Aplicativos para editar fotos no celular podem ajudar a recuperar imagens prejudicadas pelas condições de luz na hora da fotografia, ou mesmo pelo ambiente. Com esses programas, é possível deixar suas fotos incríveis e sem defeitos, em alguns passos simples. Os apps trazem ferramentas para apagar um utensílio, afinar rosto ou nariz, melhorar o brilho, a luz e o contraste, além de colocar bordas e filtros em imagens.

Alguns softwares podem ser comparados até com programas complexos de edição, como o Photoshop. Veja, na lista abaixo, cinco aplicativos grátis, disponíveis para Android e iPhone (iOS), que prometem auxiliar na hora de fazer edição em fotos.

Apps para escrever em fotos: veja opções grátis para Android e iPhone

Veja lista com apps para editar fotos pelo Android ou iPhone (iOS) (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

1) VSCO

Disponível para os sistemas do Google e da Apple, o VSCO Cam é um aplicativo gratuito, que funciona como editor de imagens e rede social. Assim como no Instagram, para usar o VSCO é necessário criar uma conta e adicionar informações pessoais, como nome e idade. Também é possível seguir outros usuários, compartilhar fotos e publicar imagens no seu perfil.

Faça o cadastro para editar e publicar suas fotos (Reprodução/Camila Peres)

O VSCO tem uma página com as fotos que o usuário editou dentro do app, e a página de perfil, com as fotos escolhidas pelo dono da conta publicadas. Para fazer uma edição, basta escolher uma foto da galeria ou tirar uma com a câmera do celular.

Coloque o filtro que desejar e compartilhe sua foto (Reprodução/Camila Peres)

Em seguida, selecione a foto, clique nos “dois traços” ao lado da letra “X” e coloque o filtro que desejar. Você pode salvar a imagem no rolo da câmera e compartilhar no próprio VSCO, Instagram, Facebook, Twitter, por e-mail e Tumblr .

2) Polarr

O Polarr é um aplicativo gratuito, disponível para Android, iPhone (iOS) e na web. Para usá-lo, não é preciso fazer nenhum tipo de cadastro, e o app pode ser comparado a um editor profissional por oferecer diversas opções de ferramentas para melhorar a imagem.

... uH-k1sfAHbgWgRuc=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2017/03/23/polarr-1.jpg" width="">Edite suas fotos com um app completo (Reprodução/Camila Peres)

É preciso permitir que o Polarr tenha acesso às suas fotos e, em seguida, escolher alguma para edição. Depois, basta mudar o que deseja. É possível adicionar filtros, alterar luz, cor, tom, colocar vinheta, marca d’água, distorcer, mudar a exposição e fazer mudanças somente em uma determinada área da foto.

O próprio Polarr possui tutoriais que ensinam como usar cada ferramenta. Basta clicar no que deseja e aparecerá um tutorial rápido, ensinando como fazer a edição na foto. O app está disponível nos idiomas português, inglês, espanhol, francês e chinês.

Use filtros ou faça a edição manualmente (Foto: Reprodução/Camila Peres)

É possível criar uma conta no Polarr e adquirir mais filtros (o valor para comprar outros filtros variam entre R$ 4 e R$ 15). Mas, mesmo sem ter um cadastro, o usuário pode editar fotos e compartilhar no Instagram, Facebook, Telegram, WhatsApp, por e-mail ou em mensageiros.

3) Prisma

Disponível para Android e iPhone (iOS), o Prisma é um aplicativo que transforma as fotos em obras de arte e em imagens que parecem desenhos. Não é preciso fazer cadastro e é muito simples de usar, mas não é possível fazer edições elaboradas. O app só permite que o usuário coloque filtro nas fotografias. Ele possui mais de 20 opções e só pode ser utilizado em inglês. Mas, por ter interface intuitiva, esse fator não atrapalha o uso.

Transforme suas fotos em verdadeiras obras de arte (Foto: Reprodução/Camila Peres)

Depois de fazer as edições, é possível compartilhar a foto em redes sociais, por e-mail ou via mensageiros.

4) Facetune 2

Disponível somente para iPhone (iOS), o Facetune 2 é um aplicativo completo para quem deseja fazer edições complexas. Não é preciso fazer cadastro, apenas permita acesso às fotos e à câmera. Existem três abas no app: “Ferramentas”, “Retocar” e “Filtros”.

Em “Ferramentas”, é possível mudar o formato do rosto, mexer nas cores da imagem, recortar, selecionar um pedaço da foto para edição, desfocar e fazer ajustes na luz, brilho contraste, cor e nitidez.

Aplicativo completo para fazer edição em fotos pelo celular (Foto: Reprodução/Camila Peres)

Na aba “Retocar”, o usuário pode branquear, suavizar, deixar a imagem fosca, esconder algo e colocar a foto completamente preta e branca, ou somente parte dela. E em “Filtros”, há diversas opções para deixar a sua foto mais bonita. Há mais de 30 filtros disponíveis. Quando acabar a edição, é possível compartilhar a foto em redes sociais, por mensagem ou e-mail.

5) InstaSize

Usado para colocar bordas em fotos e publicá-las no Instagram, o InstaSize passou por diversas atualizações e agora permite fazer edições em imagens. O app é gratuito, e não é preciso fazer cadastro para usá-lo. Para editar a foto que deseja, basta selecioná-la na galeria do seu celular e fazer as mudanças necessárias.

Adicione filtros e bordas, além de fazer edições manualmente (Foto: Reprodução/Camila Peres)

Além de colocar bordas brancas e estampadas (com diferentes desenhos), é possível mexer na luz, brilho, nitidez, saturação, tonalidade, calor, vinheta, sombras, granulação, contraste, exposição e adicionar filtros. Quando a edição estiver pronta, você pode compartilhar a foto em diversas redes sociais ou salvar no rolo da câmera. Não há uma ferramenta nativa para compartilhar a imagem no Facebook.

Qual o melhor app gratuito para editar fotos? Opine no Fórum do TechTudo.




>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.