Imagine que você está filmando ou fotografando com sua GoPro quando, de repente, ela começa a travar. Você tenta pressionar os botões e tocar no visor LCD e nada acontece, e pior, não tem ideia do que pode ter ocorrido.

GoPro: veja qual tipo de cartão de memória usar e como inserir

Mas, calma, não é necessária tanta preocupação. Tal problema ocorre a GoPro quando há algo de errado com seu cartão de memória ou quando está na hora de atualizar sua câmera de ação. Confira abaixo algumas dicas de como contornar a situação e aproveitar o que sua GoPro tem de melhor.

Aprenda como resolver problemas de travamento na sua GoPro (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Por que isso acontece?

Geralmente, o problema de travamento da GoPro ocorre de duas formas: quando há algo de errado no cartão de memória, ou quando o equipamento necessita de atualização. Na primeira situação, o travamento pode ocorrer devido o cartão de memória estar corrompido, com o armazenamento cheio ou possuir baixa qualidade. Neste momento é importante se atentar a marca e tecnologia do seu cartão. Prefira os de Classe 10, ou seja, que realiza transferências a velocidade de 10 Mb/s.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Caso seu cartão já atenda a esse quesito, faça backup dos seus arquivos e realize sua formatação. Arquivos corrompidos ou memória cheia também são causas de travamento da câmera de ação. Caso não saiba como formatar, confira essa matéria que o TechTudo fez sobre o assunto.

Escolha cartões de memória de classe 10 (Foto: Divulgação/SanDisk)

O travamento também pode ocorrer caso sua GoPro esteja desatualizada. Você pode conferir as últimas atualizações liberadas para seu equipamento através do site oficial da câmera, e utilizando o aplicativo oficial.

Soluções alternativas

Dificilmente problemas de travamento acontecerão quando você estiver em casa, com seu computador a disposição para atualizar a câmera ou formatar o cartão. Pelo contrário, quando você mais estiver precisando dela é que o problema poderá ocorrer. Para contornar a situação, há algumas ações que podem ser feitas.

Abra o compartimento inferior da GoPro e remova a bateria (Foto:Luciana Maline/TechTudo)

Prim

... eiro, tente forçar o desligamento da sua câmera. É possível fazê-lo ao apertar e segurar o botão de Power – que fica na frente da câmera – por alguns segundos. Se após um tempo a GoPro não tiver desligado, tente remover a bateria pressionando abrindo o pequeno compartimento na parte inferior da câmera. Retire a bateria puxando o suporte e deixe a câmera desligada por alguns segundos. Em seguida, coloque-a novamente na GoPro e inicie. É prudente também remover alguns vídeos ou fotos para liberar espaço na memória antes de continuar a utilizá-la.

Sport Cam Wi-Fi, concorrente da GoPro, vale a pena? Comente no Fórum do TechTudo




>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.