O Xperia XZ Premium, com tela 4K e suporte a HDR, foi revelado pela Sony durante sua conferência na Mobile World Congress (MWC), em Barcelona, nesta segunda-feira (27). Além do display de alta resolução em 5,5 polegadas, o novo celular se destaca por apresentar uma câmera capaz de gravar vídeos em super câmera lenta, usando tecnologia semelhante a das câmeras Alpha da marca.

Alcatel A5 LED está coberto de luzes de LED interativas; conheça celulares

A empresa também apresentou o Xperia XZs, versão que combina a super câmera do XZ Premium com uma tela mais modesta. Outro grande destaque da conferência foi o projetor Xperia Touch: o dispositivo roda Android e transforma qualquer superfície em uma tela touch de 23 polegadas.

Xperia XZ Premium tem tela 4K com HDR e câmera capaz de super slow motion (Foto: Divulgação/Sony)

A coletiva da Sony também marcou o lançamento dos novos Xperia XA1 e Xperia XA1 Ultra, smartphones com perfil intermediário. Assim como no XZ Premium, o destaque dos modelos é a câmera: usando tecnologia da divisão que produz as máquinas fotográficas da marca, a Sony adaptou um sensor de 23 megapixels nos novos Xperia.

Motion-Eye: a super câmera do Xperia XZ Premium

Câmera com Motion-Eye, nova tecnologia da Sony, estará presente nos Xperia XZ e XZ Premium (Foto: Divulgação/Sony)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Segundo a fabricante, a câmera de 19 megapixels do XZ Premium grava vídeos a uma taxa de 960 quadros por segundo, suficiente para efeitos de super slow motion inéditos em smartphones, como congelar a imagem de uma gota d'água caindo. Batizado de Motion-Eye, o conjunto conta com um sensor Exmor RS.

Outro recurso interessante é o Predictive Capture, que basicamente começa a gravar antes mesmo do usuário pedir, assim que detecta movimento na cena. A ideia é que o usuário possa salvar aquele momento perdido entre a ação de começar a gravar e o ato de pressionar o botão na tela. De resto, a Sony promoveu diversas melhorias na câmera para melhor performance geral.

Tela 4K HDR compatível com Amazon Prime

A tela de 5,5 polegadas 4K com HDR do Xperia XZ Premium é um dos pontos de destaque do celular. O HDR permite que cores mais vivas e contraste mais rico sejam exibido nas imagens na tela e, segundo a Sony, assinantes do serviço Amazon Prime Video poderão tirar proveito da novidade em seus smartphones: todos os conteúdos oferecidos no serviço de streaming, com suporte a 4K e HDR, serão exibidos com as duas tecnologias habilitadas no novo aparelho.

Snapdragon 835 e fica técnica de respeito

Além de usar o novo processador top de linha da Qualcomm, o Snapdragon 835, o novo smartphone da Sony possui memória RAM de 4 GB, com porta US

... B-C. A bateria é de 3.230 mAh, com promessa de longa duração e carregamento rápido.

O Xperia XZ Premium é compatível com os novos padrões de redes 5G e pode, por exemplo, baixar um filme completo em 4K em poucos segundos, desde que esteja conectado a uma rede que ofereça essa largura de banda.

Design

Cor azul é exclusiva do Xperia XZs (Foto: Divulgação/Sony)

O Xperia XZ Premium é construído em alumínio, com efeito espelhado na traseira, e conta com sensor de impressões digitais localizado no botão liga/desliga. A versão Premium do novo Xperia será oferecida em duas cores: prata e preto. O celular tem 7.9 mm de espessura e pesa 195 gramas. O Xperia XZs, por outro lado, será encontrado nas cores azul, preto e prata.

Xperia XZs e Xperia XZ Premium

Há diferenças entre o Xperia XZs e o XZ Premium, mas elas não são tão gritantes, ao menos de acordo com a Sony: o Xperia XZs usa uma tela de 5,2 polegadas, ao contrário do display de 5,5" do Premium, que possui resolução Full HD, sem HDR. Entretanto, os demais recursos, como a câmera, design, proteção contra infiltração de água e sensor de digitais são os mesmos do modelo com 4K.

Disponibilidade

A Sony não revelou informações referentes ao preço do XZ Premium, e nem de sua disponibilidade. Entretanto, a informação de que o Galaxy S8 tem acesso exclusivo aos primeiros lotes do Snapdragon 835 empurra o lançamento do celular para o meio do ano. Já o Xperia XZs estará disponível a partir de abril, porém o aparelho não teve seu preço revelado no evento.

Xperia Touch: o projetor com Android que transforma toda superfície em tela touch

Projetor usa Android e permite explorar diversas formas diferentes de interação com aplicativos (Foto: Divulgação/Sony)

Além dos novos smartphones, a Sony apresentou o Xperia Touch: um projetor que permite transformar superfícies planas em telas de 23 polegadas, com resolução HD, sensíveis ao toque. O projetor permite que o usuário jogue, navegue na Internet, converse com outras pessoas e até mesmo assista a conteúdos de plataformas de streaming. Como roda Android, o aparelho é compatível com qualquer app distribuído via Google Play Store.

O vídeo a seguir dá uma ideia de como o Xperia Touch funciona:

O projetor será lançado no mercado europeu no outono ao preço de € 1.499 (cerca de R$ 4.935, em conversão direta, sem impostos).

Xperia XA1 e XA1 Ultra: câmera de 23 megapixels

Xperia XA1 e XA1 Ultra são as novas apostas da Sony entre os smartphones intermediários (Foto: Divulgação/Sony)

Para o mercado de celulares intermediários, a Sony aposta em duas versões. Com telas de 5 e 6 polegadas, respectivamente, os novos Xperia XA1 e Xperia XA1 Ultra chamam atenção pela oferta de uma câmera de alta resolução: são 23 megapixels, capazes de autofoco extremamente rápido. Em relação à câmera frontal, o XA1 possui sensor de 8 megapixels e lente grande angular, para caber mais pessoas nas selfies. O XA1 Ultra, por outro lado, terá uma câmera frontal de 16 megapixels.

Design e tela

Usando um desenho que diminui as bordas e permite que a tela ocupe boa parte do painel frontal do celular, a Sony entrega aparelhos com especificações do display diferentes: o modelo XA1, de 5 polegadas, tem tela de resolução HD (1280 x 720 pixels), enquanto que o modelo de 6 polegadas, o XA1 Ultra, oferece display Full HD (1920 x 1080 pixels). O material usado nos dois telefones é o alumínio. São quatro opções de cores: branco, preto, rosa e dourado.

Ficha técnica dos Xperia XA1 e XA1 Ultra

Os intermediários da marca japonesa possuem processador MediaTek P20 de oito núcleos (a 2,3 e 1,6 GHz) com memória RAM de 3 GB (para o XA1) e 4 GB (XA1 Ultra). A bateria é de 2.300 mAh no XA1 e sobe para 2.700 na versão de seis polegadas. Além disso, o Xperia XA1 possui armazenamento de 32 GB, enquanto o XA1 Ultra estará disponível em versões com 32 GB e 64 GB.

Disponibilidade dos novos Xperia XA1 e XA1 Ultra

XA1 e XA1 Ultra têm poucas diferenças e devem chegar no outono ao mercado (Foto: Divulgação/Sony)

De acordo com a Sony, os novos celulares chegam ao mercado no outono. A marca não divulgou preços e nem os países em que os telefones serão lançados.

Xperia Ear : do fone de ouvido reinventado

Além desses produtos, a Sony também anunciou durante a MWC uma nova versão para seu fone de ouvido sem fio Xperia Ear. O acessório, que funciona como assistente pessoal, permite que o usuário escute músicas e receba as notificações, sem deixar de ouvir o som ambiente. Com a tecnologia Sony Agent, o usuário também será capaz de interagir com o fone por meio de movimentos com a cabeça.

Xperia Ear são os novos fones de ouvidos da Sony (Foto: Divulgação/Sony)

A empresa também está trabalhando no novo chat de voz “Anytime Talk”, que permitirá que usuários se conectarem com seus grupos de forma rápida, sem discar os números, apenas apertando um botão. A versão beta virá na primeira geração do Xperia Ear.

Modelo  Xperia XZ Premium Xperia XZs Xperia XA1 Xperia XA1 Ultra
Tela  5,5" 5,2" 5" 6"
Resolução 3840 x 2160 pixels 1920 x 1080 pixels 1280 x 720 pixels 1920 x 1080 pixels
Memória RAM 4 GB 4 GB 3 GB 4 GB 
Memória interna 64 GB 32 GB / 64 GB 32 GB 32 GB / 64 GB
Processador  Snapdragon 835 Snapdragon 820 MediaTek Helio P20 MediaTek Helio P20 
Sistema operacional Android 7.0 Nougat Android 7.0 Nougat Android 7.0 Nougat Android 7.0 Nougat
Câmera traseira 19 MP 19 MP 23 MP 23 MP
Câmera frontal 13 MP 13 MP 8 MP 16 MP
Bateria  3.230 mAh 2.900 mAh 2.300 mAh 2.700 mAh
Cores Prata e preto Prata, preto e azul Branco, preto, dourado e rosa Branco, preto, dourado e rosa
Colaborou: Aline Batista.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.