Além de criar um Guia Descoberta no Messenger e a plataforma 3D de realidade aumentada, o Facebook mostrou durante a f8 2017 três atualizações para desenvolvedores que vão ajudar a transformar os games sociais para o aplicativo do Facebook no celular e também na Web. São elas: Instant Games, Facebook Gameroom e Gaming Video. Na primeira, será possível jogar direto do Messenger e conversar com bots (robôs), o que deixa os jogos mais próximos e fáceis de acessar.

Facebook lança na f8 2017 plataforma de filtro 3D e realidade aumentada

Facebook Messenger ganha mais interações com games da rede social (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

1. Instant Games no Messenger

A rede social está adicionando novos recursos ao Messenger, como bots e outras maneiras de jogar no mensageiro. A partir dessa atualização, os desenvolvedores podem personalizar suas próprias telas – inicial e final — e integrar novas APIs que podem ajudar no decorrer dos jogos sociais.

As novas ferramentas de jogabilidade já alcançam uma grande variedade grande de títulos, que vão além dos mais leves e simples, atualmente oferecidos na plataforma. O lançamento de Words With Friends, da Zynga, para o Instant Games, vai permitir, por exemplo, que os jogadores compartilhem seus melhores e piores momentos durante as partidas, diretamente do Facebook Messenger.

Novas formas de jogar no Facebook (Foto: Divulgação/Facebook)

A Blackstorm está lançando uma nova versão do EverWing – um dos títulos mais populares no Instant Games. Com as novas funções, o EverWing vai permitir atualizações direto no Messenger. O Instant Games, no entanto, ainda não funciona para usuários do Brasil, segundo o Facebook.

A rede social também lançou uma “Guia para Jogos” para facilitar a descoberta por outros títulos. Os usuários poderão usar os bots de jogo para chamar amigos para jogar através do bate-papo. O objetivo é tornar ainda mais fácil desafiar os amigos para uma partida no Messenger, usando o atalho.

Desafie seus amigos pelo Messenger (Foto: Divulgação/Facebook)

Facebook Gameroom

O Facebook lançou a versão 5.6 da Unity e, agora, possibilita que os desenvolvedores adiante a inclusão de seus jogos no Gameroom. O novo recurso, chamado Facebook Gameroom, suporta títulos originais para computador e os que são criados para web, com tecnologias HTML5, WebGL ou Flash.

Disponível para Windows 7, Windows 8 e Windows 10, o Facebook Gameroom já possui mais de mil jogos em diversas categorias diferentes. E, para permitir que mais desenvolvedores tenham oportunidade de trazer seus jogos, a rede social anunciou um beta fechado da nova Plataforma Gameroom SDK. Lá eles oferecem a flexibilidade necessária para títulos preparados com diferentes engines, como a Unreal Engine, coco2d

... e outras — sendo assim, mais e novos jogos estão por vir.

O Facebook também pretende, junto com a High Voltage Software, trazer o Dragon Front para a plataforma. Criado com a Unreal Engine, e exclusivo para Oculus Rift, uma versão 2D de Dragon Front estará disponível no Facebook Gameroom nas próximas semanas, somente nos Estados Unidos. Além disso, a plataforma pretende lançar um novo Feed de Jogos no Gameroom, oferecendo aos jogadores uma lista de conteúdos com assuntos relacionados a games. 

Gaming Video

Depois do usuário poder fazer transmissão de vídeo ao vivo no Facebook, direto de seu desktop, a rede social pensou em uma forma das pessoas compartilharem seus momentos em seus Perfis, Páginas e Grupos. O objetivo é permitir que os jogadores se conectem de maneiras mais simples.

Na f8 2017, foi anunciado que quem usa o Live API logo terá a possibilidade de compartilhar conteúdos em Grupos. Com o XSplit, um aplicativo de streaming e mixagem de vídeo, o usuário terá novas funcionalidades e integrações com a Live API. Ou seja, transmitir partidas online dos seus jogos.

Mais possibilidades de fazer vídeos ao vivo (Foto: Divulgação/Facebook)

Vale notar que todas as novidades estão disponíveis apenas em inglês e para os Estados Unidos e não há previsão de quando os novos recursos para jogos vão chegar ao Brasil, em português.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.