O vice-presidente de produto da Netflix, Todd Yellin, informou numa conferência que, em breve, o sistema de avaliação de filmes e séries que é atualmente usado será substituído por outros, parecido com uma velha função do Facebook. Em vez de avaliar o conteúdo por estrelas, atribuindo um valor de um até cinco, os usuários poderão avaliar os melhores e os piores filmes da Netflix com “curti / não curti” ou “gostei / não gostei”; ainda não se sabe qual será o nome do botão.

Lista tem 12 dicas para Netflix que todo assinante deveria saber

A explicação do executivo ao TNW para tal mudança é de que a novidade deverá melhorar as recomendações que são dadas para cada usuário com base nos conteúdos curtidos. Além disso, esse tipo de avaliação aumenta a participação dos usuários, gerando mais votos e avaliações.

Sistema de avaliação por estrelas está com os dias contados (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

A Netflix chegou a esta conclusão depois de realizar testes A/B com usuários de vários países. Nos testes a participação das pessoas aumentou em espantosos 200% em relação ao sistema de estrelas. Acredita-se que esse aumento se deve à familiaridade que os usuários têm com o sistema de curtidas, usado no Facebook e também no YouTube, site de vídeos do Google.

Os testes mostraram que a maioria dos usuários simplesmente não avalia o filme ou série depois de assisti-lo. O esquema de atribuir de um a cinco estrelas, aparentemente, é mais complexo e exige uma certa reflexão do usuário sobre quando estrelas merece. Então, a grande maioria prefere simplesmente não avaliar.

Além disso, a classificação por estrelas tende a ser mais subjetivo. Por exemplo, um filme que tenha média de três estrelas para algumas pessoas pode ser interpretado como bom, mas para outras pode ser ruim. Então, o novo sistema de avaliação por curtidas também pode ser mais preciso nesse aspecto.

Entretanto, ao se dispensar a avaliação por estrelas, perde-se as nuances de cada filme. Alguns títulos são bem medianos, o que pode deixar muita gente na dúvida se “curte” ou “não curte”.

... Com as estrelas, esse tipo de título poderia ser melhor avaliado. Para tentar contornar este problema, a empresa irá adicionar uma porcentagem de afinidade que levará em conta vários parâmetros. Quanto mais perto de 100% esse índice de porcentagem estiver, maiores as chances do filme agradar você. Infelizmente, ainda não há uma data específica para o início das mudanças. Mas Yellin informou que ela começará a partir de abril, em todos os mercados em que o serviço de streaming atua.
Via The Next Web


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.