O Office para celular Android tem grande foco na edição colaborativa em documentos. Com essas funções, o usuário pode compartilhar arquivos do WordPowerPoint e Excel com outras pessoas e permitir que elas os acessem simultaneamente em PCs ou smartphones. Tudo é sincronizado automaticamente e ainda é possível consultar o histórico de mudanças feitas por cada participante. Confira neste tutorial do TechTudo como criar trabalhos em grupo nos aplicativos da Microsoft.

Como a criação de documentos compartilhados é similar nos três aplicativos, utilizaremos apenas imagens do Word para Android neste tutorial. Entretanto, o passo a passo a seguir também foi testado no PowerPoint e no Excel.

Office para Android: como adicionar atalhos para documentos na tela inicial

Aprenda a criar documentos colaborativos no Word, PowerPoint e Excel para celulares Android (Foto: Caio Bersot/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Passo 1. Abra ou crie um novo documento no Word, PowerPoint ou Excel.

Passo 2. Observe que na barra superior da tela, há um botão com uma pessoa e o símbolo de +. Toque nele. Caso não encontre, abra o botão sanduíche e toque em “compartilhar”.

Passo 3. Na barra compartilhar, digite o e-mail ou nome da pessoa na caixa “Convidar pessoas para este arquivo”. Caso queira, escreva uma mensagem logo abaixo.

Office para Android permite que usuário convide usuário para editar documento (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 4. Para que a pessoa possa editar é preciso que o campo “Pode editar” esteja marcado. Feito isso, toque em “Compartilhar”.

Passo 5. O aplicativo confirmará o compartilhamento e a pessoa receberá uma mensagem com o link para o documento.

Confirme o compartilhamento com colega e se permitirá a edição do documento no Office para Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Dica: Se quiser, o usuário também pode fazer esse compartilhamento por link. Basta selecionar a opção “Compartilhar como link” no botão de adicionar pessoas e decidir se o convidado pode editar ou só visualizar. Lembre-se, contudo, que isso

... torna o documento mais “vulnerável” do que usar e-mail para convidar.
Usuário também pode compartilhar documentos para colaboração através de link no Office para Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 6. Quando o contato começar a editar o documento, o usuário receberá uma notificação no celular sobre isso. Ao abrir o arquivo, o Office também fará o aviso.

Office para Android notifica usuários quando colegas estão editando documento (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Agora você e seus amigos já podem trabalhar no documento colaborativo do Office para Android. Veja a seguir como gerenciar.

Como gerenciar o compartilhamento

A qualquer momento, o usuário pode remover a permissão dada a um colega para editar o documento. Basta seguir o procedimento a seguir.

Passo 1. Clique no ícone de “Adicionar Pessoas”.

Passo 2. Toque na opção “Gerenciar”.

Usuário pode gerenciar contatos que tem acesso ao documento colaborativo no Office para Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 3. O aplicativo mostrará a lista de usuários com acesso ao documento. Toque sobre os três pontinhos e escolha se deseja entrar em contato, convidar novamente, alterar a permissão ou interromper o compartilhamento.

Passo 4. Seja qual for a mudança escolhida, a lista de pessoas com acesso ao documento será atualizada e o usuário afetado será notificado da mudança.

Usuário pode remover contatos com os quais não deseja compartilhar documento no Office para Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Agora você já sabe como interromper o compartilhamento ou gerenciar as permissões de cada usuário.

Dica: consulte histórico para desfazer mudança

Usuário pode consultar alterações feitas por colegas no histórico do Office para Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Os aplicativos do Word, PowerPoint e Excel para smartphones Android possuem a função histórico, que permite observar cada alteração feita pelos participantes no documento. Para acessar, basta acessar o menu sanduíche e clicar em “Histórico”. Se quiser conferir mais sobre a ferramenta, dê uma conferida neste tutorial completo.

Microsoft Word: Como bloquear a mensagem de verificação ortográfica? Comente no Fórum do TechTudo.




>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.