O Google Docs é uma alternativa gratuita ao Microsoft Word para, por exemplo, trabalhos acadêmicos. Assim como o programa da Microsoft, o aplicativo da web permite que o usuário crie sumários para os seus documentos em poucos passos. Confira como criar sumários no Google Docs.
Como incluir caractere especial e símbolo no Google Docs com desenhos
O Google Docs identifica os itens que farão parte do sumário através da ferramenta de ''Títulos''. Esse recurso deve ser utilizado seguindo uma hierarquia, sendo que o ''Título 1'' deve ser usado para nomes de capítulos, o ''Título 2'' para subcapítulos e assim por diante.
Formatar o documento
Passo 1. No seu documento, selecione um capítulo do texto;
Passo 2. Clique no menu ''Formatar'' e escolha ''Estilos de parágrafos'' > ''Título 1'' > ''Aplicar Título 1'';
Dica: é possível fazer isso de maneira mais rápida clicando na caixa “Texto normal” e selecionando a opção ''Título 1'' para aplicar;
Passo 3. Repita o mesmo processo com todos os capítulos, aplicando a formatação de “Título 1″;
Passo 4. Agora, selecione todos os subcapítulos e aplique a formatação “Título 2″;
Passo 5. Repita o processo com todos os itens que deseja que apareça no sumário, lembrando de hierarquizá-los como ''Título 3'', ''Título 4'' e assim por diante;
Alterar a formatação de um Título
Caso não goste da formatação pré-definida pelo Google Docs, o usuário pode mudar o estilo facilmente. Basta aplicar o tamanho e detalhes da fonte desejada ao texto e selecioná-lo quando terminar. Feito isso, em seguida, clique em “Format
Pronto! Agora você já sabe como formatar os seu documento para a criação do sumário.
Criando o sumário
Passo 1. Vá até a página em branco onde deseja inserir o sumário. Caso não tenha uma, clique em “Inserir'' > ''Quebra de página” para criar;
Passo 2. Com o cursor no início da página, clique em “Inserir'' > ''Sumário”. Selecione o estilo desejado;
Com números: trata-se do sumário clássico, que contém os capítulos e subcapítulos do documento acompanhados do número da página. Esse estilo é mais indicado para trabalhos impressos e que sigam as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas);
Com links: caso o seu documento seja distribuído apenas digitalmente, o sumário com link pode ser uma opção mais interessante. Nele, o usuário precisa apenas clicar no título do capítulo para ir até a página. No entanto, verifique se a opção se encaixa às normas técnicas exigidas para o seu trabalho;
Passo 4. Caso edite o documento e precise corrigir o sumário, basta tocar no botão “Atualizar” ao lado esquerdo dele. O Google Docs mostrará a nova página dos capítulos e subcapítulos afetados;
Microsoft Office ou Google Docs: qual editor de documentos é melhor? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Counter-Strike, Assassin's Creed e mais jogos se passam no Brasil
- Android permite rodar apps sem instalar no celular; conheça “Stream”
- Placa-mãe Z170-M da Asus é a primeira feita no Brasil e foca em gamers
- Agile Trends 2020: evento reúne tendências de agilidade e inovação
- CS:GO: ESL One Cologne 2019 ganha data para acontecer
- Como entrar no programa beta do WhatsApp para Android
- Machado de Assis: Doodle do Google celebra 178º do nascimento de escritor
- Campeonato Mundial de Metal Gear Online tem programação divulgada
- Sistema contra drones criminosos e espiões entra em operação no Brasil
- Nintendo 3DS: saiba como baixar e usar o Netflix no portátil
- Repetidor Wi-Fi 5 GHz: veja modelos e preços para comprar no Brasil
- FreeVSM: entenda nova regra de VAC Ban do CS:GO e como v$m foi desbanido
- CS:GO: Astralis é convidada para a ESL One Cologne 2019
- Moto G 3 é bom? Veja motivos para comprar e para não comprar
- Como ver quais vídeos estão em alta no YouTube de outros países
- Como apagar áudios do WhatsApp
- Como fazer o download e jogar Dead by Daylight para PC
- iPhone 6S tem bateria 'mais fraca' que iPhone 6; veja especificações
- Cristiano Ronaldo lança própria linha de fones em parceria com a Monster
- Prêmio do Mundial de LoL 2018: entenda valor dado aos times na tabela