, segundo o estudo feito pela empresa de pesquisas Kantar. Os dados são divulgados com exclusividade pelo TechTudo.
Logo em seguida, aparecem os mensageiros, como o WhatsApp e o Facebook Messenger. A categoria teve um aumento de aproximadamente 10% no número de usuários, e continuou a mais popular entre os brasileiros no ano passado. Esses apps estavam presentes em 83,3% das famílias entrevistadas.
Dicas de como organizar o WhatsApp: lista traz recursos para Android e iOS
Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular
O estudo teve como amostra 9 mil domicílios, e revelou um crescimento de aproximadamente 10 pontos percentuais no uso de apps de mensagens no ano passado, em relação a 2015. Essa tendência já é conhecida desde 2015, quando o WhatsApp ganhou o posto de aplicativo mais usado do Brasil.
Segunda forma de comunicação mais popular, os emails marcaram presença em 58,2% dos lares entrevistados, com crescimento de 8,7 pontos percentuais. Além disso, o correio eletrônico também aparece como fonte de informação em 74,7% dos domicílios, com baixo crescimento em relação a 2015: 3,8 pontos percentuais.
Ainda no campo de informação, aplicativos de GPS e navegação, como o Google Maps e Waze, aparecem em 38% das residências.
O grande destaque em termos de crescimento ficou por conta do uso de smartphones para assistir a vídeos na internet. A função foi citada em 55% dos lares participantes do estudo, o que representa um aumento de 25 pontos percentuais em relação ao ano anterior.
Entre as diversas formas de ver esse conteúdo online, é possível que a popularização de serviços como o Netflix esteja diretamente relacionada ao crescimento na categoria. No último ano, a empresa investiu em funcionalidades direcionadas ao uso móvel, como a possibilidade de baixar vídeos no celular e economizar dados de internet ao assistir seus vídeos e séries preferidos.
Vale lembrar que a tendência do consumo audiovisual fez com que o Facebook testasse o modelo do YouTube para vídeos em 2017. Diante desses resultados, é provável que vários out
Na semana que antecede a feira de mobilidade de Barcelona (MWC 2017), o TechTudo publica o raio X do uso de celulares no Brasil. Na primeira reportagem da série, publicada ontem (20), mostramos que os smartphones com preço de até R$ 1 mil dominam o país. Já na quarta-feira (22) será o momento de saber o gasto médio dos brasileiros com telefonia móvel.
Colaborou: Thássius Veloso.
Qual melhor concorrente para o Netflix? Opine no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Call of Duty: Modern Warfare quebra recorde e é o mais jogado da geração
- Galaxy S11: Samsung anuncia data de lançamento do celular
- Vendas de aspirador de pó robô disparam 802% no Brasil
- Mais de 1 bilhão de senhas da Netflix e LinkedIn vazam na Internet
- INTZ estreia com vitória no Mundial de League of Legends
- CEO do Google ameaça: Android pode não ser mais gratuito
- Usuários do Windows 10 poderão mandar SMS para smartphones; veja como
- Como deixar o Thunderbird em português
- Como transmitir a tela do Windows 10 no Chromecast com o Google Cast
- Free Fire Pro League 2019 Season 3: tabela dos 36 times classificados
- WhatsApp testa chamada de vídeo no Android; função falha em 1ª avaliação
- Loja Motoel Comercial é confiável? Especialistas alertam para golpe online
- Como publicar tuíte direto da barra de endereços do Google Chrome
- Como colocar música nos Stories do Facebook
- Galaxy J5 Metal ou Vibe K5? Compare os smartphones feitos em metal
- Como investir no Tesouro Direto pelo celular
- Como fazer um Facebook Live privado para amigos selecionados
- Como criar um álbum de fotos no Windows 10 Mobile
- Como deixar Instagram colorido? App ganha efeitos no mês do Orgulho LGBTIQ+
- Flamengo no Free Fire: time autoriza entrada para o competitivo