Hoje em dia, praticamente não podemos ficar sem uma rede de internet em nossas vidas. Porém, na hora da configuração inicial, ainda podem existir dúvidas sobre como configurar uma rede sem fio.

Wi-Fi turbinado: os roteadores que foram maior destaque em 2016

Neste tutorial, vamos ensinar como configurar um modelo da marca Intelbras. No mercado, você pode encontrar aparelhos com preços a partir de R$69,90. Para um uso doméstico, eles conseguem realizar bem o seu papel. O processo para configuração pode mudar um pouco dependendo do modelo e da marca, mas o procedimento é praticamente o mesmo.

Aprenda como configurar um roteador Intelbras (Divulgação/Intelbras)

Abaixo vamos usar como exemplo o modelo WRN 342 mas outros modelos da fabricante, seguem uma lógica bem parecida.

Passo 1: Conecte o cabo de rede do seu modem ao seu roteador na entrada de internet. Na parte de trás do roteador, observe que existe uma porta que é sempre sinalizada de forma diferente das demais. Por exemplo, se existem quatro entradas amarelas e uma azul, a porta de entrada de internet é a de cor azul. Caso o modelo escolhido por você tenha apenas duas portas, é possível identificar a inscrição em cada porta de entrada. Tente encontrar a sinalizada com a palavra “Internet“, “WAN” ou simplesmente um @, como você pode ver abaixo.

Observe a parte de trás do roteador e aprenda a reconhecer as entradas (Foto: Diego Honorato/TechTudo)

Depois de conectar seu modem ao roteador, vamos conectar o seu computador em uma das entradas LAN – geralmente sinalizadas com números – usando um cabo de rede, conecte seu computador ao seu roteador. Após conexão, note que o LED correspondente ao número da porta que você conectou irá acender. Caso não ocorra, verifique as conexões ou seu adaptador de rede no seu computador pode está desabilitado.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Feito isso, precisamos agora abrir a interface do aparelho. Usando um navegador de internet de sua preferência, digite na barra de endereço o destino correspondente ao IP do seu roteador. No caso da Intelbras, o endereço será: 10.0.0.1, com nome de usuário: “admin” e senha: “admin” (sem aspas).

Entre com o login e senha de administrador do roteador (Reprodução/Diego Honorato)

Passo 2: Após digitar o usuário e senha, você será direcionado para a tela de menu do seu roteador. Nesse passo você irá selecionar no menu esquerdo a opção “Wireless” e alterar o nome da sua rede. No campo SSID, você irá apagar o atual nome da rede, que deverá está como INTELBRAS e digitar o nome da sua nova rede sem fio. Para guardar as informações alteradas, basta clicar em “Salvar” no final da página.

Defina um nome para sua rede wireless (Reprodução/Diego Honorato)

Note que irá aparecer uma mensagem i

... nformando que as informações só serão aplicadas após o roteador ser reiniciado. Nós vamos reiniciar o roteador depois que configurarmos a senha. 

Passo 3: Novamente no menu esquerdo, selecione a opção “Segurança”. Depois selecione o modo de segurança WPA-PSK/WPA2-PSK e digite a sua senha no campo “Senha PSK”. É necessário que tenha pelo menos 8 dígitos podendo ser letras, números ou carácteres especiais, não ultrapassando o limite de 65 carácteres no total. 

Escolha uma senha segura, para evitar ataques de hackers (Reprodução/Diego Honorato)

Em alguns modelos da marca Intelbras, é possível que você precise “Desabilitar” o modo de segurança “WPS“ para que você possa digitar sua senha manualmente. Depois de desabilitar, clique em modo de segurança e selecione o mesmo modo que usamos na imagem acima (WPA-PSK/WPA2-PSK).

A disposição das informações que escolhemos no menu pode mudar um pouco dependendo do modelo. Mas as opções estarão escritas da mesma forma. Assim, você não terá problemas para configurar outros modelos da mesma marca seguindo este passo a passo. Feito isso, iremos guardar as mudanças no botão “Salvar”. Novamente note que a mensagem em vermelho irá aparecer de novo, solicitando que você reinicie o roteador.

Clique em 'Reiniciar' para reiniciar o seu dispositivo. 

Pronto, agora basta somente reiniciar seu roteator, para aplicar as configurações. (Reprodução/Diego Honorato)
Após reiniciar, você verá que os LEDs do roteador irão apagar e as luzes voltarão a acender gradualmente. Agora você pode ver a sua rede sem fio já renomeada e protegida com a senha que criamos aqui. Basta acessar normalmente como qualquer outra rede Wireless e pronto! Sua rede WiFi estará configurada e protegida.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.