Quando se trata de processos pesados, como edição e renderização de vídeos, o MacBook pode ficar lento. Isso geralmente acontece porque o uso de muitos recursos, ao mesmo tempo, faz com que o desempenho do aparelho diminua. Existem maneiras de acelerar o macOS, como encerrar processos que estão consumindo muitos recursos, fechar os aplicativos abertos na Dock, reduzir animações e transparências, e usar o uma ferramenta para remover arquivos desnecessários que ocupam muito espaço do disco rígido. 

Como bloquear a tela do Macbook com um atalho rápido

Veja como acelerar um MacBook lento (Foto: Divulgação/Apple)
 

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Encerre os processos que estão consumindo os recursos do Mac

Passo 1. Pressione simultaneamente as teclas ''Command + Espaço'' para abrir a pesquisa do sistema. Nela, digite “monitor” (sem as aspas) e quando aparecer o Monitor de atividade, clique para executá-lo.

Executando o Monitor de Atividade do macOS (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito

Passo 2. Na tela do Monitor de Atividade, clique na guia “CPU”. Em seguida, clique no rótulo “% CPU” até que o percentual maior fique no topo da listagem;

Acessando a guia CPU e classificando os processos por % CPU (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito

Passo 3. Para encerrar um processo, clique nele e depois no botão com o ícone de um “X”, que fica na barra de ferramentas do programa;

Iniciando o encerramento de um processo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito

Passo 4. Ao fazer isso, você será questionado se realmente quer encerrar o processo. Para confirmar, clique no botão “Encerrar” (ou “Forçar Encerrar”, se for necessário). Quando terminar, repita o procedimento para todos os processos que estiverem consumindo muitos recursos;

Confirmando o encerramento de um processo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Se você quiser encerrar processos do mesmo jeito, mas

... baseando-se no consumo de memória, acesse a guia “Memória”.
Visualizando e encerrando processos com base no consumo de memória (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Feche os aplicativos abertos na Dock

Na maioria das vezes, os aplicativos não ficam fechados, mesmo se você clicar no botão ''X'' da janela dele. Nesses casos, o macOS deixa os aplicativos na dock, exibindo apenas um pequeno ponto sob seu ícone e continua usando os recursos do sistema. Então, se você não estiver mais usando, é necessário fechar esses programas que estão sendo executados em segundo plano, para limpar a memória.

Portanto, sempre que você fechar um aplicativo, confira a dock. Se você visualizar um ponto preto abaixo do ícone desse programa, isso significa que ele está sendo executado em segundo plano.

Para fechar um aplicativo no dock, você só precisa clicar com o botão direito do mouse no programa ou pressionar a tecla CTRL e clicar no ícone, e em seguida, clicar na opção “Encerrar”.

Encerrando um aplicativo na dock do macOS (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Reduza animações e transparência

Se você estiver usando uma versão mais recente do em um computador mais antigo, você pode reduzir a transparência e as animações dele. Para isso, é necessário abrir as configurações da Dock do macOS. Basta clicar no ícone da engrenagem e, depois, na opção “Dock” para reduzir.

Acessando as configurações da Dock do macOS (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Dentro de “Dock”, mude a opção “Minimizar janelas usando:” para o “Efeito Escala”. Ao fazer isso, as animações minimizar e maximizar janelas, serão reduzidas.

Ativando o efeito Escala nas configurações da Dock do macOS (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Agora, você deve mudar a transparência. Para fazer isso, você precisa abrir as Preferências do Sistema, clicando no ícone da engrenagem na Dock, e depois na opção “Acessibilidade”.

Acessando as configurações de Acessibilidade do macOS (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Em seguida, clique em “Exibição”. No quadro do lado direito, marque a opção “Reduzir transparência”.

Ativando a opção "Reduzir transparência" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Use o app Clean My Mac

CleanMyMac é uma solução completa para a maioria dos problemas mais comuns do macOS. Ele pode livrá-lo de todos os arquivos desnecessários do seu sistema. Isso porque o programa apaga tudo aquilo que está deixando o computador lento, como caches, extensões, aplicativos, entre outras coisas.

Comprar Macbook nos EUA vale a pena? Troque dicas no Fórum do TechTudo

 


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.