O Facebook permite editar vídeos nas postagens. Dentro do próprio app para celular, o usuário consegue cortar o vídeo, girar, desativar o som e carregá-lo em HD. A ferramenta é bastante útil, pois permite fazer ajustes necessários sem precisar instalar outro aplicativo, economizando espaço no dispositivo.

Este tutorial ensina como realizar todas as edições possíveis em vídeos publicados no Facebook, a partir do app para smartphone com Android. Aprenda a usar o recurso para postar clipes ainda mais interessantes na rede social.

Veja 15 coisas que você pode fazer com vídeos ao vivo do seu Facebook

Saiba como cortar e editar vídeos do Facebook para Android (Foto: Aline Batista/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Passo 1. O primeiro passo é carregar os vídeos como de costume. Na tela de post, toque em “Foto/Vídeo”, selecione o filme desejado e clique em “Concluir”.

Inserção do vídeo em posto do Facebook para Android (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. O canto inferior esquerdo do vídeo terá um botão “Editar”. Clique nele para abrir a janela de edição de vídeos do Facebook, que terá quatro comandos: desativar/ativar som, carregar o vídeo em alta resolução (HD), cortar o clipe e rotacionar vídeo.

Janela de edição de vídeos do Facebook para Android (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Dê um toque simples em “Som ativado” para deixar o vídeo com som desativado (basta um toque simples para reabilitar o áudio). A mecânica é a mesma para ativar/desativar o carregamento em HD. Para girar, toque no botão destacado com um quadrado vermelho na imagem abaixo – cada clique fará com que o vídeo rotacione 90º em sentido anti-horário. Ao concluir, pressione “Salvar”.

Vídeo sendo editado no aplicativo para Android do Facebook (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. Na barra com os frames, arraste as bordas azuis em direção ao centro para cortar o vídeo. Mantenha o dedo pressionado para ver o tamanho do arquivo, bem como visualizar os quadros em maior detalhe. Coloque o traço branco no início do clipe para ter uma pré-visualização do resultado final. Ao concluir, pressione “Salvar”.

Vídeo sendo cortado no app do Facebook para Android (Foto: Reprodução/Raquel Freire)
... /div>

Passo 5. Após a edição, o vídeo aparece redimensionado dentro do post. Não se preocupe, ele ficará normal depois de publicado. Inclua textos, emoções e outros elementos que desejar e, então, clique em “Publicar”. Aguarde alguns segundos até o carregamento ser concluído – se você ativou o HD, o vídeo irá demorar mais para ser carregado.

Publicação de vídeo editado no Facebook para Android (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 6. Você postou um vídeo editado dentro do próprio aplicativo do Facebook para Android.

Post do Facebook com vídeo editado no app para Android (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Como resolver problema de conexão com Facebook? Comente no Fórum do TechTudo.

 


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.