Ao usar o recurso de ocultar automaticamente a barra de tarefas do Windows, a barra permanecerá oculta até que um programa precise de sua atenção. Para aplicativos regulares, isso normalmente significa que seu ícone na barra de tarefas começará a 'piscar'. Por exemplo: o Skype irá 'piscar' seu respectivo ícone da barra de tarefas quando receber uma nova chamada.

O que é Aero Peek e como usar no seu computador

Nesse caso, você pode clicar no ícone do aplicativo na barra de tarefas para permitir que o software saiba que você notou a chegada de uma nova mensagem, por exemplo. Em seguida, a barra de tarefas ficará oculta novamente, sem incomodar.

Barra de tarefas não fica oculta de forma automática? Saiba corrigir (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Verificando as configurações da barra de tarefas

Se a barra de tarefas não fica oculta de forma automática, é preciso verificar as configurações da barra de tarefas. Para isso, siga os passos.

Passo 1. Clique com o botão direito do mouse na barra de tarefas. No menu exibido, clique na opção “Configurações”;

Acessando as configurações da barra de tarefas (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Na janela de configurações, veja se as duas opções “Ocultar automaticamente” estão ativadas. Se não estiverem, clique no controle para fazer a mudança.

Verificando ou ativando a opção que oculta a barra de tarefas (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Em alguns casos, basta desativar o recurso e voltar a ativá-lo, para corrigir o problema com a barra de tarefas que não fica oculta.

Reiniciando o Windows Explorer

Muitas vezes, quando a barra de tarefas se recusa a ocultar automaticamente e você não consegue encontrar a razão, reiniciar o Windows Explorer pode resolver o problema, pelo menos temporariamente. 

Passo 1. Clique com o botão direito na barra de tarefas. No menu que aparece, selecione a opção “Gerenciador de Tarefas”. Você também pode abrir o Gerenciador de Tarefas usando o atalho de teclado “Ctrl + Shift + Esc”;

Executando o Gerenciador de Tarefas (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Se o Explorer não aparecer na tela do Gerenciador de Tarefas do Windows, clique em “Mais detalhes”;

... to componente-conteudo"> Acessando a opção "Mais detalhes" no Gerenciador de Tarefas (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Procure pelo Windows Explorer e clique nele. Depois, clique no botão “Reiniciar”.

Reiniciando o Windows Explorer (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Verificando os ícones na bandeja do sistema

Para aplicativos em segundo plano que têm um ícone na bandeja do sistema, duas situações podem fazer com que o auto-ocultar da barra de tarefas falhe. A primeira é quando você tem um badge (emblemas) no ícone, ou uma mudança de ícone real, indicando que o aplicativo precisa de sua atenção.

Visualizando badges do Windows 10 na barra de tarefas (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

A segunda situação ocorre principalmente no Windows 8 e versões anteriores, quando um balão de notificação aparece. Isso muitas vezes faz com que a barra de tarefas permaneça visível até você descartar a mensagem. As duas situações são simples de resolver: clicando no ícone do app ou configurando o aplicativo para não receber suas notificações.

Em alguns casos, porém, um aplicativo simplesmente não foi bem escrito. O app irá acionar uma notificação no Windows para manter a barra de tarefas aparecendo, mas não exibirá nada visível para você fechar. Esse problema é ainda pior quando combinado com a capacidade do Windows de ocultar ícones da bandeja do sistema.

Windows 10 com problemas no Explorador de Arquivos: o que fazer? Veja no Fórum do TechTudo.

Nesse caso, geralmente, você pode corrigir o problema reiniciando o aplicativo com problema ou clicando no ícone para acionar qualquer que seja a notificação oculta. Ocasionalmente, você terá um ícone da bandeja do sistema que manterá a barra de tarefas aparente mesmo que não tenha nada que, visualmente, possa chamar sua atenção.

Se você não vir uma notificação óbvia de um dos aplicativos, basta clicar com o botão direito em cada um deles e ver se ele resolve o problema. Ao encontrar um que se comporte dessa maneira, você poderá desativar as notificações para o aplicativo ou, pelo menos, arrastá-lo para a área principal da bandeja do sistema, onde é mais fácil de encontrar.

Ainda é possível desativar a bandeja do sistema, embora não seja recomendável.

Personalizando as definições de notificação

Ao descobrir qual aplicativo está impedindo a barra de tarefas de ficar oculta por causa de notificações, é possível deixar o app continuar exibindo notificações ou desativá-las. A última opção pode ser feita acessando as configurações do Windows, entrando em “Sistema” e clicando em “Notificações e ações”.

Configurando as notificações do Windows 10 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Isso se aplica se o aplicativo o notifica 'piscando' um botão da barra de tarefas normal ou um ícone da bandeja do sistema. Também se aplica se a notificação for um emblema no ícone ou uma notificação de balão.

No entanto, para alguns aplicativos, como o aplicativo Skype mencionado anteriormente, você pode explorar as configurações do aplicativo e ver se há uma opção para desativar as notificações.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.