O sinal de TV analógico já foi desligado no Distrito Federal e em São Paulo. Ainda em 2017, os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás e Ceará também devem passar pela mudança. Para continuar assistindo TV normalmente o usuário deve ter um televisor digital ou um conversor.

Smart TVs Samsung com nova tecnologia QLED chegam em março ao mercado

Caso esteja na dúvida se sua TV está pronta para as alterações de sinal no país confira, a seguir, três dicas para descobrir se um aparelho é digital. Vale ressaltar que todas as Smart TVs têm o conversor embutido, ou seja, não sofrerão com o fim do analógico.

Em dúvida se sua TV é digital? Veja dicas para descobrir detalhes do televisor (Foto: Pond5)

Selo DTV

Todas as TVs e conversores com sinal digital recebem um selo DTV, o que indica que o fabricante é associado ao Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre. Se seu televisor possui o certificado, provavelmente indicado na caixa ou no manual do produto, o aparelho é digital.

Selo DTV indica se televisor está preparado para sinal digital (Foto: Divulgação/Sony)

Ano de fabricação

TVs de LED, LCD ou Plasma fabricadas em 2010 ou antes têm grandes chances de não receberem o sinal digital. Para confirmar a configuração é importante conferir o manual do aparelho ou entrar em contato com a fabricante e informar o nome do modelo.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Se o seu televisor for mais recente, a partir de 2010, provavelmente ele é digital, mas também vale confirmar a especificação para evitar problemas quando a mudança chegar na sua cidade. As principais fabricantes com TVs à venda no Brasil, entre elas Samsung, Sony, Panasonic, LG, Philips e Philco oferecem aparelhos com o sinal atualizado.

Modelos

Ano de fabricação e modelo são importantes para conferir se há sinal digital (Foto: Divulgação/Philips)

As TVs de LED, LCD e Pl

... asma podem ou não receber o sinal digital dependendo do ano de fabricação, como indicado no item anterior. Já no caso de televisores de tubo, com a parte traseira maior, a regra é única: os aparelhos não são digitais.

Neste caso, é possível instalar um conversor digital na TV de tubo ou, se preferir se desfazer do aparelho, descartá-lo em um local apropriado como ONGs e cooperativas que trabalham com a coleta de lixo eletrônico. Nesta lista você encontra empresas que reutilizam peças em alguns dos estados que têm a mudança prevista.

Qual Smart TV comprar? Consumidores dão dicas de modelos no Fórum do TechTudo.

 


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.