O Samsung Galaxy S4 Mini possui uma série de ferramentas que podem ajudar o usuário em caso de problemas ao ligar o aparelho, travamentos, reinicializações e situações em que o smartphone apenas vibra. As opções podem ser usadas mesmo com o celular desligado, e são capazes de resolver defeitos sem a necessidade de uma assistência técnica.

Apesar de úteis, as ferramentas devem ser usadas com muita atenção e responsabilidade pelos donos do aparelho, sempre seguindo o passo a passo atentamente. Confira o tutorial e saiba como “reviver” o seu Samsung S4 Mini.

Galaxy S4 Mini usado: descubra se o preço abaixo dos R$ 400 vale a pena

Samsung Galaxy S4 mini não liga? Veja como resolver o problema (Foto: Murilo Molina/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Bateria

Problemas de bateria são especialmente comuns em dispositivos mais antigos. Smartphones que não seguram a carga por muito tempo ou até mesmo se recusam a ligar podem estar com baterias defeituosas ou viciadas.

Se o seu Galaxy S4 Mini só funciona normalmente quando está ligado a um carregador, isso indica um problema com a bateria. Nesse caso, será necessário fazer a reposição da peça, que pode ser encontrada em assistências autorizadas da Samsung.

Hard Reset

O hard reset é uma das opções mais eficientes para quando o celular não liga corretamente. Esse procedimento apagará todos os dados salvos no seu S4 Mini, como fotos, vídeos, músicas e contatos, por isso é útil fazer um backup.

Um hard reset pode reviver um Samsung Galaxy S4 Mini (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Para fazer um hard reset, é preciso manter o aparelho completamente desligado. Segure simultaneamente os botões “volume para cima”, menu (botão central) e o botão de bloqueio (do lado direito do aparelho). Assim que o S4 Mini vibrar, solte o botão de bloqueio e continue segurando os outros dois.

No novo menu, use os botões de volume para navegar até a opção "Wipe Data/ Factory Reset", e confirme pressionando o botão de bloqueio. Selecione “Yes – Delete All User Data”. Agora, é só esperar a formatação completa do dispositivo.

É importante que o seu celular esteja com carga suficiente para realizar esse processo, ou isso poderá causar danos irreversíveis ao aparelho. É ideal carregar a bateria completamente antes de realizar o reset.

Reinicialização

Tente reiniciar o seu S4 Mini para se livrar de travamentos ao ligar (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Caso o seu celular trave assim que for ligado, o procedimento de reinicialização pode corrigir o problema. Essa técnica é ideal para se livrar de erros em aplicativos, lentidão e outros problemas que imp

... edem o Galaxy S4 Mini de ligar corretamente.

Segure o botão de bloqueio (do lado direito do aparelho) até que o menu de opções apareça. Agora toque em “Reiniciar” para fazer com que seu celular desligue e ligue rapidamente.

Limpe o cache do sistema

Outra alternativa avançada para lidar com travamentos ao ligar o o S4 Mini é a limpeza de cache do sistema. Esse procedimento pode livrar o telefone de diversos erros que impediam o bom funcionamento do aparelho.

É possível limpar o cache do seu Samsung Galaxy S4 Mini (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Para fazer uma limpeza de cache certifique-se de que seu telefone está completamente desligado. Segure simultaneamente os botões “Volume para cima”, Menu (botão central) e o botão de bloqueio (do lado direito do aparelho). Assim que o S4 Mini vibrar, solte o botão de bloqueio e continue segurando os outros dois.

Nesse menu, use os botões de volume para ir até a opção “Wipe Cache Partition” e confirme com o botão de bloqueio (do lado direito do aparelho).

Assistência técnica

No site da Samsung é possível encontrar assistências para o seu Galaxy S4 Mini (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Em alguns casos mais sérios, infelizmente não será possível recuperar o seu celular sem a ajuda de um especialista. Isso pode ocorrer graças ao sistema corrompido, problemas com atualizações ou até mesmo defeitos no hardware do Galaxy S4 Mini.

Caso nenhuma das soluções acima resolva o seu problema, não deixe de levar o celular até uma assistência técnica autorizada da Samsung.

Tela do Samsung Galaxy S4 mini acende sozinha. O que fazer? Descubra no Fórum do TechTudo.

 


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.