O WhatsApp oferece diferentes formas de notificações e uma delas mostra um pop-up na tela, mesmo se estiver desligada. Apesar de parecer prática, a função marca a mensagem recebida como lida na conversa, mesmo se o usuário só fechar a notificação. Isso pode causar desentendimentos entre seus amigos, já que aparecem os dois “checks” azuis, mesmo sem você abrir o aplicativo do WhatsApp no celular ou desbloquear o aparelho.

Uma das formas práticas de resolver o problema é desativar esse tipo de alerta, e voltar para o tradicional. Veja, no passo a passo deste tutorial, as dicas de como fazer isso no smartphone Android.

Quatro formas de driblar o problema da memória cheia no WhatsApp

Veja como remover alertas pop-up e não ser denunciado de que leu a mensagem no WhatsApp (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Passo 1. Anteriormente, o usuário podia visualizar as mensagens pelo pop-up, que só eram marcadas como lidas ao tocar para responder. No entanto, com a mudança no WhatsApp, assim que você fecha a notificação, ou faz interações na tela, a mensagem já aparece como visualizada para seu amigo e o status muda para online sem você abrir o app do WhatsApp. Para ter uma ideia, veja como o pop-up funciona e como aparece na tela do seu amigo.

As notificações em pop-up podem marcar mensagens como lidas mesmo sem abrir o WhatsApp (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Uma solução é remover o pop-up. Para isso, abra o WhatsApp no celular e toque no ícone de menu (três pontos) no topo direito. Selecione “Configurações”.

Acesse as configurações do WhatsApp (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Depois, toque em “Notificações” e, primeiro, altere as “Notificações de mensagem” (individuais). Em “Notificação pop-up”, escolha “Sem pop-up”.

Desative as notificações pop-up de mensagens individuais no WhatsApp (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Faça o mesmo nas “Notificações de grupo”. Selecione “Notificações pop-up” e marque a opção “Sem pop-up”.

Se preferir desative o pop-up também dos grupos do WhatsApp (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Agora, seus alertas voltarão para a barra de notificações tradicional no topo da tela. Assim, a mensagem só será mostrada como lid

... a se você abrir a conversa ou tocar na notificação. Aproveite e veja como remover o "visto por último" no WhatsApp para ficar invisível no mensageiro.

Remover todas as notificações

Passo 1. Caso você continue tendo problemas com “mensagem visualizada” no WhatsApp, uma outra solução é remover de vez as notificações. Assim, você só verá que recebeu mensagens quando abrir o aplicativo, eliminando a possibilidade de que essas prévias de recados denunciem que você leu algo. Para isso, abra as “Configurações” no celular Android e toque em “Gerenciador de Aplicações”.

Abra as configurações de aplicativos no celular Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Depois, escolha o “WhatsApp” no fim da lista. Toque em “Notificações” e desative a chave ao lado de “Permitir notificações” para remover de vez os alertas.

Desative de vez as notificações do WhatsApp no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Você também pode deixar ativado o recurso para “Ocultar conteúdo sensível” das notificações. Ou seja, esconder as prévias de mensagens, caso prefira manter o alerta genérico só para não perder recados importantes. É possível, ainda, desligar o item “Visualizações de pop-ups” para evitar de ativar os alertas flutuantes. Aplique a melhor configuração para seu dia a dia.

Tente remover o conteúdo sensível da notificações ou impedir pop-ups no celular Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Remover os dois “checks” azuis

Passo 1. Caso você queira manter o tipo de alerta pop-up, mas proteger sua privacidade no mensageiro, também há a opção de remover o sinal de “dois checks” azuis de leitura da mensagem. Para isso, acesse novamente as “Configurações” do WhatsApp e dessa vez selecione “Conta”.

Acesse as configurações de conta do WhatsApp (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Agora, pressione o item de “Privacidade” e role a tela até encontrar a opção “Confirmação de leitura”, deixando a caixa de texto desmarcada.

Remova os checks azuis de mensagem visualizada no WhatsApp (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Dessa forma, seus amigos não saberão quando você leu uma mensagem, em conversas privadas. Confira também algumas formas de burlar os checks azuis no WhatsApp.

Qual foi a melhor atualização do WhatsApp dos últimos meses? Comente no Fórum do TechTudo.

 


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.