O cloud computing veio para aposentar CDs e at? mesmo pen drives, que t?m uma vida ?til curta e podem ser esquecidos em qualquer lugar. ? muito f?cil pensar que deixar seus arquivos na nuvem ? seguro, pois eles sempre estar?o l?. Por?m, at? onde isso ? seguro para sua privacidade? Uma palestra da Campus Party 8 nos mostrou com novos olhos o que essa tecnologia nos traz.

Problemas com games online? Campus Party 8 discute qualidade da Internet para jogos

As vantagens?e desvantagens do?armazenamento em nuvem foram tema de palestra na Campus Party (Foto: Reprodu??o)

Recentemente vimos programas como Microsoft Office migrar para o sistema de nuvem, e hoje em dia temos at? mesmo sistemas operacionais rodando 100% na nuvem. Por?m, do ponto de vista jur?dico e financeiro, a partir do momento que deixamos de comprar um programa para pagar pelo servi?o mensalmente, n?s sa?mos do status de propriet?rios daquele programa para sermos locat?rios do servi?o. Financeiramente, isso talvez n?o seja vi?vel e essa nova tecnologia pode ser desvantajosa nesse ponto.

?Outro aspecto importante ? a ciberseguran?a. At? onde deixar os dados na Internet ? seguro o suficiente para garantir somente o acesso de quem o possui? Isso gera muita pol?mica e como exemplo usaremos um caso conhecido para usu?rios de OS X, o sistema dos computadores Apple. Vimos a incr?vel atualiza??o do sistema operacional Yosemite com funcionalidades bem interessantes, por?m com uma pol?mica em torno da seguran?a na nuvem. O sistema envia automaticamente arquivos para a nuvem, antes mesmo deles serem salvos. Ou seja, mesmo que um texto digitado n?o seja salvo manualmente pelo usu?rio, esse arquivo ? enviado de forma autom?tica na Internet. Por um lado, isso ? bom, (se esquecermos de salvar algum dado n?o h? risco de perda), mas ocorre uma certa invas?o de privacidade j? que algumas pessoas podem desejar que o arquivo n?o v? para Internet, e isso n?o ? uma op??o.

Qual ? a melhor atra??o da Campus Party? Opine no F?rum do TechTudo

Sob esse ponto de vista, podemos nos lembrar daquela famosa janela com os Termos de Servi?o que aparece em todo programa que instalamos. Acho que podemos dizer que 99,99% das pessoas n?o leem aquele texto e pula diretamente para o ?Eu aceito?. No entanto, o salvamento autom?tico em nuvem do Yosemite est? contido nos termos do pr?prio sistema operacional; se n?o concordamos com os termos, a instala??o n?o pode ser realizada.

Pagar?mensalmente por um servi?o de armazenamento em nuvem tira o status de "propriet?rio" do usu?rio (Foto: Reprodu??o)

Outro caso tamb?m recente que atingiu os usu?rios d

... a ma??, foi a disponibiliza??o autom?tica e gratuita do novo ?lbum do U2 pelo iTunes. Muitas cr?ticas foram geradas depois que as pessoas abriram suas m?sicas e viram um novo ?lbum inserido sem o conhecimento do usu?rio. Dentre as cr?ticas, muitos disseram ter tido seu device invadido pela Apple e, outros ainda, que n?o sabiam que banda ? o U2.

Assim todos devemos nos atentar para informa??es colocadas na nuvem e bloquear a??es indesejadas que seu dispositivo fa?a automaticamente. A nuvem ? um avan?o tecnol?gico incr?vel mas que deve ser tratado com cuidado e felizmente j? podemos contar com o suporte jur?dico para garantir nossa seguran?a.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.