A Intel surpreendeu quando anunciou a sétima geração de processadores (Kaby Lake) para desktops, revelando a existência daquele que é o primeiro Core i3 a permitir overclock. O i3 7350K, com 4.2 GHz de velocidade, pode ser acelerado pelo usuário para chegar a velocidades mais altas.

Conheça as diferenças entre os processadores da sétima geração da Intel

Mas será que este processador com preço acessível, vale à pena para quem quer soemente gastar menos na hora de comprar uma ótima CPU e não pensa em fazer overclock? A seguir, você vai conhecer o i3 7350K em maiores detalhes e descobrir se ele é uma boa escolha para as suas necessidades e se cabe no seu bolso.

Especificações

Core i3 7350K é o primeiro i3 a aceitar overclock (Foto: Divulgação/Intel)

Todos os processadores i3 da Intel são dual-core e o 7350K não foge a essa regra. A CPU possui dois núcleos que registram velocidade de 4.2 GHz, sem qualquer intervenção do usuário. Além desses cores, o i3 tem o recurso Hyper Threading, que simula quatro núcleos lógicos no processador, fazendo com que se comporte como um quad-core em algumas situações.

Em termos de cache, o i3 tem 4 MB em nível 3 e conta também com uma GPU integrada, a Intel HD Graphics 630. O processador dissipa 60 watts em suas configurações padrão e pode gerenciar até 64 GB de memória RAM DDR4.

Todos esses números são interessantes e fazem desse i3 em específico o processador mais rápido e capacitado da família de entrada dos Core i. Entretanto, a AMD já adiantou que seus novos Ryzen R5, que deverão competir em preço com os i3 também no mercado brasileiro, serão todos quad ou hexa-core.

Desempenho e overclock

Se o usuário não pretende fazer overclock, o i3 7350K deixa de fazer muito sentido: a opções com desempenho melhor (Foto: Divulgação/Intel)

A comparação com os processadores Ryzen será inevitável porque, assim como todos os novos AMD, o i3 7350K permite a realização de overclock. Os Ryzen R5 ainda não chegaram ao mercado, assim como os R3, de forma que é impossível comparar a performance entre eles.

Mas é possível falar das margens de ganho permitidas pelos chips da Intel em termos de overclock. Com sistemas de refrigeração de boa qualidade, usuários reportam que o i3 7350K pode operar com estabilidade a 5 GHz, velocidade bem superior aos 4.2 padrões da CPU.

Mas essa CPU faz sentido para quem não quer fazer overclock? Essa é uma questão interessante porque, com dois núcleos, o i3 7350K pode apresentar limitações em alguns tipos de aplicações, que dependem de uma grande quantidade de multiprocessamento.

Opções ao i3 7350K

A questão do overclock é decisiva para uma eventual compra desse processador. Consumidores que não estão interessados nessa pratica podem, por exemplo, escolher processadores com mais núcleos, como os Core i5 de sexta geração: há uma série de modelos quad-core, com preços próximos do i3 e com uma perspectiva de performance superior à do dual core.

Além dos i5 como escolha óbvia, os Ryzen R5 da AMD podem até se mostrar uma opção melhor em virtude da relação de custo-benefício: os melhores R5 são de seis núcleos e, desde que combinados com a placa-mãe correta, permitem overclock. No caso da Intel, todos os i5 são quad-core e as versões que permitem overclock custam caro: preços que chegam no

... mesmo patamar de alguns Core i7 e até dos Ryzen R7.

Preços e custo-benefício

Os Ryzen R3 e R5 ainda estão para chegar ao mercado: mas eles terão, no mínimo, o dobro de núcleos do i3 e todos os modelos permitem overclock (Foto: Divulgação/AMD)

O Core i3 7350K já está disponível no Brasil por preços na casa dos R$ 750. Usuários que gostam de overclock e não se intimidam pelos riscos inerentes à prática devem considerar o processador com carinho: em relação aos lançamentos para o mercado de entusiastas, o i3 7350K é o processador desbloqueado mais barato da Intel. Além disso, embora com apenas dois núcleos, a CPU registra bom desempenho e chega a ser análoga a alguns processadores de boa reputação de gerações anteriores da Intel.

Qual GPU é melhor para jogos atuais? Comente no Fórum do TechTudo 

Mas a escolha do i3 7350K por quem não pensa em fazer overclock pode ser desaconselhável. Porque nesse cenário, o usuário acaba com um dual-core num cenário em que jogos e aplicações pesadas mais recentes, como editores de vídeo e imagem, tiram melhor proveito de máquinas baseadas em processadores com diversos núcleos. Se a ideia é não fazer overclock, há opções melhores no mercado: dezenas de Core i5 de sexta a sétima geração, além dos novos processadores Ryzen da AMD: todos eles aceitam overclock no fim das contas e a menor contagem de núcleos entre eles é quad-core.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.