Editar imagens e modificar o que precisa pode ser uma tarefa difícil para quem não tem o Photoshop instalado no computador. Entretanto, o Paint pode ajudar. Usando o programa é possível redimensionar imagens, cortar a parte que deseja, selecionar um pedaço de forma livre, fazer preenchimentos com cores e salvar o arquivo em diversos formatos. Já quem possui macOS, pode fazer coisas semelhante usando o visualizador de imagensConfira, na lista abaixo, 15 dicas para editar imagens usando o Paint.

Microsoft Paint: três dicas para você fazer edições mais elaboradas

1. Abrir um arquivo no Paint

É possível abrir um arquivo no Paint manualmente ou por meio de um atalho de teclado. Basta clicar no ícone de uma folha (que representa o Menu), clicar em “abrir” ou selecionar as teclas “Ctrl + A” para escolher a imagem que deseja abrir.

Abra um arquivo no Paint (Foto: Reprodução/Camila Peres)

2. Arquivos que o Paint suporta 

O Paint, software da Microsoft para edições simples de imagem, suporta diversos formatos, como .bmp, .gif, .jpg, .jpeg, .tif, .tiff, .ico e .png.

Arquivos que o Paint suporta (Foto: Reprodução/Camila Peres)

3. Cortar uma imagem

É possível cortar uma imagem de duas maneiras no programa: fazendo uma seleção retangular ou em formato livre. Basta clicar em “selecionar”, escolher a opção que deseja e fazer o recorte.

Corte uma imagem do jeito que desejar (Foto: Reprodução/Camila Peres)

4. Redimensionar uma imagem

Para redimensionar uma imagem, clique em “redimensionar”. Uma janela irá se abrir para você colocar os números da dimensão desejada. Quando terminar de preencher, aperte “ok” para a ação ser concluída.

Redimensione um arquivo no Paint (Foto: Reprodução/Camila Peres)

5. Rodar uma imagem

Para inverter uma imagem, basta clicar em “Girar” e escolher o ângulo para rodar a imagem selecionada.

Mude a posição da imagem selecionada para o ângulo que desejar (Foto: Reprodução/Camila Peres)

6. Aproximar e diminuir uma imagem

No canto direito e inferior da tela do Paint, há duas bolinhas: uma com “+” e outra com “-”. Escolha se deseja aumentar ou diminuir uma imagem e aperte uma das opções.

... om em uma imagem (Foto: Reprodução/Camila Peres)" height="370" src="//s2.glbimg.com/9bDnpM9nxx1imdl6Mzh_lQZPNbM=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2017/02/24/dica-6.jpg" width="695">Dê zoom em uma imagem (Foto: Reprodução/Camila Peres)

7. Desfazer mudança na imagem

Caso tenha feito alguma edição que se arrependeu e deseja remover, basta clicar no ícone de seta que fica ao lado de um disquete para desfazê-la.

Desfaça uma ação da imagem (Foto: Reprodução/Camila Peres)

8. Salvar arquivo

Para salvar um arquivo, clique no ícone de papel, escolha a opção “salvar como” e selecione o formato que deseja salvar a sua imagem.

Salve um arquivo no Paint (Foto: Reprodução/Camila Peres)

9. Objetos e paleta de cores

Para inserir algum objeto, seta, quadrado ou outro elemento na imagem, selecione o que deseja no quadro “Formas” e, em seguida, escolha a cor. Há cores pré-selecionadas pelo programa, mas também é possível selecionar uma cor mais específica, basta clicar em “editar cores”.

Insira formas e selecione cores (Foto: Reprodução/Camila Peres)

10. Lápis e pincel

Com as ferramentas “Lápis” e “Pincel” é possível fazer desenhos à mão livre. Selecione o ícone lápis ou o pincel, escolha a intensidade do traço e faça o desenho que desejar.

Faça desenhos com lápis e pincel (Foto: Reprodução/Camila Peres)

11. Borracha

O usuário pode usar a borracha para apagar as imperfeições da imagem ou desenho. Basta selecionar o ícone de borracha, clicar e arrastar sobre o detalhe que deseja apagar.

Apague alguma imperfeição (Foto: Reprodução/Camila Peres)

12. Preencher áreas com cor

Para preencher alguma parte da imagem com uma cor específica, basta selecionar a área que deseja e aplicar a cor clicando no ícone da lata de tinta.

Preencha formas com diversas cores (Foto: Reprodução/Camila Peres)

13. Adicionar texto

Para adicionar um texto, clique na letra A, ao lado do ícone da lata de tinta. Em seguida, irá abrir uma aba com o nome “texto”. Escreva e faça as alterações que deseja. É possível mudar o tamanho, a fonte e a cor do texto.

Adicione um texto na imagem (Foto: Reprodução/Camila Peres)

14. Conta gotas

Com a ferramenta “conta gotas” é possível ter a cor específica de uma imagem que já existe. Clique no ícone de conta gotas, selecione a cor que deseja na imagem e pronto, é possível usar o tom selecionado para colorir uma imagem na sua edição.

Use o conta gotas para ter a cor exata que deseja (Foto: Reprodução/Camila Peres)

15. Atalhos do teclado 

Para agilizar o uso do Paint, existem alguns atalhos no teclado que podem facilitar a vida do usuário:

Cortar: Ctrl + X
Copiar: Ctrl + C
Colar: Ctrl + V
Salvar: Ctrl + S
Excluir: Del
Imprimir: Ctrl + P
Desfazer: Ctrl + Z
Refazer: Ctrl + Y
Girar: Ctrl + R
Realçar: Ctrl + A
Abrir: Ctrl + O
Esticar e inclinar: Ctrl + W
Ocultar barra de ferramentas: Ctrl + T
Ocultar barra de cores: Ctrl + L
Nova tela: Ctrl + N

Para fazer criações e desenhos mais elaborados, é possível usar o Fresh Paint, um aplicativo gratuito para Windows PhoneWindows 8 e Windows 10. O programa permite criar traços mais realistas em um desenho por meio do uso de pincéis. O app, inclusive, simula a ação de pintar através de um mecanismo elaborado pelos desenvolvedores do Kinect.




>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.