O Spotify oferece ferramentas para descobrir novas músicas de forma prática e rápida pelo computador. O serviço de streaming ajuda você a renovar playlists com recomendações de tendências gerais ou pensadas em você, permitindo conhecer artistas, faixas sonoras e até álbuns que nem imaginava. Já conhece o Daily Mix? Saiba que o recurso monta listas com seu gosto sonoro, de forma personalizada. Lá, tem muito mais.

Spotify pode começar a restringir alguns discos a assinantes premium

O Radar de Novidades exibe alguns lançamentos dos seus artistas favoritos, com atualização automática. Além disso, o internauta pode ver o que os amigos andam curtindo no dia a dia ou encontrar faixas específicas na busca por palavra-chave. Quer conhecer todas as recomendações? Então prepare o fone de ouvido e veja essas dez dicas.

Fone de ouvido N60NC vem com áudio em 360 graus (Foto: Viviane Werneck/TechTudo)

1) Navegar na home do Spotify

Assim que o usuário abre o Spotify no computador encontra uma tela inicial para “Navegar”, repleta de sugestões de músicas. Em “Visão Geral” você acessa um resumo das novidades gerais, inclusive com banners de lançamentos no topo. Na categoria de “Paradas” estão playlists com as faixas mais tocadas no streaming em geral, como “Top 30 Global” e “Top 50 Brasil”. Já em “Gêneros e momentos” o usuário encontra listas temáticas como para relaxar, balada, pop, rock, para dormir, viagem e mais.

Navegue na home do Spotify para encontrar as paradas de sucesso (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Se você está interessado nas novidades do mundo da música, a categoria de “Lançamentos” na tela de navegação do Spotify mostra tudo que há de novo na semana com álbuns e singles de artistas.

Veja os lançamentos do Spotify (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

2) Botão de Descobrir e Radar de Novidades

Já a categoria “Descobrir”, no menu, é mais direcionada aos gostos do usuário. Lá estão as “Playlists feitas só para você” com as “Descobertas da Semana”, que se trata de um mix com novas descobertas específicas para o usuário. Essa lista é atualizada toda segunda-feira no Spotify. Por sua vez, o ”Radar de Novidades” exibe uma playlist com faixas atualizadas toda sexta-feira, oferecendo as últimas músicas dos seus artistas favoritos e mais novos singles escolhidos para o perfil.

Descubra novas playlists feitas para você e veja o radar de novidades (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

3) Recomendados para você e Novos lançamentos

... >

Ainda na aba “Descobrir” do Spotify, o usuário pode rolar a tela para encontrar os artistas e álbuns indicados conforme seu gosto musical, na categoria “As melhores recomendações para você”. Já nos “Novos lançamentos para você” estão CDs e músicas também baseados no que você anda ouvindo no aplicativo. Assim, você pode encontrar novidades personalizadas para seu estilo musical.

Encontre as recomendações e lançamentos para você (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

4) Listas sugeridas para você ou parecido com artistas

Saiba que é possível encontrar sugestões de músicas baseadas ou parecidas com os artistas que você mais ouve ou acessou recentemente no Spotify, na aba “Descobrir”. Basta rolar a tela para encontrar a listas “Sugeridas para você com base em…” ou “Parecido com…” trilhas, álbuns e artistas. Por exemplo: se você estiver ouvindo muito Legião Urbana, poderá encontrar nessas recomendações artistas ou trilhas parecidas, provavelmente do rock nacional.

Veja as sugestões baseadas no que você ouviu no Spotify (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

5) Busca do Spotify

Lembra o nome de uma música ou artista? Então vale a pena usar diretamente a barra de “Busca” por palavra-chave no topo do Spotify. Lá você pode digitar qualquer informação, inclusive de playlists prontas, gravadoras de CDs, álbuns, faixas e mais. O interessante é que a aba já mostra algumas sugestões, caso não lembre o nome exato do artista, por exemplo. Também são exibidas as músicas com o termo-chave e perfis de amigos.

Faça buscas específicas por palavra-chave no Spotify (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

6) Rádio e Playlists Públicas

O Spotify oferece estações de rádio com temas ou artistas específicos. O usuário pode, inclusive, criar sua Rádio no serviço de streaming e personalizar conforme seu gosto. Estão disponíveis categorias como “Tocado recentemente”, “Estações recomendadas” ou “Estações específicas”, para encontrar novos gêneros musicais. O internauta pode pesquisar ainda por milhares Playlists Públicas com acesso gratuito, montadas com músicas escolhidas por outros perfis. Algumas têm apenas faixas de um artista ou oferecem temas específicos como “músicas de piano”. Vale a pena pesquisar pela palavra-chave na barra de “Busca” do Spotify.

Conheça as estações de Rádio do Spotify (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

7) Daily Mix

O Daily Mix reúne playlists exclusivas para cada usuário, com músicas favoritas ou descobertas sonoras baseadas no seu gosto. Caso você seja novo no streaming, saiba que a Daily Mix pode demorar cerca de duas semanas para aparecer, já que o Spotify precisa entender suas preferências e montar as listas. O recurso é atualizado automaticamente e está disponível inclusive para contas gratuitas. Assim você não precisa perder tempo escolhendo faixas para ouvir no dia a dia. Para usar, o “Seu Daily Mix” está disponível em “Suas Músicas”, no menu lateral do streaming pelo PC.

Daily Mix monta playlist com músicas personalizadas para você (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

8) Atividade dos seus amigos

Na interface para computador, o Spotify mostra a “Atividade de amigos” em uma barra lateral, na direita da tela. Ali estão as atualizações de tudo o que seus amigos estão ouvindo recentemente e há quanto tempo isso ocorreu. É um recurso rápido para você conhecer novas músicas: ao clicar na faixa, álbum ou artista a reprodução é aberta no streaming e você pode salvar nas suas listas privadas.

Veja o que seus amigos andam ouvindo recentemente (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

9) Perfis de amigos

Você pode acessar diretamente o perfil do seu amigo específico para ficar por dentro do que ele costuma ouvir no Spotify. Essa pesquisa pode ser feita pela barra de “Busca” no topo, digitando o nome da pessoa, ou clicando em um dos perfis que aparecem em “Mais amigos”, na aba lateral. No perfil estão as playlists públicas que a pessoa curte, além de mostrar os perfis que ele segue e que estão seguindo, inclusive de celebridades.

Encontre novidades nos perfis dos seus amigos (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

10) Seguir perfil de artista

O usuário pode encontrar seu artista favorito no Spotify e seguir seu perfil. Essa é uma das formas mais práticas de ficar por dentro de todos os lançamentos musicais relacionados com essa pessoa no streaming e descobrir novas faixas. Na visão geral do perfil, o usuário encontra as novidades sonora, trilhas mais populares recentemente, álbuns disponíveis, artistas relacionados e até a aba de “Ao vivo”, com indicações de shows. A pesquisa pode ser feira usando a barra de “Busca” no topo da tela.

Siga o perfil do seu artista favorito no Spotify (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)
Qual é o melhor serviço de streaming? Opine no Fórum do TechTudo.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.