Confirmando rumores, o Instagram está mudando a forma de publicar conteúdo e liberou posts com até dez fotos em formato carrossel, incluindo vídeos. Segundo o blog oficial da rede social, a partir desta quarta-feira (22), será possível compartilhar várias fotos e vídeos em um post único no Instagram — da mesma forma como funcionam os álbuns no Facebook e em outras plataformas com uma espécie de carrossel (slides).

Facebook ativa autoplay com som em vídeos

"Com a atualização, você não precisa mais escolher a melhor foto ou vídeo de uma experiência que deseja lembrar. Agora, você pode combinar até 10 fotos e vídeos em um post e deslizar [o carrossel] para ver todos eles", informa o Instagram.

Segundo o Instagram a função chega globalmente, inclusive no Brasil, já nas próximas semanas. A mudança pode acontecer até o Carnaval e garantir belos álbuns da folia em blocos e desfiles.

Retrospectivas, tutoriais e sequências ganham álbuns de até 10 fotos no Instagram (Foto: Gabrielle Lancellotti/TechTudo)

Com a mudança, será possível registrar e publicar sequências de momentos e até mesmo tutoriais com passo a passo — algo bastante popular no Pinterest — como receitas, dicas de reparos e outros temas.

Agora, ao fazer o upload, os usuários verão um ícone novo para selecionar várias fotos e vídeos (sim, vídeos no plural). Basta tocar no sinal de "check" para escolher as fotos na galeria do celular, segurar o toque e arrastar para alterar a ordem, aplicar o mesmo filtro para tudo ou editar uma foto de cada vez. Vale notar que esse tipo de post terá uma única legenda para todas as fotos e vídeos e o formato da mídia será quadrado (com no início) no momento, não aceitando fotos horizontais ou verticais.

Basta escolher o que você quer publicar: vídeos e fotos, em até 10 mídias (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Ao acessar um perfil, o visitante vai notar que a primeira foto ou vídeo do post com álbum tem um pequeno ícone de quadros em sequência, o que significa que há mais para ver — no caso, o carrossel. Ao abrir, embaixo da primeira foto, pontos azuis na parte inferior vão permitir passar as fotos para os lados. Curtidas e comentários serão todos exibidos e somados em um único feed no carrossel.

Instagram mostra sequência de fotos com pontos azuis abaixo do post (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

A atualização está disponível para usuários a partir da versão 10.9 para iPhone (iOS) e Android. Em 2015, o Instagram liberou a função apenas para anúncios, em contas de empresas e mídias. Já em

... target="_self">2016, um botão misterioso com o ícone de "mais" apareceu em algumas contas, mas não chegou a ser implementando, aumentando os rumores sobre a função carrossel, com múltiplas mídias. Com a novidade, todos poderão criar posts sem publicidade neste formato, mesmo tendo contas pessoais.

Como fazer posts com até 10 fotos e vídeos no Instagram

Quando for liberado, basta seguir os passos abaixo:

Passo 1. Toque no botão para carregar fotos como você normalmente faz e selecione o novo ícone para subir múltiplas fotos e vídeos;

Passo 2. Edite o seu post como achar melhor — você pode colocar filtros em todas as fotos e vídeos de uma vez só ou editar um a um.

Passo 3. Toque e segure para trocar a ordem ou para excluir um vídeo ou foto da sua seleção.

Passo 4. Legendas e geotags (tags de localização) valem para o post como um todo, assim como os likes e comentários. E você pode marcar amigos em cada foto e vídeo.

Passo 5. Quando um post como este aparecer no seu feed, você notará pontinhos azuis no fundo. Deslize para frente e para trás para visualizar todo o conteúdo.

Via Instagram

Já pensou em usar hashtags com emojis? Veja como funciona; vídeo

 


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.