O Facebook anunciou uma nova câmera com efeitos para fotos e vídeos, bastante semelhante ao recurso oferecido pelo Snapchat. A rede social possui uma série de opções interativas e de molduras para serem aplicadas nas imagens que serão compartilhadas com os amigos por meio do Facebook Stories, Direct ou na própria timeline.

O resultado também pode ser salvo na galeria de fotos do seu smartphone, caso prefira. Veja, no tutorial abaixo, como usar os novos efeitos de câmera do Facebook. A função está disponível no aplicativo para celulares Android e iPhone (iOS).

Facebook lança Stories, Direct e nova câmera no app para Android e iOS

Aprenda a aplicar efeitos em fotos pelo aplicativo do Facebook (Foto: Aline Batista/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Antes de fotografar ou filmar

Passo 1. É possível acessar a nova câmera de três formas: puxando a tela da direita para a esquerda; tocando sobre o ícone da câmera localizado, na parte superior esquerda; ou selecionando “Direto”.

É possível acessar a câmera do Facebook de três modos distintos (Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 2. Se escolher as duas primeiras opções, a câmera será aberta instantaneamente. Se optar por “Direto”, clique em “Enviar foto/vídeo” e a câmera abrirá.

No modo “Direto”, há mais um passo para acessar a câmera do Facebook (Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 3. A nova câmera do Facebook funciona de forma semelhante à do Snapchat: para fotografar, basta tocar sobre o botão central; e para filmar, é só pressioná-lo durante o período de gravação. Caso queira trocar a câmera de frontal para a traseira ou vice-versa, toque sobre o ícone da câmera.

Para filmar com a câmera do Facebook, basta segurar o botão central durante a gravação (Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 4. Para aplicar os efeitos antes de fotografar, arraste o dedo verticalmente na tela, para cima ou para baixo, e veja os filtros em destaque. É possível interagir com eles, de acordo com os comandos que surgem na tela, como mover a cabeça, abrir a boca ou mover os olhos, por exemplo.

É possível acessar os filtros da câmera do Facebook deslizando o dedo verticalmente (Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 5. No entanto, se quiser conferir mais opções de filtros e efeitos, você pode tocar, antes de gravar ou tirar a foto, sobre o ícone de varinha. Lá ficam “escondidos” aqueles que não estão em destaque. Na aba c

... om estrela, aparecerão os favoritos.
No ícone de varinha, estão escondidas mais opções de filtros e efeitos para a câmera do Facebook(Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 6. Na aba de máscara, estão os efeitos de “disfarce”, que interagem com o usuário, como barba, óculos, rosto de animais, entre outros. Já no ícone representado por três estrelas, estão os filtros que criam efeitos como TV antiga, preto e branco, psicodélico e outros.

Na aba de máscara, estão efeitos que interagem com o rosto do usuário do Facebook (Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 7. Por fim, na aba de moldura, estão as bordas para aplicar na imagem. Escolhido o efeito ou o filtro favorito, é só gravar o vídeo ou tirar a foto, como explicado no passo 3.

 A câmera do Facebok permite aplicar bordas às fotos e vídeos (Reprodução/Taysa Coelho)

Depois de fotografar ou filmar

Passo 1. Escolhido o filtro e feita a foto ou o vídeo, é possível aplicar os outros efeitos disponíveis. No ícone de varinha, estão molduras para acrescentar à imagem. Selecione a sua favorita para incorporar à foto. Essas molduras também podem ser adicionadas arrastando o dedo verticalmente na tela.

Na varinha, é possível aplicar molduras às fotos ou vídeos no Facebook (Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 2. Já nas letras “Aa”, o usuário consegue escrever um texto sobre a imagem. Primeiro, selecione a cor e, depois, digite o conteúdo. Para deslocá-lo pela tela, basta arrastá-lo com o dedo. Caso queira aumentar ou diminuir o tamanho da fonte, use os dois dedos em movimento de pinça. A mesma ação também permite girar as palavras.

O movimento de pinça com dois dedos permite gira a palavra, além de aumentar e diminuir a fonte na câmera do Facebook (Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 3. O ícone de lápis permite incluir desenhos manuais no vídeo ou na foto. Assim como na opção anterior, basta escolher a cor e, em seguida, deslizar o dedo sobre a tela para fazer a sua arte.

O ícone do lápis, na câmera do Facebook, permite o desenho à mão livre (Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 4. Na parte superior direita, há um ícone para espelhar a imagem.

É possível espelhar as imagens na câmera do Facebook (Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 5. Caso queira usar uma imagem que já esteja na galeria, toque sobre o ícone de fotos, situado na parte inferior da tela e, em seguida, selecione a imagem que deseja adicionar.

Também é possível usar fotos e vídeos da galeria para aplicar os efeitos da câmera do Facebook (Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 6. Feito isso, basta arrastar o dedo na tela verticalmente para aplicar as bordas. Os demais efeitos podem ser usados da mesma forma explicada acima.

No Facebook, as bordas podem ser aplicadas arrastando o dedo na tela verticalmente (Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 7. Terminadas as edições, é hora de compartilhar com os amigos. Para isso, é só clicar na seta situada na parte central. Na tela seguinte, escolha se quer compartilhar com seus amigos através do Stories, com apenas alguns amigos ou como uma publicação comum do Facebook (ou seja, que não dura apenas 24 horas).

É possível compartilhar as fotos e vídeos da câmera do Facebook nos Stories, mensagem direta ou publicá-los em seu mural (Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 8. Caso queira apenas salvar a imagem para visualizar posteriormente ou compartilhá-la nas redes sociais depois, toque na seta para baixo.

É possível salvar as imagens da câmera do Facebook na galeria do seu celular (Reprodução/Taysa Coelho)

Agora você já sabe como usar os novos recursos da câmera do Facebook para compartilhar fotos e vídeos divertidos com os amigos.

Como mudar foto de post fixo em grupos do Facebook? Comente no Fórum do TechTudo.

 


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.