A Microsoft tem sua própria plataforma para dispositivos móveis, mas vem investindo pesado em apps para os sistemas concorrentes. No Android, por exemplo, a dona do Windows 10 Mobile oferece uma variedade grande de programas para baixar. O foco é em produtividade, com destaque para Office e Outlook, mas a fabricante também conta com opções em personalização e comunicação, como o Arrow Launcher e o Skype.

Veja, na lista a seguir, os 11 melhores aplicativos que a Microsoft disponibiliza gratuitamente para smartphones com o sistema operacional do Google.

Como usar o 'Diga-me' para obter ajuda no Office para Android

Conheça os melhores apps da Microsoft para celulares com Android (Foto: Ana Marques/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

1) Outlook

O Outlook é um dos programas mais conhecidos da Microsoft. O famoso cliente de e-mail é certamente um dos melhores disponíveis para o sistema do Google. O aplicativo tem um calendário e um gestor de arquivos integrados para facilitar o envio de mensagens no dia a dia, além de suportar contas de qualquer serviço, incluindo o Gmail.

Outlook para Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

2) Skype

O Skype não é exatamente um dos melhores apps de videochamadas para Android, mas o programa é popular o suficiente para ganhar destaque entre os serviços da Microsoft. Além das chamadas de áudio e vídeo, o mensageiro tem função VoIP que permite ligar para números fixos por tarifas modestas.

Skype para Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

3) Word

O Microsoft Word para Android ainda fica atrás da versão para PC, mas oferece uma experiência agradável de edição de documentos pelo celular. Entre suas funções está o zoom inteligente, que adapta o texto à tela pequena para facilitar a leitura. Além disso, há recursos conhecidos da versão desktop, como marcadores de tópicos e numeração, coloração de fontes e até paginação.

Word para Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

4) Excel

O

... ico">Microsoft Excel para Android vem ganhando cada vez mais recursos. Além de permitir criar e editar planilhas de relativa complexidade no smartphone, o app oferece suporte a fórmulas, recordação de colunas e redimensionamento de tabelas. A usabilidade de um programa do tipo pode ser complicada no celular, mas a Microsoft fez um bom trabalho para deixá-lo simples para qualquer um.
Excel para Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

5) PowerPoint

O Microsoft PowerPoint é uma ferramenta de slides que tem recursos conhecidos como inserção de imagens, gráficos, animações e transições. Além disso, em uma atualização recente, o app passou a transformar desenhos à mão automaticamente em formas para adicionar às suas apresentações.

PowerPoint para Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

6) OneDrive

Rival do Google Drive, o OneDrive oferece acesso rápido aos seus arquivos da nuvem pelo celular Android. Ele é ideal para ser usado em conjunto com os apps do Office, mas também serve para armazenar fotos e músicas. O OneDrive oferece suporte a edições compartilhadas, recebendo notificações de alterações em tempo real.

Microsoft OneDrive (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

7) OneNote

O Microsoft OneNote saiu do pacote Office para se tornar um app de notas independente. Na versão para Android, você tem acesso a todos os recursos de formatação importantes para escrever no celular, e ainda pode organizar tudo em blocos de notas separados – similar ao Evernote.

Microsoft OneNote (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

8) Office Lens

O Office Lens é um scanner de quadros e documentos perfeito para trabalhar com o OneNote e o Office. Tire fotos na sala de aula e remova sombras automaticamente, ou digitalize papel para guardar cópias no OneDrive. O app também é a maneira mais simples de transformar fotos em arquivos do Word, Excel ou PowerPoint pelo celular.

Office Lens (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

9) Microsoft Remote

Se você usa Windows 10, o Microsoft Remote Desktop é um dos melhores apps para abrir a tela do PC no celular Android. Sem precisar instalar nada no computador, basta estar na mesma rede Wi-Fi para usar seu login e senha, e acessar o desktop facilmente no smartphone. O programa é ideal para encontrar arquivos importantes que você precisa imediatamente, mas esqueceu em casa ou no escritório. Também funciona à distância, via 4G.

Microsoft Remote (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

10) Next Lock Screen

O Next Lock Screen é um dos apps da Microsoft feitos exclusivamente para Android. Ele substitui a tela de bloqueio do aparelho mostrando papéis de parede com imagens do Bing. O programa exibe ícones para acesso rápido aos seus apps favoritos, em uma lista que muda conforma sua localização. Além disso, o aplicativo oferece atalhos para contatos e configurações.

Next Lock Screen (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

11) Arrow Launcher

Outro app feito somente para Android, o Arrow Launcher permite adotar novo visual na tela inicial do celular. A home continua com seus apps e pastas de antes, mas há uma página extra, à esquerda, com contatos e fotos recentes, apps e contatos frequentes, lembretes e documentos importantes. Há ainda um menu de configurações rápidas acessado com um deslize de baixo para cima, no estilo iPhone (iOS).

Arrow Launcher (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Microsoft Office ou Google Docs? Comente no Fórum do TechTudo.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.