Os fãs da Apple e, principalmente, do Macintosh — modelo de 1984 — agora podem ter uma réplica funcional do primeiro computador pessoal da fabricante. O modelo foi montado com um Raspberry Pi e peças de LEGO, além de uma tela e-paper. Apesar de não estar à venda, os usuários que quiserem podem montar o seu próprio dispositivo em casa com ajuda do desenvolvedor.

Máquina de fazer cerveja artesanal funciona com app para celular

O projeto foi criado quando um programador teve a ideia de montar computadores e consoles de videogame antigos com peças de LEGO. Jannis Hermanns decidiu incluir um Raspberry Pi Zero para conectar a réplica ao Wi-Fi, além de uma tela para exibir mensagens, fotos e um relógio.

Desenvolvedor criou réplica do Macintosh com peças de LEGO e Raspberry Pi (Foto: Divulgação/JannisHermanns)

As funções visualizadas no pequeno Macintosh são atualizadas com a ajuda de um software chamado Docker, que permite configurar cada ferramenta na tela e-paper através da conexão Wi-Fi.

O desenvolvedor do pequeno Macintosh também incluiu adesivos da Apple no dispositivo e um espaço para simular a entrada de disquetes no antigo computador — tudo para manter o visual tradicional do computador de mesa da fabricante do iPhone.

Peças de LEGO usadas para criar o Macintosh com Rasperberry Pi
... (Foto: Divulgação/Jannis Hermanns)
A réplica do Mactintosh feita de LEGO não está à venda, mas pode ser feita em casa seguindo as instruções do desenvolvedor. Segundo Hermanns, o gasto com o projeto foi de cerca de US$ 100 (aproximadamente R$ 312,50) e é preciso apenas um pouco de conhecimento em programação para fazer tudo funcionar como no seu projeto.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.