Os sobrenomes surgiram, ao longo da história, para distinguir as pessoas que eram registradas por grupos e, dessa forma, saber a qual família pertenciam. Além disso, é através deles que descobrimos histórias sobre a nossa origem e outras curiosidades, como quando surgiu e de qual cidade é. 

Quantas pessoas têm o mesmo sobrenome?

Os sobrenomes são divididos por categoria: sobrenomes patrônimos são derivados do nome de algum antepassado masculino; os profissionais são procedentes da ocupação de um antepassado; os topográficos são oriundos de uma paisagem ou lugar; os apelidos descritivos são provenientes de alguma característica física; e os sobrenomes matrônimos são originários de um antepassado feminino.

De onde vem seu sobrenome? Sites e apps revelam origem (foto: Reprodução/Facebook)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

É possível descobrir a origem de qualquer sobrenome, como Silva, Oliveira, Alves, Santos, Souza, Ferreira, Lima, Pereira, Ribeiro, Almeida, Araújo, Rocha e diversos outros. Basta preencher os campos necessários. As informações dos sites e aplicativos são feitas por pesquisadores especializados mas, em algumas páginas, qualquer pessoa cadastrada no site pode acrescentar informações novas.

IBGE revela nomes mais populares do Brasil

Para ajudar a descobrir a origem do seu sobrenome, existem sites e aplicativos que lhe dão informações completas sobre o assunto. Confira, na lista abaixo, algumas opções online.

1. Forebears 

O Forebears, disponível em inglês, fornece informações sobre diversos sobrenomes. Basta preencher o campo de pesquisa com o que deseja procurar e clicar em “Search”. Em seguida, vão aparecer os resultados com alguns dados. Para fazer uma investigação mais completa, é preciso fazer um cadastro.

Descubra a origem do seu sobrenome com o site acima (Foto: Reprodução/Camila Peres)

2. FamilySearch

O FamilySearch é um site completo para quem deseja fazer buscar avançadas e descobrir informações detalhadas sobre o seu sobrenome. Disponível em português, não é preciso fazer nenhum tipo de cadastro e, quem desejar, pode se tornar voluntário para ajudar pessoas a encontrar sua ascendência.

Faça uma busca completa e descubra sua ancedência (Foto: Reprodução/Camila Peres)

3. RootsWeb

O RootsWeb (rootsweb.ancestry.com) é simples, faz buscas completas e está disponível em inglês. Para fazer alguma pesquisa, basta preencher o que se pede e clicar em “Search now”. O resultado irá aparecer e você irá descobrir o que

... deseja. Para uma investigação completa, é preciso cadastro.
Site simples com buscas completas (Foto: Reprodução/Camila Peres)

4. Ancestry

O Ancestry é um dos mais completos da lista. Além de procurar a origem do seu sobrenome, é possível fazer a sua árvore genealógica. Depois de completá-la, permite que o usuário assista sua história. Pra isso, é preciso pagar. O preço varia de $ 20 (aproximadamente R$ 70) até $ 200 (cerca de R$ 700).

Faça sua árvore genealógica (Foto: Reprodução/Camila Peres)

5. Genealogy

O Genealogy (genealogy.com) também é bem completo. Para fazer uma pesquisa, basta preencher o necessário. As informações que deseja irão aparecer. Não é preciso fazer nenhum tipo de cadastro, mas só está disponível em inglês. Há um fórum onde os usuários podem tirar suas dúvidas e responder.

Descubra informações sobre a sua linhagem (Foto: Reprodução/Camila Peres)

6. GenePro

O GenePro é um aplicativo que permite que o usuário faça sua árvore genealógica. Disponível em inglês e para Windows, o app funciona de forma simples e intuitiva. Além disso, no site é possível encontrar informações sobre como o aplicativo funciona e algumas dicas de como usá-lo.

App permite que usuário faça árvore genealógica (Foto: Reprodução/Camila Peres)

7. Ancestral Quest

O Ancestral Quest (ancquest.com/search) é um site que permite fazer buscas avançadas sobre sua família e antepassados. Há pesquisas específicas e abrangentes, basta escolher a que deseja fazer. Está disponível em mais de quinze idiomas, como inglês, espanhol e italiano, mas não em português.

Faça buscas avançadas do seu sobrenome com esse site (Foto: Reprodução/Camila Peres)

O Google Tradutor é confiável? Comente no Fórum do TechTudo.




>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.