O Samsung Expert X22 é um notebook desenvolvido para o mercado intermediário. Ou seja, ele é um meio termo entre os notebooks básicos e os mais potentes. Mais indicado para pessoas que usam o dispositivo para trabalho, mas não necessitam rodar aplicações mais pesadas, como editores de imagem, vídeo ou softwares de renderização 3D.

Confira os notebooks mais indicados para uso casual e doméstico

Equipado com um processador Intel Core i5, 6 GB de RAM, 1 TB de disco rígido e uma tela de 15.6 polegadas, será que sua compra vale a pena? É isso que iremos analisar nesta matéria.

Notebook Samsung Expert X22 (Foto: Divulgação/Samsung)

Pontos positivos

Tela grande e Full HD

O tamanho de tela em um notebook certamente é um fator fundamental para decidir por sua compra. O Expert X22 oferece um display grande, de 15.6 polegadas e com resolução Full HD (1920 x 1080 pixels).

Uma tela grande com essa resolução é excelente para trabalhar e navegar na internet e redes sociais. Sem falar que também é ótimo para assistir filmes.

A tela do Expert X22 é ideal para se assistir vídeos (Foto: Divulgação/Samsung)

Fácil aumento de memória e HD

Os notebooks costumam ser aparelhos “fechados”, ou seja, que não dão muita margem para mudanças e melhorias. E, quando oferecem esta possibilidade, ela não é muito simples de ser acessada. O Samsung Expert X22 possui tampas que podem ser facilmente retiradas e que dão acesso aos bancos de memória e ao HD da máquina.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Assim, caso o usuário queira aumentar a quantidade de memória RAM ou trocar o HD por um SSD, ele poderá fazer isso facilmente com uma chave Phillips. Este notebook suporta até 16 GB de memória RAM.

HD e memória facilmente expansível (Foto: Divulgação/Samsung)

Funcionalidades exclusivas

O notebook Samsung Expert 22 possui um conjunto de funcionalidades exclusivas que são muito bem vindas aos usuários. Por exemplo, com um simples comando o usuário pode tornar a tela semitransparente e impedir que alguém veja no que você está trabalhando.

Para acessar o sistema operacional você pode abrir mão da tradicional senha e configurar um desenho que pode ser feito no touchpad. Desta maneira, para desbloquear o Windows, basta fazer o desenho no tocuhpad e pronto. É mais rápido e seguro que as senhas tradicionais.

Função
... Touchpad Logon (Foto: Divulgação/Samsung)

E se você preza pela privacidade online e tem medo que algum hacker lhe espione através da webcam e do microfone de seu notebook, o Expert X22 possui uma função que desabilita ambos com um simples comando. Assim, quando precisar fazer uma chamada de vídeo, por exemplo, basta habilitar a câmera e o microfone. Quando terminar, desabilite-os de maneira fácil e rápida.

Pontos negativos

Processador mais básico de sua família

O Samsung Expert X22 utiliza o processador Core i5 5200U, pertencente à quinta geração. Este é o modelo mais básico da quinta geração (microarquitetura Broadwell), tendo clock maior apenas que a versão 5250U.

Seu clock padrão é de 2,2 GHz, mas em modo Turbo Boost ele pode chegar a 2,7 GHz. Ele conta com dois núcleos físicos e a tecnologia Hyper-Threading, que simula mais dois núcleos virtuais. Ele possui a GPU integrada HD 5500, também a mais básica de sua geração. Pelo seu preço, achamos que ele poderia trazer um processador mais potente, como o 5257U.

O processador do Expert X22 poderia ser melhor (Foto: Divulgação/Samsung)

Disco rígido lento

Este notebook possui um disco rígido com ampla capacidade de armazenamento (1 TB) mas com baixa rotação (5400 RPM). Isso o deixa bem lento, tanto para iniciar o sistema operacional quanto para acessar arquivos e programas.

Devido ao seu preço, esperávamos um HD com melhor performance, como 7200 RPM ou mesmo um misto de SSD com HD.

Preço

O Samsung Expert X22 possui uma configuração ótima e, com certeza, atende perfeitamente as necessidade de um usuário intermediário. Porém, seu preço pode ser alto para alguns consumidores. Em pesquisa nas lojas do varejo nacional, constatamos que seu preço fica em torno dos R$ 2.700.

Desta forma, só recomendamos a compra deste notebook se você precisar dele como uma ferramenta de trabalho, já que o seu preço será abatido com o tempo. Caso contrário, existem outros notebooks à venda que custam menos e podem atender as suas necessidades.

Chromebook Samsung ou Acer: qual a melhor opção? Comente no Fórum do TechTudo




>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.