O Google Maps completou 10 anos no ?ltimo domingo (8) e, para comemorar essa data, nada melhor do que relembrar os momentos mais marcantes do servi?o de mapas. Afinal, quem nunca recorreu ao Maps para tra?ar rotas de viagens ou pediu aquela ajudinha ao servi?o para descobrir como chegar at? determinado endere?o? Lan?ado em fevereiro de 2005 na vers?o desktop, o servi?o evoluiu bastante com o tempo, ganhou aplicativos m?veis e mais; confira sua trajet?ria na Internet nesta linha do tempo.?

Passeie por dentro de dez lugares 'escondidos' com o Google Street View?

Google Maps: relembre os momentos mais marcantes do servi?o de mapas online (Foto: Divulga??o/Google)

1) Google Maps para smartphones ? Abril de 2005

Em 2005, foi lan?ado o aplicativo m?vel do Google Maps para smartphones, nos Estados Unidos. A partir desse momento o acesso aos mapas n?o estava mais limitado ? conex?o fixa com um computador. O modo de uso do programa foi completamente reconfigurado com essa mudan?a. Atualmente o aplicativo oferece interface em portugu?s e uma s?rie de servi?os locais.?

2) Google Earth ? Maio de 2005

Ainda em 2005, o Google Maps tomou outro rumo decisivo: o lan?amento do Google Earth, servi?o de mapeamento com base em imagens de sat?lite. Com essa iniciativa, a navega??o virtual por, basicamente, qualquer lugar geogr?fico ficou dispon?vel ao usu?rio em apenas um clique.?

3) Google Street View ? Maio 2007

Ap?s dois anos de domina??o do mapeamento por sat?lite, a Google resolveu se expandir por terra: foi lan?ado o Google Street View. Com ele, o usu?rio consegue "caminhar" pelo endere?o escolhido atrav?s de imagens em 360? registradas por equipamentos alocados em carros. Mais recentemente, para locais de mais dif?cil acesso, as fotografias passaram a ser registradas por pessoas.?

4) Google Maps Maker ? Junho de 2008

Em 2008, a Google lan?ou o Google Maps Maker, um servi?o que permite que qualquer pessoa atualize informa??es de um local. Dessa forma, os mapas est?o sendo sempre atualizados e a plataforma est? cada vez mais completa.?

5) Navega??o Turn-By-Turn ? Outubro de 2009

Em outubro de 2009, a navega??o turn-by-turn foi adicionada aos dispositivos m?veis para facilitar a navega??o. O recurso permite que o usu?rio planeje rotas, designando o ponto de partida e o de destino. O servi?o, ent?o, aponta o tempo da viagem, os caminhos dispon?veis e at? a presen?a de ped?gios.?

6) Expans?o do Street View ?- Setembro de 2010

Tr?s anos ap?s a sua cria??o, o Street View foi expandido para todos os sete continentes. A atualiza??o do sistema o tornou mais completo e melhor para o usu?rio. Atualmente at? um camelo j? serviu como forma de locomo??o para o registro de imagens no deserto de Abu Dhabi.

?7) Google adquire o Zagat ? Setembro 2011

Para expandir seus servi?os, o Zagat foi adicionado ao leque do Google. Os dados da empresa especialista em guias de restaurantes e locais em todo o mundo foram implementados nos mapas.

A partir de ent?o o Google Maps passou a oferecer dicas de hot?is, bares, assim como reviews dos usu?rios para esses estabelecimentos. A ferramenta ? ideal para viajantes e ? oferecido de forma simples na interface do Google Maps.

8) Lan?amento do Trekker ? Junho de 2011

Para tornar o registro de imagens do Street View mais preciso, em 2011 foi lan?ado o Trekker. Atrav?s dele o usu?rio pode conhecer "de perto" diversos pontos tur?sticos ao redor do mundo.

Isso acontece j? que o equipamento ??carregado na mochila de um dos funcion?rios da empresa enquanto registra imagens de alta resol

... u??o em 360?. O aparelho pesa 18 quilos, tem quatro metros de altura?e ? controlado por um smartphone Android.
Trekker ? implementado ao Google Maps em junho de 2011 (Foto: Divulga??o/Google)

9) Compra do Waze ? Junho de 2013

Em 2013, o Maps passou a exibir notifica??es de acidentes, tr?nsito e acontecimentos naturais. Essa mudan?a foi possibilitada pela?compra do Waze, e aplaudida pelos motoristas. Os usu?rios passaram a usar o Google Maps para encontrar a rota mais r?pida para seguir com seu carro. O aplicativo ainda pode ser baixado e instalado separadamente no seu smartphone.?

10) Google Maps chega para iOS ? Dezembro de 2012

Por muito tempo o servi?o de mapas m?vel do Google foi exclusivo do seu sistema operacional, o Android. Mas, em 2012, os usu?rios do iPhone (Apple) comemoraram a chegada do Maps para iOS. Atualmente o aplicativo est? dispon?vel tamb?m para o Windows Phone, sistema da Microsoft.

Curiosidade:? O Google Trekker navega em Veneza ? ?Novembro de 2013

Com uma ajudinha do Trekker, que nessa ?poca comemorava seus 2 primeiros anos, o Maps chegou tamb?m em Veneza. Em novembro de 2013, o ?servi?o de mapas do Google atravessou os canais da famosa cidade italiana e forneceu a todos os seus usu?rios a possibilidade de fazer um passeio digital de g?ndola pela cidade alagada.?

Google Maps chega em Veneza com passeio de g?ndola (Foto: Reprodu??o/Barbara Mannara)

Agora que voc? j? conhece dez os fatos mais marcantes do Google Maps, vale conferir mais curiosidades sobre o servi?o com uma navega??o nos mapas. Saiba Tudo Sobre o Google Maps no TechTudo.com.

Infogr?fico revela a trajet?ria do Google Maps nos seus dez anos (Foto: Divulga??o/Google)

Qual ? o melhor servi?o de mapas: Here vs Google Maps?? Veja no F?rum do TechTudo.

Via Google Maps



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.