O Google tornou o reCAPTCHA invisível para os usuários. O recurso, que até o momento consistia em uma janela com um botão escrito “Não sou um robô”, será substituído por uma caixa invisível que atua em background — para facilitar o uso do sistema para pessoas e, ao mesmo, tempo torná-lo mais difícil para bots.

Google traz checagem de notícias falsas para o Brasil; saiba como usar

De acordo com a gigante de buscas, o novo sistema usa uma combinação de aprendizagem de máquinas e análise de risco avançada para diferenciar seres humanos de bots e se adaptar a qualquer tentativa de driblar a defesa.

Novo CAPTCHA vai abandonar botão para identificar usuários humanos (Foto: Reprodução/Google)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

A expectativa é que a tecnologia do Google, que é usada para evitar que robôs postem em fóruns ou image boards, não atrapalhe os usuários que não precisam mais interagir com ela para poder usar as plataformas.

CAPTCHA e reCAPTCHA

CAPTCHA e reCAPTCHA são recursos gratuitos que protegem um site de spam e ações automáticas de robôs. O CAPTCHA é popular em fóruns e image boards. O serviço oferece uma maneira fácil e intuitiva para que as pessoas provem que não são máquinas. O teste apresenta fotos ou textos distorcidos que os usuários devem decifrar para provar que não são tentativas de acessos automatizadas.

Versão original do sistema pedia que usuários identificassem palavras (Foto: Reprodução/Youtube)

O reCAPTCHA surgiu quando o Google descobriu como ensinar computadores a burlar o sistema com 99,8% de precisão. A versão inicial usava um sistema de reconhecimento de palavras cujo banco de dados era compartilhado com o digitalizador do Google, que enviava palavras que não eram identificadas para poderem ser analisadas por humanos — uma espécie de cooperação.

Com o tempo, o sistema foi modificado e abandonou o reconhecimento de palavras em troca de um botão “Eu

... não sou um robô”. Ao ser clicado, analisa se o usuário é um ser humano de verdade. Em caso de dúvidas, uma série de desafios diferentes, que incluem identificar objetos em fotos, é exibida.

Como cadastrar outros aparelhos vinculados à mesma conta Google? Comente no Fórum do TechTudo.

Nesta nova fase, apesar de o usuário não precisar clicar em um botão, o sistema vai continuar exibindo estas tarefas de identificação, caso desconfie que quem está navegando não seja uma pessoa de verdade.

Via Google


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.