O WhatsApp é um aplicativo que permite enviar mensagens de texto, realizar chamadas de áudio e vídeo. O mensageiro identifica automaticamente os contatos da agenda do celular que também usam o app, mas, às vezes, a pessoa pode não aparecer na sua lista de amigos. Esse problema também pode acontecer depois da atualização que mudou os status do WhatsApp e a interface do aplicativo.

No entanto, o erro pode ser resolvido de algumas formas. A primeira é verificar se o contato foi adicionado corretamente na agenda do celular Android. Já a segunda é atualizar a lista do mensageiro para adicionar o novo número ou até liberar os contatos ocultos. Há também ajustes nas permissões de segurança que podem causar o problema. Para encontrar de vez a solução, veja o passo a passo neste tutorial.

Status do WhatsApp: veja as principais dúvidas e polêmicas da atualização

Veja como encontrar contatos no WhatsApp e resolver problemas (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Adicionar contatos na agenda do Android

Passo 1. Para começar, é fundamental saber se a pessoa tem mesmo WhatsApp. Só assim ela aparecerá na sua lista de contatos. Além disso, você precisa saber que o aplicativo capta automaticamente essa informação da agenda do seu celular, e não é preciso adicionar nada extra ao mensageiro. Para isso, busque o ícone de “Telefone” e em “Contatos” toque no sinal de “+” para adicionar um novo número.

Abra sua agenda de telefone no celular Android e adicione um contato (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Adicione o nome da pessoa e depois o número do celular. Lembre-se de colocar o DDD e de não usar traços para separar. Confirme em “Salvar”. Caso seja um número internacional, este tutorial vai te ajudar a adicionar as informações de forma correta. Seu contato será criado e note que, em algumas versões do Android, ele já mostra o vínculo com o WhatsApp, caso a pessoa esteja no mensageiro.

Adicione o contato com o número de celular no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Vale lembrar que, para o WhatsApp identificar e funcionar corretamente, o celular precisa estar integrado com chip de operadora ativo e internet móvel ou Wi-Fi.

Permissão de segurança

Passo 1. O Android limita o acesso de aplicativos nas funções do celular. Caso o WhatsApp não mostre nenhum contato, talvez você tenha que permitir esse acesso nos ajustes. Para isso, toque em “Configurações” e role a tela até o item de “Gerenciador de aplicações”. Selecione o WhatsApp no final da lista.

... width="">Acesse o gerenciamento de apps nas configurações do Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Agora, dentro das configurações do WhatsApp, selecione as “Permissões” e garanta que o item de “Contatos” esteja ativado na chave lateral.

Ative a permissão para Contatos pelo WhatsApp (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Ativar contatos ocultos no WhatsApp

Passo 1. O WhatsApp tem um ajuste interno que permite mostrar todos os contatos. Para isso, toque no ícone de menu (três pontos) no topo direito e selecione “Configurações”.

Abra as configurações do WhatsApp no Android (Foto: Reprodução/Aline Batista)

Passo 2. Depois, toque em “Contatos” e marque a caixa de texto ao lado de “Ver todos os contatos”.

Marque para mostrar todos os contatos no WhatsApp (Foto: Reprodução/Aline Batista)

Atualizar lista de contatos

Passo 1. Quando você garantir que todos os passos acima foram executados, acesse a aba de “Contatos” no WhatsApp. Lá ficam todos seus amigos que têm o mensageiro (com número adicionado na agenda do Android). Vale lembrar que com os novos status, os contatos podem ser encontrados em uma bolinha verde no canto inferior direito. Se você tiver alguma dúvida sobre como localizá-los após a novidade, veja este tutorial. Depois disso, toque no ícone de menu (três pontos) no topo direito.

Localiza seus contatos para atualizar a lista do WhatsApp (Foto: Reprodução/Aline Batista)

Passo 2. Selecione “Atualizar” e espere até que o WhatsApp confirme a atualização de sua lista de contatos. Depois disso, os novos contatos devem aparecer na lista.

Atualize sua agenda do WhatsApp (Foto: Reprodução/Aline Batista)

Aproveite para descobrir quem leu sua mensagem no grupo do WhatsApp neste tutorial.

Colaborou: Aline Batista.

WhatsApp recebe, mas não manda mensagens. O que fazer? Comente no Fórum do TechTudo.




>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.