O Creators Update do Windows 10 traz algumas novidades para o Menu Iniciar do sistema operacional. Prevista para começar a chegar aos computadores nesta terça-feira (11), a atualização permite que o usuário use uma versão mais compacta do menu, exibindo apenas os blocos dinâmicos (ou Live Tiles) e separando a lista de todos os apps. Além disso, é possível criar pastas para economizar espaço e adotar novas personalizações de cores. Para ajudar a aproveitar os novos recursos confira a lista que reúne as diferenças do Menu Iniciar.

Windows 10: saiba como liberar o cache de apps e ganhar espaço no HD

Creators Update traz mudanças no Menu Iniciar (Foto: Luana Marfim/TechTudo)


Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

1. Esconda a lista de apps

Desde o lançamento do Windows 10, o sistema exibe no menu Iniciar os blocos dinâmicos acompanhados da lista de todos os apps e pastas importantes. No entanto, agora é possível ocultar o painel de programas acessando "Configurações > Personalização > Iniciar" e desativando a opção “Mostrar lista de aplicativos no Menu Iniciar”. Feito isso, será exibida uma versão compacta apenas com as live tiles, similar à tela inicial do Windows Phone. A lista de programas e as pastas importantes continuarão acessíveis a partir da lateral do menu.

Windows 10 Creators Update tem versão mais compacta do menu Iniciar (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

2. Crie pastas para economizar espaço

Com o Creators Update, usuários podem criar pastas de blocos dinâmicos no Menu Iniciar, da mesma forma que acontece em celulares com Android, iPhone (iOS) ou Windows Phone. Para fazer isso, basta clicar e arrastar um ícone sobre o outro. Feito isso, é possível redimensionar o bloco da pasta da mesma forma como das demais live tiles.

Menu Iniciar ganhou pastas de aplicativos e jogos no Creators Update (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

3. Cores personalizadas para os blocos dinâmicos

Até o Creators Update, os usuários podiam escolher apenas cores pré-definidas pela Microsoft

... an> para o Menu Iniciar e janelas do sistema. No entanto, agora é possível criar uma tonalidade personalizada. Basta acessar ''Configurações > Personalização > Cores'' e clicar na opção “Cor personalizada”, abaixo da paleta padrão do Windows. Feito isso, uma janela será aberta para que o usuário selecione um tom ou digite o código RGB para encontrá-lo.
Windows 10 permite que usuário personalize cor de destaque do sistema (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

4. Cores separadas para o Menu Iniciar e a barra de título

Na primeira atualização do Windows 10, a Microsoft permitia usar as cores dos blocos dinâmicos no Menu Iniciar e na barra de título, simultaneamente. A partir dessa quinta-feira, o usuário pode decidir adotar o esquema de cores em apenas uma das áreas e deixar a outra com o visual padrão do sistema. Para fazer isso, basta acessar ''Configurações > Personalização > Cores'' e marcar em qual área deseja mostrar as cores de destaque.

Usuário pode agora adotar cor de destaque somente no Iniciar ou na barra de título (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Windows 10 com problemas no Explorador de Arquivos: o que fazer? Comente no Fórum do TechTudo.

 


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.