Os Galaxy S8 e S8 Plus foram anunciados na última semana durante um evento da Samsung em Nova York. Os novos celulares top de linha da fabricante sul-coreana trazem o reconhecimento facial como um dos métodos para bloqueio de tela. No entanto, a tecnologia apresentou falhas de segurança, de acordo com o conteúdo divulgado pelo vlogger espanhol Marcianophone, em seu canal do YouTube.

No vídeo, é possível observar o exato momento em que tela do smartphone é desbloqueada com a foto de um rosto registrado como seguro. A falha põe em risco todo o conteúdo armazenado no telefone, já que pode ser usada por estranhos para ter acesso a dados pessoais, senhas e arquivos confidenciais.

Galaxy S8 e S8 Plus: testamos os celulares da Samsung com 'tela infinita'

Assista ao vídeo feito no lançamento do novo Galaxy S8 e conheça mais detalhes sobre a ficha técnica do celular.

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Segurança foi um dos assuntos em pauta no evento de lançamento dos novos S8 e S8 Plus. Além do recurso de escaneamento da face, os celulares contam com leitor de impressões digitais e scanner de íris, como o antecessor Galaxy Note 7.

A Pasta Segura também integra o sistema dos novos smartphones, permitindo armazenar um conteúdo sigiloso e protegê-lo com senha, PIN ou biometria. Apesar desses investimentos, a fabricante da linha Galaxy ainda parece iniciante no que diz respeito à tecnologia de reconhecimento facial. Esta técnica não pode ser utilizada na Pasta Segura e em transações do Samsung Pay.

Ainda em 2015, a Microsoft lançou o Windows Hello com um sistema bem mais avançado que permitia distinguir até mesmo gêmeos idênticos durante o processo de escaneamento de rosto.

Galaxy S8, novo top de linha da Samsung, tem sistema de reconhecimento facial (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Ao que tudo indica, nem a própria Samsung acredita na segurança proporcionada por seu método de reconhecimento facial

... . Em nota ao TechTudo, a empresa recomendou o uso da tecnologia apenas como método de conveniência para desbloqueio de tela. Para maior proteção do conteúdo, o usuário deve optar por meios que oferecem maior nível de autenticação, como o scanner de íris e o sensor de impressões digitais.

Galaxy S8: qual vai ser o preço do celular no Brasil? Comente no Fórum do TechTudo.




>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.