A Google lançou um novo serviço, o YouTube TV, uma espécie de “TV a cabo pela Internet”, como já vinha sendo especulado desde o ano passado. A ideia é uma plataforma de televisão com transmissão ao vivo – e não de streaming de filmes e séries sob demanda, como Netflix – em que o usuário pode assistir o que quiser, onde quiser, a hora que quiser. 

Como saber quantas vezes seu vídeo foi compartilhado no YouTube

Tudo é controlado por um aplicativo de celular, mas podendo ser assistido por diversos dispositivos conectados a apps/site do YouTube. É necessário, apenas, a conexão com a internet.

A YouTube TV pode ser assistida de diversos dispositivos (Foto: Reprodução/Google)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

1. Como funciona

Para usar a YouTube TV, cada usuário precisará ter uma conta, controlada por meio de um aplicativo. Nele, será possível configurar suas preferências, assistir o que deseja e transmitir qualquer programação para outros devices, como televisões.

2. Onde assistir?

O aplicativo YouTube TV é compatível com Android e iOS e e poderá ser transmitida em todos os devices compatíveis com Chromecast. Segundo o site Engedet, dispositivos como Apple TV, PS4 e Xbox One estão inicialmente excluídos.

3. Quanto custa?

A YouTube TV vai custar 35 dólares por mês, em torno de R$110 (levando em conta a cotação atual), e o usuário poderá cancelar a hora que quiser, sem vínculos anuais e sem multas. Esse valor inclui seis contas para usuários diferentes, ou seja, seis pessoas podem dividir uma mesma assinatura e terem, no seu perfil, apenas o que assistem e se interessam.

4. Quais canais?

A YouTube TV conta com canais famosos como ABC, CBS, FOX, NBC, ESPN, Disney Channel, Nacional Geographic, FX e muitos outros, além de variações desses, como é o caso do EPSN, ESPN 2 e ESPN 3. No total, são mais de 40 opções. Existe também a possibilidade de pagar mais para ter um conteúdo extra, como Showtime, por exemplo.

A YouTube TV tem mais de 40 canais (Foto: Reprodução/Google)

5. Quando começa a funcionar?

Ainda não existe uma data oficial divulgada. O Google promete o lançamento para os próximos meses. O site Engedet afirma

... que o serviço chega até o final da primavera americana, que ocorre em junho.

6. Funcionará no Brasil?

Por ora, a YouTube TV só funcionará nos principais centros americanos. Existe a promessa de que chegue em breve para todo os Estados Unidos. Não há, entretanto, nenhuma promessa a respeito de outros países.

7. Armazenamento infinito

A ideia é que o usuário assista o que desejar, na hora que quiser. Para isso, a gigante de buscas desenvolveu um recurso que permite que todo conteúdo transmitido seja gravado. Dessa maneira, se você não estiver numa situação oportuna para assistir uma partida de futebol, por exemplo, pode gravar e ver depois.

Esse recurso já é disponibilizado por muitas operadoras de TV a cabo, mas a novidade fica por conta do fato de que não é necessário fazer essa operação pelo aparelho televisivo, ela é feita pelo celular, em qualquer lugar. Além disso, a Google oferece um espaço de armazenamento infinito na nuvem, com prazo de validade de nove meses.

8. Qual a diferença para uma TV a cabo normal?

TVs a cabo são mais limitadas. Não são controladas por aplicativo, não oferecem uma experiência particular para cada pessoa que utiliza (uma mesma assinatura), tampouco armazenamento ilimitado das gravações.

A YouTube TV tem aplicativo para controlar todo conteúdo(Foto: Reprodução/Google )

9. E o YouTube Red?

A YouTube TV oferece um serviço bem diferente do YouTube Red, lançado em 2015. Esse último é uma versão do YouTube como conhecemos, mas sem anúncios e com conteúdo original e exclusivo. Já o app para TV traz o conteúdo das emissoras de televisão para uma experiência semelhante a da “sob demanda”. No entanto, a Google afirma que os assinantes da TV terão acesso ao conteúdo exclusivo do YouTube Red, apesar das propagandas continuarem.

10. Experiências semelhantes

Apesar de parecer muito inovador, outras empresas já trabalham com serviços semelhantes nos Estados Unidos, como é o caso da Sony, com Playstation Vue e dos serviços Direct TV e Sling TV, todos americanos.

Via Google e Engedet


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.