A Microsoft anunciou nesta terça-feira (14) o fim do suporte ao Windows Vista. O sistema operacional que ficou disponível por dez anos não receberá mais atualizações de segurança a partir do dia 11 de abril de 2017. Os usuários que continuarem com o software ainda poderão trabalhar e navegar normalmente, mas a fabricante afirma que o computador corre o risco de ficar vulnerável a vírus.

Como usar o Gerenciador de Tarefas no Windows 10

Assim como aconteceu com o Windows XP, o fim do suporte tem como objetivo o investimento em novos recursos e tecnologias mais recentes, segundo a Microsoft. Neste caso, para manter o PC e seus dados em segurança é indicada a atualização para o Windows 10, sistema operacional lançado em julho de 2015.

Microsoft irá encerrar suporte ao Windows Vista em abril (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Riscos de continuar com o Vista

Qualquer sistema operacional que fique sem suporte abre brechas para que vírus e malware se instalem no computador sem grandes dificuldades. Isso porque você não poderá ter atualizações de segurança, além de utilizar softwares descontinuados, como o Internet Explorer 9, que não é mais compatível com o Windows Vista e já tem aplicativos e dispositivos que não funcionam no antigo sistema.

Segundo a Microsoft, o Microsoft Security Essentials, antivírus gratuito da fabricante, também teve o suporte interrompido. Os usuários que já têm o software instalado receberão atualizações antimalware por tempo limitado.

Windows 10 com problemas no Explorador de Arquivos: o que fazer? Veja no Fórum do TechTudo.

Atualização

Certifique-se que seu PC pode receber o Windows 10 antes de tentar atualizar (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

Uma das formas de continuar usando o mesmo hardware de desktop

... ou notebook com segurança é fazendo a atualização do Windows Vista para o Windows 10, sistema operacional mais recente da Microsoft. Para isso você deve se certificar de que seu computador tem os requisitos para receber o software, pois alguns PCs antigos não estão habilitados para o upgrade.
Caso seu computador não suporte o processamento necessário para a compra do Windows 10, há diversas opções de notebooks e desktops à venda no mercado brasileiro que já vêm com o sistema operacional. Há modelos das principais marcas com tecnologias avançadas e preços de entrada.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.