O Google revelou nesta semana uma ferramenta capaz de reconhecer animais e objetos em vídeos. A nova tecnologia trabalha com inteligência artificial e uma machine learning (máquina de aprendizado, em tradução direta). Batizada de “Video Intelligence API”, a novidade foi anunciada no Google Cloud Next, a maior conferência para usuários do serviço de armazenamento na nuvem da gigante de buscas.

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Para entender o funcionamento do software que faz buscas em vídeos é preciso pensar no Google Fotos. Ao pesquisar por “bola de futebol” o app mostra todas as fotos com o objeto. A ferramenta, porém, só funciona com imagens estáticas, o que pode mudar com o avanço da nova tecnologia, que identifica substantivos e verbos dentro das imagens em movimento (neste caso, são os vídeos).

API do Google reconhece objetos e animais em cenas de vídeos (Foto: Caio Bersot/TechTudo)

Na apresentação em São Francisco, nos Estados Unidos, o Google testou a ferramenta ao pesquisar pela raça de cachorro Dachshund (o famoso salsicha). Rapidamente a máquina reconheceu frames nos quais o cão aparece. Além da identificação, a tecnologia também extrai metadados para apontar todas as outras vezes nas quais o objeto ou animal pesquisado aparece na coleção de vídeos.

Apesar de ter potencial para, no futuro, ajudar qualquer usuário a encontrar uma cena específica em um filme que lembra apenas ter um tigre, por exemplo, os vídeos pesquisáveis só estão disponíveis, por enquanto, em modo “beta privado”, para os desenvolvedores.

Segundo o Google, a ferramenta poderá colaborar para a organização de diversas empresas que precisam gerenciar muitos conteúdos audiovisuais e decupagem.

Pesquisa dentro de vídeos encontra substantivos e verbos (Foto: Divulgação/Google)

“A inteligência artificial está desempenhando um papel cada vez mais essencial na empresa, no entanto, mais e mais negócios estão lutando para se manter. Um de nossos objetivos mais importantes é fazer da machine learning uma ferramenta de transformação para organizações de qualquer tamanho, indústria ou sofisticação”, afirma Fei-Fei Li, cientista chefe do Google Cloud AI e Machine Learning.

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Para usar os vídeos pesquisáveis as empresas teriam de armazenar as mídias no Google Cloud Storage, serviço de armazenamento na nuvem da Gigante de Buscas que já é utilizado pela Apple, Spotify e Evernote. Apesar de funcionalidade complexa, os conteúdos a serem buscados são identificados sem qualquer tipo de marcação feita anteriormente por quem produziu o vídeo.


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